resolveram acabar com a polêmica, asfalta ou não asfalta a Paraty - Cunha, acabou o tópico....:mrgreen:
:pipoca:
Versão Imprimível
resolveram acabar com a polêmica, asfalta ou não asfalta a Paraty - Cunha, acabou o tópico....:mrgreen:
:pipoca:
Pessoal, bom dia.
Pelo que vi no tópico está dando pra passar na estrada até Parati.
Vou pra Angra no feriado de 02 de novembro e pretendo descer por Parati. Vou numa Frontier 4x4, dá pra ir sem problemas?
Obrigado
Glauco
Bom dia pessoar!
carinha, dá pra chegar lá até de EcaSport!:twisted:, fui no sete de setembro e na minha frente estava um azera...:parede:
Acho que não choveu o suficiente para "melhorar" a estrada...sinceramente achei sem graça a descida pois nem havia razão de descer de jipe. Se eu soubesse que estava assim teria ido a Paraty pelo asfalto para chegar em menos tempo.
:concordo:
abraço
Olá, Glauco!
Passei por esta estrada no final de Setembro, em uma situação muito ruim: de noite, com chuva e muuuuuuuita neblina no trecho inicial da descida. Foi uma experiência bastante desagradável, pois não se via nada, nada mesmo, durante os primeiros Km, tive que ficar olhando para a beirada do lado direito da "estrada", para me orientar pelo capim que lá crescia e, mantendo a roda direita rente a este capim, conseguir, muuuuito lentamente, avançar. Depois de descermos um pouco, a visibilidade melhorou, mas com isto passamos a enxergar as péssimas condições da "estrada". Pedras enormes que haviam rolado durante a forte tromba d'água que ocorreu lá no início do ano ficaram à beira da estrada, lembrando o motorista de que outras "irmãs" destas pedras podem rolar barranco abaixo a qualquer momento. Em alguns trechos, houve enormes desbarrancamentos e estes foram "cortados" de modo a pemitir a passagem de veículos leves (no trecho asfaltado entre Cunha e o inicio do trecho em terra há placas avisando que é proibido o tráfego de caminhões e ônibus na descida da serra). É impressionante, principalmente à noite, passar entre estes trechos, a terra ainda não consolidada dos desbarrancamentos a poucos centímetros do carro! O piso foi "lavado" pela enxurrada, o que fez aflorarem inúmeras pedras enormes, obrigando o motorista a descer bem devagar, para não bater o fundo do carro ou estragar a suspensão (eu estava com meu Niva, que decididamente não é um carro baixo). No meio da descida, encontramos um Crossfox tentando subir, seu motorista, bastante jovem, estava preocupadíssimo, uma das passageiras à beira de uma crise de choro (pudera!). Convenci-o a desistir de subir (não foi difícil...) e descemos juntos até o asfalto.
Peço desculpas pelo longo relato, mas eu quis lhe dar uma idéia realista de como está a "estrada". Agora, indo diretamente ao assunto: a Frontier vai descer tranqüilamente, basta ir devagar (para não pular demais dentro do carro). Por ser a Frontier um veículo longo e largo, talvez você tenha que tomar cuidado em algumas passagens mais estreitas e curvas fechadas com grandes pedras ao lado da "estrada". Não recomendo subir esta estrada, para baixo sempre será mais fácil.
IMPORTANTE: tendo em vista a instabilidade deste trecho, recomendo que você se informe antes (Polícia Rodoviária? Prefeitura de Cunha? Alguma pousada em Cunha?) se a mesma está dando passagem, principalmente se houver chovido forte nos dias anteriores.
Agora, cá entre nós: o trecho entre a Dutra e o inicio da estrada de terra é bonito, mas o trecho em terra não oferece nenhuma atração em particular, fora o desafio de passar por lá. Eu fui por esta estrada porque estava indo para Paraty, vindo de Aiuruoca, ou seja, este era o percurso mais curto. Se eu estivesse indo para Angra dos Reis, teria ido pela estrada normal, passando por Lídice. É uma bonita estrada e certamente este percurso é mais rápido do que ir por Paraty.
Pois é, no feriado ainda estava tudo seco, depois de meses de estiagem, a estrada devia estar mais tranqüila de se passar, principalmente de dia. A coisa mudou depois, com as chuvas no final de Setembro, leia meu relato na mensagem abaixo. Agora... descer de Azera??? :shock: Deve ser alguém que não gosta de seu carro, ou tem dinheiro sobrando para consertá-lo! :parede:
[ ]s
pois é...e o pior que o cara desapareceu na minha frente, eu estava com o engesão (pulando bagarai pq tudo tem brita ali!:parede:), mas chegando no portal da cidade o azera estava parado no acostamento, vai saber o que o panaca tem na cabeça!
:concordo:
abraço
Olá Girti
Obrigado pelas informações. Imaginei mesmo que daria pra passar com certa dificuldade.
O caminho por Lidice eu conheço e realmente é bem mais rápido. Eu queria ir por Parati pq minha noiva não conhece a estrada e eu queria passar na Usina de Angra pra ela ver.
Mas vou decidir a melhor opção, vou me informar com a Polícia Rodoviária e com o pessoal de Cunha sobre as condições. A vantagem é que vou durante o dia.
Abçs
Glauco, se você tiver tempo disponível e sair cedo, considerando que você está em Guaratinguetá, portanto bem mais perto tanto de Cunha como de outras cidades do Vale do Paraíba, dou uma sugestão: siga até Cunha (a estrada é bonita, o passeio vale a pena) e informe-se lá sobre a estrada para Paraty (só para deixar claro: em princípio, se não houve queda de barreiras ou algo do gênero, sua picape passa por esta estrada tranquilamente). Se você decidir abortar a descida via Paraty, faça o percurso Cunha - Barra Mansa "por dentro", beirando a Serra da Bocaina. Você irá percorrer a Estrada dos Tropeiros, parte da antiga estrada Rio -São Paulo (quando não havia a Dutra), passando por Areias, Silveiras, São José do Barreiro e Bananal. É um belo passeio, em sua maior parte asfaltado (exceto o trecho inicial, partindo de Cunha), passando por importantes cidades históricas do Ciclo do Café. É mais demorado do que indo direto pela Dutra, mas, caso você tenha tempo disponível, vale a pena!
[ ]s