:arrow:Elver,
Quando foi... O TK raspou o fundo? :pensativo:
Já estou pensando em botar 1".. Ja tenho protecoes embaixo! :concordo:
Versão Imprimível
Conheci o Retiro dos Pedros em 1992, durante uma travessia (a pé, 3 dias) entre Aiuruoca e Alagoa. O lugar é lindo, acampei lá umas 7 ou 8 vezes, sendo que em uma dessas vezes, devido ao fato de termos conosco 3 crianças (a menor tinha menos de 2 anos, mal andava), subi com meu Niva, levando toda a bagagem (mochilas cargueiras com barracas, sacos de dormir, mantimentos, etc...). Na época (1996) o local era pouquíssimo freqüentado, apenas um outro carro (outro Niva) subiu até lá para acampar.
Anos depois, durante uma das travessias a pé, avistamos um grande grupo de 4x4 fazendo misérias lá em cima. Eram cerca de 20 4x4 passeando para cima e para baixo, detonando toda a frágil vegetação local. Nesta ocasião, meus companheiros de caminhada e eu comentamos que, se algo não fosse feito a respeito, o Retiro dos Pedros em pouco tempo iria se transformar no Deserto dos Pedros, ou na Erosão dos Pedros. Felizmente, a região foi transformada em parque, e foi proibida a subida até lá de veículos, estive lá (a pé) em Julho/09 e estava tudo tranquïlo e preservado.
Só nesse pedaço raspou e não apenas raspou, enroscou bonito :parede:, porque eu não vi a altura do degrau devido a neblina... mas de ladinho e com jeitinho passa tranquilo :) Só raspa em baixo original se vc estiver com o carro muito carregado, mas indo devagarzinho não pega em nada.
Como é tudo pedra, não tem problema de formar facões fundos com o tempo ;)
:arrow:Bom saber! :concordo:
Amigão, pode ir tranquilo que dá sim. Só estiver chovendo muito, caso contrário vc sobe fácil na trilha.
segue o link de um vídeo de um pessoal subindo.
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=SFm6vfVXpho&feature=related[/ame]
Sim, é possivel subir pra conhecer NAO se paga nada... pra conhecer!!
almoço estava 60 pilas.... por cabeça!!! nao almoçamos lá...
no video de cima o troller amarelo... sou EU!!! ja fui 2 vezes.. uma de ranger 4x4 e outra de troller..
o problema "maior" sao os ultimos 150/200 metros, depois da ponte de madeira.. ai sim tem umas erosoes (degraus de pedra) , bem acetuados.
mas , em ultimo caso vao até a ponte e deixem o carro lá, qq carro estava chegando, acreditem tinha uma courrier, um gol geraçao 5 la em cima (antes da ponte, claro!!) tbm estao calçando os piores lugares.. logo a diversao acaba.
se quizer mais emoçao, vai pelo vale do gamarra, tem uma subida bem legal! se chover, só de MUD mesmo!!!!! e olhe lá..
mas vale o visual, de qq jeito, é muito lindo a regiao, tem muitas estradinhas de terra mal conservadas, qq 4x4 com reduzida, mesmo com pneus AT, vai bem, mas nunca se aventure pelas piores estradinhas sozinho, quase nao passa ninguem!!
Oi Milani,
Obrigado pela resposta.
Na verdade, estava querendo ir para conhecer o local e, quem sabe, voltar outra vez. Não sou jipeiro, nem trilheiro, nem nada. Apenas uma pessoa comum. :)
Estou há um mes com uma Pajero Sport, mas que pretendo vender, portanto, não posso estragar nada. Será que consigo chegar lá sem problemas?
E esse outro caminho que você falou? É seguro? Também dá lá?
Abraços,
Fernando
Ola amigo..
sim com qq 4x4 ou até uma eco 4x2 dá pra ir até a porteira (150/200metros) da pousada (tinha gol, courrier..) mas tem que ir pelo trecho facil, um pouco antes da cidade(aiuruoca) tem umas placas indicativas, o caminho ta bem tranquilo, até estao calçando os lugares mais criticos...
Agora pelo vale do gamarra ainda tem emoção!!! e se chover a emoçao aumenta muito!!! só 4x4 com reduzida e de preferencia MUD (mas sem chuva da pra ir de at mesmo)
depois da ponte de madeira... ai o bixo pega, se ficar com medo de raspar em baixo, deixe o carro ali e suba o resto a pé, é bem pertinho e tranquilo (a pé!!).. vé de sapato MUD!!!kkkkkkk
fui de troller com bf 31" at e nao raspou, nao sei a altura de outros carros, mas ja fica uma idéia.
o sergio foi de jinny com at, estava 100% original e foi tbm... deu umas patinadas mas foi!!
qdo fiu de ranger.. deu uma raspada sim, mas estava original, resolvi abortar a ultima parte, com medo de danificar por baixo..
té!!
Cara, faça como o Gmilani falou.
Como você não conhece o lugar, deixa a viatura lá e segue a pé......dá para avaliar o caminho se dá ou não para subir....
mas sobe tranquilo, se não estiver chovendo....
estive lá, há uns vinte dias atrás, com pneu ALL, foi tranquilo, tudo normal....
dá uma olhada no tópico abaixo, que tem muitas fotos desse último passeio.
A região é sensacional, tem muita coisa por lá, para conhecer....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=20804&page=10
Fernando
Só para deixar registrado...
A primeira vez que eu fui, foi quando criei esse tópico, eu subi com o Tracker COMPLETAMENTE orginal e sem experiência nenhuma em condução 4x4, portanto, não é um bicho de sete cabeças.
Vai devagar e reduzido que você sobe com a Pajero sim, e sem estragar nada. Mas lembre-se de subir reduzido (4x4LO) para não forçar.
[]`s
Pessoal,
Obrigado pela ajuda aí. Estou pensando em ir lá no feriado de 7/09 para conhecer o lugar. Acho que vou na dica do Fernando e vou deixar o carro na entrada e seguir a pé. Não tenho nenhuma experiência, vai que fura o pneu, estraga alguma coisa é só dor de cabeça.
As fotos que o fernando indicou no outro post estão ótimas. O lugar parecer ser realmente maravilhoso.
A cidade de aiuruoca tem outras pousadas para a gente poder dormir? É boa a cidade? A subida é muito longa (quanto tempo, 1 hora?)?
Pelo visto vocês já foram várias vezes por lá, certo?
Compensa os quase 400 reais que estão cobrando por uma diária no mais simples dos chalés? Faz frio por lá? Tem algum atrativo para crianças? Sei que não são guias da pousada, mas espero não estar abusando da paciência!
Obrigado,
Fernando