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  • #1
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    Troller 2013 - Impressões sobre o modelo




    Pessoal, boa tarde

    Estou abrindo este tópico para falarmos sobre impressões a respeito do novo modelo 2013. Insisto para que neste tópico a gente poste apenas informações sobre este modelo, tais como: desempenho, consumo, motor, acabamento, etc.
    4X4 Brasil
    Troller 3.0 - Olaf
    Jeep CJ5 - Diesel MWM Sprint 6cc F250

  • #2
    Usuário Avatar de Paulo Fogaça
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    Senhores, boa tarde

    Como prometido, segue meu relato sobre o novo Troller 2013:

    Retirei meu Troller na concessionária Trilha Europa no dia 13/11/2012. Já saiu com para choque especial, guincho (Work 12500 Plus que eu já tinha), bagageiro, DVD e pneus 33" x 12,5".
    Em 15/11, coloquei mulher e filhos (uma menina de 8 e um menino de 4 anos) e seguimos para a Serra da Canastra.
    De modo geral não mudou muito do meu 2007. O motor é muito bom em baixa rotação (tem muita força devido a TGV), mas não gostei do desempenho em estrada, achei muito "xoxo", principalmente em subidas (parece carro 1.0) Acredito que dois fatores contribuíram para isto:motor novo amaciando e os pneus 33", visto que não troquei a relação. A título de comparação meu 2007 que também tinha pneu 33" e com a relação original, e era chipado (Reiko), parecia um carro V6 turbinado!
    Em relação ao motor vou rodar mais para ver se melhora o desempenho ou chipar quando houver esta opção (preciso ver com o Maurício se já existe). Outra coisa que me chamou a atenção foi o som que sai do snorkel quando se tira o pé do acelerador (parece um chevette velho com o escapamento aberto..kkk). O próprio vendedor da Trilha Europa me alertou sobre isto, pois a turbina agora fica muito próxima do snorkel. Mas não incomoda não, é só uma observação.
    Quanto ao consumo, rodei 1.500 km e consumi aproximadamente 230 litros, o que dá média de 6,52 km/l. Achei o consumo muito alto, mas cabe ressaltar que rodei muito em estradas de terra, algumas mais parecidas com trilhas. Acredito que com o motor mais "solto" deve melhorar. É esperar para ver.
    Uma coisa que me surpreendeu negativamente foi a direção, que melhorou, mais ainda continua muito "boba" na mão, principalmente nas estradas de MG, que tem muito remendo. Realmente a sensação de insegurança é muito ruim. Quando fiz o test drive, com pneus originais, é um carro, com os pneus 33" passar a ser jipe! Em algumas depressões da pista o Troller parece ter criado vontade própria e transmite muita insegurança...
    Apenas para citar: o ar condicionado continua 8 ou 80! Ou gela muito ou esquenta muito! Incrível a incompetência da Ford neste item (e também na direção). Não consigo entender como um corpo técnico de engenheiros não consegue resolver isto... deve ser realmente um enigma fazer o ar condicionado e direção funcionar no Troller. (Acho que foram projetados no triângulo das Bermudas!)
    De um modo geral, o 2013 me agradou, porém com as ressalvas sobre ar e direção.
    Se eu compraria um zero de novo? Sei não....

    Abraços!
    Troller 3.0 - Olaf
    Jeep CJ5 - Diesel MWM Sprint 6cc F250

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Paulo Fogaça Ver Post
    Senhores, boa tarde

    Como prometido, segue meu relato sobre o novo Troller 2013:

    Retirei meu Troller na concessionária Trilha Europa no dia 13/11/2012. Já saiu com para choque especial, guincho (Work 12500 Plus que eu já tinha), bagageiro, DVD e pneus 33" x 12,5".
    Em 15/11, coloquei mulher e filhos (uma menina de 8 e um menino de 4 anos) e seguimos para a Serra da Canastra.
    De modo geral não mudou muito do meu 2007. O motor é muito bom em baixa rotação (tem muita força devido a TGV), mas não gostei do desempenho em estrada, achei muito "xoxo", principalmente em subidas (parece carro 1.0) Acredito que dois fatores contribuíram para isto:motor novo amaciando e os pneus 33", visto que não troquei a relação. A título de comparação meu 2007 que também tinha pneu 33" e com a relação original, e era chipado (Reiko), parecia um carro V6 turbinado!
    Em relação ao motor vou rodar mais para ver se melhora o desempenho ou chipar quando houver esta opção (preciso ver com o Maurício se já existe). Outra coisa que me chamou a atenção foi o som que sai do snorkel quando se tira o pé do acelerador (parece um chevette velho com o escapamento aberto..kkk). O próprio vendedor da Trilha Europa me alertou sobre isto, pois a turbina agora fica muito próxima do snorkel. Mas não incomoda não, é só uma observação.
    Quanto ao consumo, rodei 1.500 km e consumi aproximadamente 230 litros, o que dá média de 6,52 km/l. Achei o consumo muito alto, mas cabe ressaltar que rodei muito em estradas de terra, algumas mais parecidas com trilhas. Acredito que com o motor mais "solto" deve melhorar. É esperar para ver.
    Uma coisa que me surpreendeu negativamente foi a direção, que melhorou, mais ainda continua muito "boba" na mão, principalmente nas estradas de MG, que tem muito remendo. Realmente a sensação de insegurança é muito ruim. Quando fiz o test drive, com pneus originais, é um carro, com os pneus 33" passar a ser jipe! Em algumas depressões da pista o Troller parece ter criado vontade própria e transmite muita insegurança...
    Apenas para citar: o ar condicionado continua 8 ou 80! Ou gela muito ou esquenta muito! Incrível a incompetência da Ford neste item (e também na direção). Não consigo entender como um corpo técnico de engenheiros não consegue resolver isto... deve ser realmente um enigma fazer o ar condicionado e direção funcionar no Troller. (Acho que foram projetados no triângulo das Bermudas!)
    De um modo geral, o 2013 me agradou, porém com as ressalvas sobre ar e direção.
    Se eu compraria um zero de novo? Sei não....

