Se é da VW, deve ser saveiro ou onibus (ja vi em alguns onibus igual o do Troller), que usam externo.
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Se é da VW, deve ser saveiro ou onibus (ja vi em alguns onibus igual o do Troller), que usam externo.
Pessoal.
Como já coloquei anteiriormente, estou fazendo uma revisão completa no Troller 2002 que adquiri recentemente. Já troquei um montão de buchas (da barra Panhard, bieletas, amortecedores - coloquei ProComp, e outras coisinhas, como abafador intermediário que estava furado).
O carro estava passarinhando bastante ("shimi"). Já melhorou um bocado, mas ainda não está no ponto que pretendo.
Ainda não fiz o alinhamento porque o meu mecânico vai colocar os batentes das molas (todas são do Opala, ou só as trazeiras). Não tem indicação das dianteiras nos anexos aqui do tópico. Não fiz o alinhamento porque se fizer perco o serviço na colocação dos batentes.
Também pretendo dar uma revisada nos pivôs. Tive uma baita surpresa porque o meu mecânico disse que não tem ferramenta disponível para a extração dos pivôs na maioria dos lugares que procurou. A alternativa seria arrancar os eixos e extrair os pivôs na pressão. Nunca vi nada parecido. Alguém já ouviu alguma coisa a respeito. Já dei uma olhada em outros tópicos com relatos de verificação dos pivôs, mas ninguém comentou o assunto. Se alguém souber de algo, agradeço a informação.
Os próximos passos, são troca de todos os óleos lubrificantes (motor, eixos, transmissão), líquidos do sistema de arrefecimento, embreagem, direção, freio. Também vou ver o que aconteceu com o "brake light".
Aguardo alguma consideração que esclareça essa situação dos pivôs.
Pô, uma coisa que já percebi é que o sistema de isolamento de água do Troller é uma coisa louca; um verdadeiro guarda-chuva furado, principalmente no vidro da trazeira. Acho que terei que trocar as borrachas. Bom, isso é um passo posterior. No momento estou com atenção para a mecânica e suspensão.
É isso. Valeu Paulo.
Horacio
Eu mandei trocar os 4 pivos do meu troller semana passada e o mecânico sofreu para tirar os dito cujos. Os pivos inferiores ele teve que deixar com desengripante tipo "WD" de um dia para o outro e depois utilizou uma espécia de saca polia ao contrário para conseguir tirar. Já os superiores é mais facil, pois retira-se a peça inteira e coloca-se na prensa para retirar. Depois para montar é a mesma dificuldade. Os superiores também coloca-se na prensa e os inferiores é preciso usar o saca polia para ele poder entrar até o ponto de se colocar o anel trava.
Pois é. Parece que o negócio é complicado. O seu Troller também estava passarinhando? Dava para perceber folga na roda/direção?
Já agendei o serviço para quinta. O mecânico vai ver se tem alguma folga para depois ver o que fazer. Conforme for, tento um alinhamento legal.
Obrigado pela atenção Sidnei.
No meu caso não estava "passarinhando". Eu percebí que estava precisando trocar os pivôs em uma inspeção que eu faço normalmente antes de uma trilha. Quando eu balancava a roda de um lado para o outro percebí um pequeno jogo. Daí levantei a frente do troller e confirmei que os dois pivôs inferiores tinham ido para o espaço. Preventivamente também troquei os superiores uma vez que dá muito trabalho para desmontar e o custo é relativamente baixo.
[ ]´s
Tá certo.
Amanhã levo para o mecânico. Ele vai dar uma olhada nessas coisas.
Dei uma olhada ontem, mas o carro tá no chão e não é possível sentir folgas. Um coisa que percebi é que que as rodas estão com um alinhamento visivelmente muito negativo. Depois da colocação dos batentes e troca dos óleos e líquidos, passo para a correção do alinhamento.
Outra coisa que percebi é que os pneus estavam com excesso de pressão (mais de 27). Baixei para 22 (os pneus são BF 31X10.5) e já melhorou um pouco mais. Por enquanto é isso.
