Fiz este trajeto de moto este final de semana, tem carro de passeio passando mas vou te falar....tá uma pedraria braba:dance: e tem alguns pontos que dúvido passar carro de passeio sem arrastar o fundo.
Versão Imprimível
Desci nesta última 6a. feira de Troller. Concordo plenamente com o colega Blue. Descer de 4 x 2 (ficando sem o fundo , evidentemente) pode ser até que dá, mas, subir, duvido. Até um 4x4 mais baixo vai ter dificuldades para subir. Se chover então, já era. A única vantagem é que o trecho de terra ( e pedras, muitas pedras) está cada vez menor. Logo , logo, acredito que todo o trecho esteja asfaltado. É uma pena. Mais um lindo percurso off-road a menos. Abs. Válter.
Boa noite grande Soldier. Como das 2 vezes anteriores, não deu para ver o Pico da Macela, resolvi (resolvemos, eu e a patroa) dar uma esticadinha até Cunha pela 3a. vez (desta vez deu para visualizar legal a baia de Parati e de Angra dos Reis) e aproveitamos para descer até Parati e subimos pela Tamoios. Pelo que eu entendi você vai subir, não é? Aí é mais complicado, mas com cuidado, acho que qualquer 4x4 sobe, caso não chova forte, pois alguns trechos estão prestes a desbarrancar. Abs e um bom passeio para vocês todos. Válter
p.s. Se for possível, acho mais interessante e prudente, você inverter o percurso, pois a descida, com certeza, é bem mais tranquila.
Concordo plenamente com o Valter. No mês passado (julho) eu desci com a Li (subimos até a Macela, 8 km ida e volta a pé, sem outra opção). Sózinho, recomendo a descida, porque a subida, mesmo com este tempo seco, oferece riscos razoáveis de problemas, principalmente na suspensão. Tem 4 trechos com boas inclinações e muita, muita pedra. Se for pela manhã, ainda vai pegar alguns trechos muito úmidos que complicam o trajeto.
No ponto de apoio, um boteco próximo de Parati, pouco antes do asfalto, experimentem o pastel. É bom.
Um abraço e boa viagem.
Automóveis de passeio raspam e dão muitas cacetadas com seus respectivos fundilhos na Paraty-Cunha. Aliás, sempre foi assim, desde a década de 50 !
Estrada para macho !!!
PS: Antes dos Ambientalistas de Plantão começarem com suas frases de efeito, saibam que o que eu considero um crime é as estradas Paraty-Cunha e a Itatiaia-Mauá PERMANECEREM SEM PAVIMENTAÇÃO.
Pensem nas pessoas que moram nas localidades servidas por essas rodovias, quando precisam de assistência médica, educação, etc. Será que são cidadãos diferenciados ? Será que não merecem uma estrada mais confiável e segura ?
De vez em quando é bom a gente olhar um pouco além do nosso próprio umbigo.
É a mesma história a muitos anos ... isso não vai ser asfaltado tão cedo não, relaxem... mesmo porque, essa estrada não é a única que existe ligando essas cidades a outras localidades, e outra, as duas cidades tem infra-estrutura para "andarem sozinhas", bem diferente da região de Mauá...
Sobre subir ou descer pela Cunha x Paraty, a recomendação de sempre: vá com cuidado. Como a previsão do tempo diz que chuva só no próximo mes, e faz mais de um mes que não tem chuva decente ... vai tranquilo que qualquer carro passa, se não tiver dó do carro, da para subir com carro de passeio e para descer até com um Puma você consegue...
Da última vez que eu fui nem o carro ficou sujo... e tinha chovido durante a semana.
Peguei esta estrada antes dos deslizamentos e era tranquila para carro alto, não precisava de 4x4, mas ajuda sempre em estrada de terra em serra.
Carro baixo passa, mas sofre, lembro que ajudei 2 peugeot que escoregaram e ficaram presos nas valetas de curvas.
Fui após o primeiro desabamento, e já tinha um trecho da estrada reformada, estava um tapete, porém o pequeno trecho com lama e erosão esta perigoso, pois havia um pequeno espaço para o carro passar com lama e erosão ,sendo que era um desfiladeiro ao lado. Mas de 4x4 passou este trecho sem problemas.
Na volta de Paraty para Cunha, já era noite e como estava sozinho e com umas cervejinhas , preferi voltar por Ubatuba, pela serra de Taubaté, mas o trajeto é imenso aprox 200km.
Pela velocidade de rodovia, acho que compensa subir até Taubaté e voltar para Cunha por Guaratingueta, pela via Dutra. Mas não sei se estou falando bobagem.
Por Ubatuba - S. Luis Paraitinga e chegar até Cunha pela estrada que liga Guaratingueta - Cunha, foram 3:00hs para rodar aprox. 200km. Um saco. Se tivesse noção que seria tão longo, teria dormido em Paraty e voltado de dia para Cunha pela estrada real.
Isto foi em out/09 , depois sei que desabou novamente a estrada e a recuperação da estrada seria mantida a terra, porém ficaria um tapete.
Cunha gostaria que esta estrada fosse asfaltada para atrair o turismo de Paraty, mas não acredito se torne realidade, até pela característica histórica da Estrada Real.
Danilo Atui
Realmente. Se não tiver um pingo de dó do carro, ou se o mesmo for da sogra ou do cunhado, pode ir sem susto . Vai danificar o carro (4x2) com certeza. Abs. Válter
p.s. só para vocês terem uma idéia, tenho um amigo que tem um sítio em Cunha e recentemente ele desceu para Paraty com uma Idea Adventure zerada (que não é tão baixinha assim) . Chegou lá embaixo sem fundo e sem escapamento. E o pior, teve que voltar por Taubaté. Revoltado, mandou arrumar o carro e o vendeu. Comprou uma TR4 (acho que não vez uma excelente troca, entretanto é um assunto para outro tópico). Abs.
Mesmo que nao chova, tem trechos da estrada que nao secam nunca. Descer de carro comum eu até desceria, mas subir, de novo, nem a pau, so de 4x4.
Me desculpem a pergunta IDIOTA (deu preguiça de ler o tópico desdeo início).
Qual sentido é subir (Parayi - Cunha ou Cunha - Paraty).
Pergunto pois já fui a Paraty porém nunca em Cunha.
Abraços.