Boa noite Marcelo. O T4 já tem poucos itens de série. Se diminuir então, acho que só virá com o conjunto motor/câmbio, rodas/pneus e chassi. O resto vai virar acessório, para acabar de montar em casa,kkkkk. Abs. Válter.
Versão Imprimível
Opa descordo completamente! O Chassi obrigatoriamente vai ser relacionado a wheelbase e quanto maior WB maior a capacidade de reboque. Estou adquirindo um troller agora porém possuo boa experiencia com outros carros. Um grande exemplo é a capacidade de carga do jeep wrangler tj quando comparado ao lj (maior wb) tanto nos EUA quanto na UE o LJ por ter maior wb pode puxar mais carga legalmente. Outro exemplo são os wranglers JK cabine dupla que tem capacidade maior ainda. Acredito que tudo tenha a ver com a estabilidade do carro aliado a uma plataforma maior que tende a sofrer menos influencia da tongue weight (não sei o nome em português). Claro que não necessariamente precisa mudar o chassi para pequenas mudanças no entre eixos. Além do comprimento o tipo do chassi também altera a capacidade porém é menos perceptível, no caso citado não deve alterar nada o tubular, a menos que por estarem chamando de Cross-over (que por definição não possui chassi más sim monobloco) façam a merda de usar monobloco, isso sim vai limitar muito a capacidade de carga devido as características de qualquer monobloco como o fato de pesos extras ou torções extremas desencadearem grande esforço de toda estrutura do carro inclusive da lataria, justificando aqueles clássicos para-brisas rachados das cherokees XJ (que são monoblocos).
Vish. Você fez uma confusão danada aí!
Pega um ônibus (entre-eixo enorme) e compara com um trator (entre-eixo curto). O ônibus tem mais capacidade de tração que um trator por ter entre-eixo longo? hehehehe
E outra:
Capacidade de carga é uma coisa. Depende do espaço interno do veículo. Quanto maior o veículo, respeitando as limitações de carga do motor/câmbio/diferenciais, maior a capacidade.
Capacidade de reboque é outra. Uma Pajero Full 5D (longo entre-eixo) tem a mesma capacidade de reboque de uma 3D (entre-eixo curto) - óbvio, pois só muda o entre-eixo do veículo e isso não altera as limitações de motor/câmbio/diferenciais.
Entre-eixo e capacidade de reboque não possuem relação. Até porque o veículo pode possuir N eixos! (Caminhões)
Tem veículo militar curtinho (entre-eixo curto) que consegue rebocar 10x ônibus.
E o mais importante: Essas capacidades dependem muito mais de motor/câmbio/diferenciais do que das características físicas do veículo obviamente.
Agora em relacao aos furos nos chassis das picapes....qual seria a vantagem?att
Opa, Continuo discordando completamente. Tratores não rebocam nada a 120km/h portanto não entram em questão. O entre eixos altera SIM a capacidade de reboque porque você não pode vender um carro que só consiga rebocar algo de maneira segura a 10km/h ok? Se um carro aguenta determinada carga tem de fazer-lo em velocidade decente e para isso quando o fator velocidade esta relacionado o wheelbase é fundamental. Basta rebocar algo pesado como outro veiculo em velocidade razoável e tentar fazer uma curva que você vai notar a diferença em um carro com entre eixos menor. O que eu quis dizer é que o entre eixos tem relação com a capacidade de rebocar algo com segurança ou seja sem comprometer a estabilidade do conjunto veiculo-reboque. Com certeza a Mitsubishi não se preocupou para capacidade de reboque quando falou que ambos os carros possuem a mesma capacidade basta observar qualquer caminhonete como as RAM ou f250 ambas possuem capacidade reboque diferente nos modelos cabine simples e dupla. Vale lembrar que a capacidade de rebocar de um MESMO carro difere em países diferentes, isso se deve a diferentes leis e condições das estradas de diversos locais. Portanto sempre que for checar especificações como a capacidade de reboque, faça uso de fontes americanas ou internacionais pois o que é divulgado aqui no Brasil quase nunca é real.
Opa, os furos no chassi possuem varias funções. A primeira é que o chassi necessita se contorcer para absorver diversos tipos de estresse logo os materiais usados e a forma do mesmo não podem ser a coisa mais sólida do mundo(caso contrário seria quebradiço e extremamente desconfortável). É interessante que eles copiam a forma funcional de um osso que tem que possuir uma certa dureza e flexibilidade caso contrário ou ele ficaria muito quebradiço ou ele ficaria mole e não sustentaria nada.
Outro motivo importante é a necessidade de tornar o carro mais leve. Tudo isso é calculado no computador que aponta as áreas de maior estresse do chassi e áreas que necessitam de flexibilidade para uma performance melhor, portanto cada um daqueles furos não foi feito ao acaso mas sim no computador. Observe que no chassi de carros mais antigos quando ainda não se usava softwares de design automotivo normalmente são inteiriços e relativamente sólidos.
