Postado originalmente por
AKPG
Murillo,
Não acho que a comparação foi equivocada não. O motor da L200 tem mais de 20 anos mesmo, mas deve ter sido desenvolvido para atingir no máximo 100 ou 121 cvs de potência. 141 é muita coisa. Mesmo 121 já acho muito para este motor.
O 3.0 da International suporta potências de até 185 conforme vc falou. E esta é a margem de segurança do fabricante. Está no site deles. Acima disso, com certeza vc estará danificando o motor. Foi isso que eu quis dizer comparando com o motor da L200.
Se o 3.0 tivesse uma excelente durabilidade com 185 ou 200 ou sei lá quanto, a Ford e a Troller com certeza lancariam uma versão com estes 185. Se eles estão usando com 163, deve existir algum motivo. E na minha opinião é a durabilidade.
Portanto, alterando acima desta potência, algo vai sair prejudicado. Só não sabemos ainda o que, pois acho que não deve existir ninguém que usou um motor deste chipado por mais de 100 mil KM. Ainda.
Só o tempo nos dirá. E mesmo se eu chipar o meu, não sei se rodarei tudo isso com o motor. Portanto os problemas decorrentes desta alteração não acontecerão comigo mas sim com quem for usar (muito) o carro depois que eu vender.
Um abraço,