Uma das listas que existem no google, de equivalencia de peças troller.
http://www.resgattoffroad.hd1.com.br...as_troller.pdf
Olá pessoal.
Acho que amanhã (sábado), concluo os reparos necessários para deixar a suspensão e direção do Troller em ordem. Depois parto para o alinhamento. Por enquanto está seguindo dentro do previsto.
Vamos lá.
Troquei um monte de buchas (Panhard, etc.), os amortecedores (Procomp), bieletas, parte intermediária do escapamento, e algumas outras coisas. O carro estava passarinhando, não tinha os batentes do meio das molas, tinha as molas traseiras cansadas; fora a troca de todos os óleos (apanhei com a troca do filtro de combustível porque entrou ar na linha, etc.). Essa parte toda ficou ok.
Aqui em SP, os batentes, não achei nenhum genérico. As molas traseiras também (fui de Fabrini, original). Os batentes encontrei na Trilha Master (quarentão cada). Não são os originais de fábrica, mas parecem bem acertados. Os de fábrica, com as batidas, tendem a soltar o encaixe da arruela que prende o parafuso na haste de fixação. Segundo a informação que recebi, a durabilidade é bem maior.
Amanhã, coloco as molas da frente. Não é mole a troca das molas. Tem que botar toda a suspensão abaixo. Como os limites dos flexíveis são curtos, não dá para baixar muito o eixo. Fora isso, tem que arrancar os amortecedores também, senão as molas não passam mesmo com bastante compressão.
Eu e o meu mecânico descobrimos que permanecia uma certa folga na direção. Fomos para o braço Pitmann; não dava mais aperto. Arrancado o braço, percebi que não dá aperto porque existe uma rebarba no fim da rosca que não permite o aperto. Resolvemos pela colocação de uma pequena porca, com furo central de 22 mm, onde colocaremos dois pingos de solda para não ficar jogando. Faremos isso. Depois coloco aqui o resultado.
O problema parece de concepção da peça. Quando novinho, recebe o aperto numa boa, mas depois, não dá mais batente. Aí, não tem acerto de folga que dê certo. Outra coisa que percebi é que o braço da direção tem ficar com o pino bem angulado, do contrário fica torto e dá diferença no raio de curva (conclui a curva diferente para um lado que para o outro). Pequeno detalhe, mas que eu acho que interessa.
No mais, estou achando o carro bem legal.:palmas:
Já rodei uns 2 mil km sem maiores problemas.
Quanto ao consumo, venho de um Tracker Motor Peugeot que chegava fazia mais de 15 na estrada (eletrônico). O Troller por enquanto está na média de 9,5 a 10, uso misto, estrada, cidade, terra. Acho que está razoável. O que vocês acham? Em tempo: como entrou ar na linha, tivemos que arrancar os bicos. Deu para ver que ainda estão em bom estado. Depois coloco como ficou a situação do braço Pitmann.
Por enquanto é isso.
Acabei de trocar o controle do ar condicionado do meu Troller 2002.
A troca foi completa: todos botoes e placa eletronica.
As peças sao do Ford Ka ate 2007.
Paguei, instalado, R$ 450,00.
Boa noite Horacio, vc ja trocou os pivos ???
Fiz uma revisao destas assim que eu peguei o meu tambem
Eu acompanhei o serviço e vi o mecanico usando um macaco hidraulico daquele igual o do Troller para fazer pressao para eles sairem com ajuda do anti ferrugem tambem. Eu usei os pivo da F 1000 4x2 93 os inferiores deu certinho e procurei colocar de marca boa se nao me engano driven ou trw.
As molas eu mesmo troquei levantei soltei o amortecedor e coloquei um cavalete no chassi e baixei o macaco ficou facil.
Falando nos batente eu fabriquei os meus vi varias sugestoes no FORUM e optei pelo do mercedes 608 tem que cortar para ficar do tamanho e mandar cortar o pino e fazer rosca.Eles sao de borracha vulcanizada. Ficaram otimo.