Por ultimo os mesmos podem estar relacionados ao processo de fabricação industrializado e possuem a função correlacionada ao seu transporte por algumas máquinas e suportes da linha de montagem. Abraços
120? 120 é pouco rs! Fonte internacional:
https://www.youtube.com/watch?v=9yHl24QynOM
Thales, novamente. Entre-eixo = distância entre um eixo ao outro. Caminhão por exemplo, pode ter 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 eixos.... 2, 3, 4, 5, 6 eixos tracionados.....
Você falou da RAM, então fui lá verificar o que você disse: Repare que a capacidade de reboque varia juntamente com a transmissão. Não tem relação com o entre-eixo.
Se há alguma lei em algum país que relaciona a capacidade de reboque com o entre-eixo de veículos de 2 eixos, não sei. Mostra aí pra mim que fiquei até curioso.
Mas, antes de falar de estabilidade e segurança em um veículo que irá rebocar alguma coisa, deve-se especificar o que aquele veículo irá rebocar. A altura do reboque tem muito mais influência na estabilidade do veículo do que qualquer outra coisa, por exemplo!
Veja aqui os modelos de Ram internacionais: Ram - Compare Vehicle and Model Specifications - Highlights e repare inclusive que há modelos de entre-eixo maior (cabine dupla) que possuem capacidade de reboque menor que os de entre-eixo menor (cabine simples), justamente pela adoção de uma transmissão diferente.
[]s
Thales a felixibilidade é garantida pelo material! Não pelos furos!
Os furos no chassi tem propósito semelhante de uma biela fraturada: Dá uma lida aqui: AUTOentusiastas: Biela fraturada
Em resumo, é possível diminuir a massa sem perder robustez.
[]s
Fala Giuberto, acho que vamos ficar nessa discussão off topic interminável kkkk. De qualquer forma isso é saudavel. Velho imagine esse trator que você mostrou no youtube. Você acha que ele aguenta puxar todo o peso que o seu manual de especificações diz poder puxar em uma rua legalizada nos EUA fazendo curvas e freando bruscamente? É claro que não, o unico motivo porque tratores possuem capacidade de tração alta é que os mesmos não foram feitos para transportar carga em condições dentro de estrada mas sim rurais. A legislação norte americana varia nos estados porém todos os carros possuem varias variáveis em termos de towing. Por exemplo o jeep wrangler jk sport 2 portas pode puxar apenas 2.000lbs já o 4 door pode puxar 3.500lbs ambos igualmente equipados. Mais uma vez eu repito VARIAS coisas influenciam na capacidade de carga de um veiculo LEGALIZADO PARA ESTRADAS, ou seja você nao pode colocar um motor ENORME sobre rodas e sair puxando a quantidade MÁXIMA de carga desse motor sacou?? Você precisa de VARIAS outras coisas como FREIOS adequados, o PESO do veiculo também altera, o WHELLBASE!! também. Na Europa a legislação é outra por exemplo os veículos são taxados de acordo com suas capacidades de cargas baseadas em outros aspectos que os europeus consideram importantes(com certeza o wheelbase conta) e um dos fatores é se o reboque possui frenagem assistida ou não.
O entre eixos de caminhão é totalmente diferente afinal são veículos com múltiplos eixos em muitos casos(isso altera a capacidade de carga porém não a de tração, assim como se o caminhão for trucado).
Vou dar mais um exemplo de caminhões, o famoso caminha M35 A2 (conhecido como REO aqui no BR) É um caminhão com um conjunto mecânico(sem contar os eixos diferenciais) bem porco em termos de números, pra você ter ideia o motor original Multifuel gera porcos 140 cv porém é um caminhão que tem especificações de carga de 2,5TON na terra e 5TON no asfalto(desconheço a capacidade de tração exata porém deve ser semelhante). Isso significa que existem muitas coisas além do motor e da transmissão(que nos REO nem é sincronizada) que afetam o towing.
Não consegui visualizar a capacidade de carga das RAM porém olhei dos jeeps JK e seguem as fotos.
Também vou mandar alguns debates sobre isso em outros locais que já acompanhei.
Reversing wheelbase towing rule of thumb? - Fiberglass RV Esse aqui fala sobre a regra detamanho do trailer a ser puxado com relação ao wheelbase.
TJ Towing Capacity - Jeep Wrangler Forum Falando do TJ, é interessante que a cherokee com o MESMO motor e sendo monobloco possui uma classificação de mais do que o dobro do peso de towing do que o tj simplesmente por causa da wheelbase.
Link da jeep Explore Jeep Capabilities | Towing Reference Guide | Jeep