Postado originalmente por
Paulo Fogaça
Senhores, boa tarde
Como prometido, segue meu relato sobre o novo Troller 2013:
Retirei meu Troller na concessionária Trilha Europa no dia 13/11/2012. Já saiu com para choque especial, guincho (Work 12500 Plus que eu já tinha), bagageiro, DVD e pneus 33" x 12,5".
Em 15/11, coloquei mulher e filhos (uma menina de 8 e um menino de 4 anos) e seguimos para a Serra da Canastra.
De modo geral não mudou muito do meu 2007. O motor é muito bom em baixa rotação (tem muita força devido a TGV), mas não gostei do desempenho em estrada, achei muito "xoxo", principalmente em subidas (parece carro 1.0) Acredito que dois fatores contribuíram para isto:motor novo amaciando e os pneus 33", visto que não troquei a relação. A título de comparação meu 2007 que também tinha pneu 33" e com a relação original, e era chipado (Reiko), parecia um carro V6 turbinado!
Em relação ao motor vou rodar mais para ver se melhora o desempenho ou chipar quando houver esta opção (preciso ver com o Maurício se já existe). Outra coisa que me chamou a atenção foi o som que sai do snorkel quando se tira o pé do acelerador (parece um chevette velho com o escapamento aberto..kkk). O próprio vendedor da Trilha Europa me alertou sobre isto, pois a turbina agora fica muito próxima do snorkel. Mas não incomoda não, é só uma observação.
Quanto ao consumo, rodei 1.500 km e consumi aproximadamente 230 litros, o que dá média de 6,52 km/l. Achei o consumo muito alto, mas cabe ressaltar que rodei muito em estradas de terra, algumas mais parecidas com trilhas. Acredito que com o motor mais "solto" deve melhorar. É esperar para ver.
Uma coisa que me surpreendeu negativamente foi a direção, que melhorou, mais ainda continua muito "boba" na mão, principalmente nas estradas de MG, que tem muito remendo. Realmente a sensação de insegurança é muito ruim. Quando fiz o test drive, com pneus originais, é um carro, com os pneus 33" passar a ser jipe! Em algumas depressões da pista o Troller parece ter criado vontade própria e transmite muita insegurança...
Apenas para citar: o ar condicionado continua 8 ou 80! Ou gela muito ou esquenta muito! Incrível a incompetência da Ford neste item (e também na direção). Não consigo entender como um corpo técnico de engenheiros não consegue resolver isto... deve ser realmente um enigma fazer o ar condicionado e direção funcionar no Troller. (Acho que foram projetados no triângulo das Bermudas!)
De um modo geral, o 2013 me agradou, porém com as ressalvas sobre ar e direção.
Se eu compraria um zero de novo? Sei não....
Abraços!