    Abraços!
    Paulo.

    Naõ sei se você possuiu Troller com o motor 2.8, mas esse novo 3.2 é uma evolução do mesmo e manteve algumas das suas caracteristicas...

    Com a turbina de geometria variavel ele ficou muito gostoso mesmo em baixas rotações, na cidade, para o parar e acelerar em sinais está muito bom mesmo, mas para estrada e para trilhas em que se exija trabalhar em alta rotação, tipo dunas areia muito fouuxa e etc, tem que saber tocar porque ele morre mais cedo que os 2.8, quando chega nos 3000 giros ele não sustenta e começa a secar a turbina, coisa muito parecida com os antigos 2.8. Um colega nosso que possuiu 2.8 e possui agora 3.0 observou isso; se você apertar muito ele morre cedo e não sube a duna em alta rotação... Tem que saber dosar o pé em reduzida ou andar em 4x4HI comum pouco mais de velocidade... E na estrada realmente, pel menos original, não tem como ter a elasticidade dos 3.0, parecido com o que ocorria com os 2.8.

    Mauricio da REIKO e outros colegas estão trabalhando nisso, mas existem algumas limitações que estão dificultando um pouco as reprogramações, principalmente a diminuição das faixas de rotação desse novo motor... Mas já tem coisa muito próxima de sair...

    Rodei em um com pneus BF 31 A/T na cidade e ele realmente com pneis até esse tamanho é bem mais ajustado que os 3.0, bem firme, direção mais pesada mas mesmo assim fazendo o retorno quando voce esterça em uma curva. Já o problema da estabilidade e do passarinhado com os 33 é inerente aos pneus, o centro de gravidade sobe muito, deixaram a direção mais firme exatamente por isso mas realmente não tem como resolver com os 33 ou maiores, principalmente se colocados calços de molas.

    O problema do ar condicionado não aceitar gradiações, ou não mante-las é de dificil resolução porque não existe espaço fisico para se aumentar a caixa de mistura do ar quente com o ar frio dentro da viatura, e nem dentro do cofre do motor... O que ocorre é que quando se passa de uma determinada rotação, a quantidade de ar quente que entra é muito superior a capacidade de resfriamento do ar condicionado e assim a temperatura aumenta repentinamente e volta a baixar depois que se diminui a rotação do motor, dai surgem aquelas baforadas de ar quente repentinas. a caixa fou expandida au máximo em 2009...

    Fiz uma pequena avaliação do pouco tempo que dirigi o modelo 2013, depois posto aqui....

    Abraço.
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #4
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    Senhores, bom dia

    Ontem a noite fui fazer a trilha do Pinheirinho, aqui em São Paulo, muita chuva, muita lama! Infelizmente não deu para aproveitar ao máximo, pois furou o pneu de um amigo nosso e como o estepe dele era de tamanho diferente (era o estepe original) não foi possível completar a trilha, e optamos em abortar e voltar outro dia, pois não valia a pena insistir.
    Quanto ao desempenho não foi possível tirar grandes conclusões, mas tem algo me incomodando: o motor esta tendo muita alteração de rotação mesmo em baixa, como se estivesse tendo falta de diesel. E quando o motor esta frio, a rotação varia muito e se você acelera ele parece que "afoga"... vou levar na CCS para ver o que é.

