Postado originalmente por
Cadü Smith
Este ano fiz Castelhanos no início na virada do verão pro outono, todos diziam que a trilha tinha virado estradinha de terra e que estava descendo qualquer 4x4 pra lá. Mas quando eu cheguei na descida e dei de cara coma trilha achei dificuldade moderada a difícil, pelo menos pra minha , um vitara potente, c/ 2 polegadas na suspensão, pneus MT na época, algumas proteções, para-choque e guincho.
Tinha facões gigantes sim, por sorte tinha barro macio no meio e com a técnica certa dá pra descer e subir tranquilo, um camarada desceu com uma TR4 original, e deu muita dó. Cada trecho difícil era os solavancos e estalos que se ouvia da viatura agonizante, a 4 jipes de distância !! A minha também sofreu um pouco. A diferença foi mais na pilotagem, que eu tb não sou nenhum iniciante no assunto, apesar de ter muita gente aí com mais experiência que eu. O tamanho de pneus limitados nessas SUV's tb é um fator preocupante em Castelhanos, no meu caso cabe até o 235/70(16) , depois disso tem que arrancar os plásticos.
Percebi que o conceito de estradinha de terra depende muito do tamanho do pneu no jipe de quem fala. Consegui ir e voltar sem problema algum, a única avaria foi o motor de arranque pifado ( cortesia do rio lá embaixo e as várias indas e vindas ) . Fiquei sem partida na hora de voltar, mas não deixei morrer. Pelo que me disseram e pelo que eu vi, Castelhanos é uma trilha difícil sim, nenhum jipe original faz aquela trilha no seu pior estado, nem um Hummer H-1 hehe. Já vi relatos de gente que teve que dormir na trilha pq pra trás desbarrancou a trilha no abismo, e na frente caíra uma rocha de toneladas . Assim como agora vejo um vídeo de uma Ecosport chegando ao trecho final na praia.
A não ser que você tenha todas as proteções disponíveis, bloqueios de diferencial, reduzida mais forte, bons pneus pra trilha, guincho e snorkel , daí dá pra fazer tranquilo sem muita dó de nada, tá bem protegido e equipado.
Aprendi que Castelhanos é sempre uma surpresa, as vezes agradável, as vezes nem tanto. Melhor fazer da sua primeira experiência algo mais garantido e agradável , planejado. Opinião de quem ensaio anos pra poder ir pra lá pilotando meu próprio 4x4.. hehehe
[]s