    Abraços!
    Troller 3.0 - Olaf
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  • #5
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    Pessoal,

    Segue algumas fotos do protetor do catalisador:
    -img_1309.jpg-img_1304.jpg-img_1307.jpg-img_1306.jpg
    Troller 3.0 - Olaf
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por Paulo Fogaça Ver Post
    Pessoal,

    Segue algumas fotos do protetor do catalisador:
    -img_1309.jpg-img_1304.jpg-img_1307.jpg-img_1306.jpg
    Paulo, a proteção fica mais baixa que o diferencial? Caso positivo, quantos cm do solo e que pneu usas?
    Obrigado
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #7
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    Homero, boa noite

    O protetor não fica mais baixo que o diferencial. Fica um pouca acima.
    Sds,


    Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Paulo, a proteção fica mais baixa que o diferencial? Caso positivo, quantos cm do solo e que pneu usas?
    Obrigado
    Troller 3.0 - Olaf
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  • #8
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    Paulo; Concordo plenamente com vc. É impressionante os problemas de direção , suspenção e ar condicionado.Estou no meu quarto troller já tive 2002, 2005, 2008 e 2009 e todos tive problemas... pior que o novo conceito TR-X

  • #9
    Usuário Avatar de Paulo Fogaça
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    Jorgão, boa noite

    Instalei um protetor para o catalisador, fabricado pelo pessoal da Trilha Interlagos (pessoal gente fina e honesta), bastante reforçado e que acredito que mecanicamente o problema catalisador está resolvido. Quanto a eletrônica, tem uma sonda na entrada e outra na saída, com a enfiação passando entre o chassi e a carroceria, que acredito estar protegida, pois acho muito difícil um tronco ou galho de árvore enroscar lá.
    Como cheguei de viagem ontem o Laranjão está daquele jeito, muito sujo. Assim que lavar tiro algumas fotos do catalisador e do protetor.

    Abraços!!!


    Postado originalmente por Jorgao
    Paulo, obrigado pelo seu sincero relato.
    Acho que é a primeira vez que falam alguma coisa concreta do Troller 2013 em 978 posts e 82 páginas.
    E o catalisador? Já deito embaixo e analisou o que tem de fŕagil ali? Fios, sensores?
    Cá pra nóis, valeu a pena ou não trocar o 3.0 no 3.2?


    Troller 3.0 - Olaf
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  • #10
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    Paulo,

    Ele ficou a que distancia do catalisador? Ficou muito próximo a ponte de abafar (reduzir a troca de calor e sobre aquecer)?


    Obrigado


    Citação Postado originalmente por Paulo Fogaça Ver Post
    Jorgão, boa noite

    Instalei um protetor para o catalisador, fabricado pelo pessoal da Trilha Interlagos (pessoal gente fina e honesta), bastante reforçado e que acredito que mecanicamente o problema catalisador está resolvido. Quanto a eletrônica, tem uma sonda na entrada e outra na saída, com a enfiação passando entre o chassi e a carroceria, que acredito estar protegida, pois acho muito difícil um tronco ou galho de árvore enroscar lá.
    Como cheguei de viagem ontem o Laranjão está daquele jeito, muito sujo. Assim que lavar tiro algumas fotos do catalisador e do protetor.

    Abraços!!!


    Postado originalmente por Jorgao
    Paulo, obrigado pelo seu sincero relato.
    Acho que é a primeira vez que falam alguma coisa concreta do Troller 2013 em 978 posts e 82 páginas.
    E o catalisador? Já deito embaixo e analisou o que tem de fŕagil ali? Fios, sensores?
    Cá pra nóis, valeu a pena ou não trocar o 3.0 no 3.2?


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    Ex.#2 - Troller 3.0 NGD - Espetacular!!!
    Ex.#1 - Troller 3.2 TGV - página virada

  • #11
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    Guilherme, bom dia

    Ficou próximo sim, mas não vejo problemas porque ele tem uns furos de ventilação.
    Mais tarde tiro uma foto e posto aqui para você ver.
    E parabéns pelo bugão! Que cor comprou?

    Abarços

    Citação Postado originalmente por GPBarbosa Ver Post
    Paulo,

    Ele ficou a que distancia do catalisador? Ficou muito próximo a ponte de abafar (reduzir a troca de calor e sobre aquecer)?


    Obrigado
    Troller 3.0 - Olaf
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  • #12
    Usuário Avatar de GPBarbosa
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    Pois é hj estive em nova troller em Taubaté mais perto da minha casa e vi um protetor lá com os furos... Agora entendi melhor e tmb acho a não haverá problemas.

    opa obrigado, comprei o verde com dourado. A patroa queria amarelo eu queria branco e o verde foi a cor que os dois gostaram!!!!

    E aí chegou a fazer a trilha hj?

    Citação Postado originalmente por Paulo Fogaça Ver Post
    Guilherme, bom dia

    Ficou próximo sim, mas não vejo problemas porque ele tem uns furos de ventilação.
    Mais tarde tiro uma foto e posto aqui para você ver.
    E parabéns pelo bugão! Que cor comprou?

    Abarços
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