Grande Herbert,
como você sugere então essa questão médica, pois a logistica seria maior...
Sérjão
Versão Imprimível
Sérjão,
Sou médico e ja fiz uma campanha de atendimento "de multirão" a um acampamento do MST...
O problema é que vc tem que ter o profissional para realizar o atendimento o que logicamente inviabiliza pois vc teria que ter um comboio de médicos...
Funciona mais ou menos assim... Vc chega e se identifica e diz que nao vai cobrar nada e tb nao vai dar nada... está ali só pra ajudar no que for possivel... dai o lider do local geralmente começa a apontar os problemas...
Vai desde bicho de pé ate gestantes com 9 meses que nunca viram um médico... as vezes aparece um caso mais grave mas ai é so orientar...
Seria uma boa se houvessem médicos (3 a 5 ao menos) na expedicao e que sabe poderiamos conseguir patrocinio de laboratorios... mas como eu disse precisa ter o médico...
Ja para o dentista fica inviavel... pois ele precisa de todo instrumental...
Sérjão,
Por falar em saúde, vale lembrar que a galera tem que se vacinar pra febre amarela, tetano, difiteria etc etc etc... atualizar todo esquema de vacinas...
Alem disso precisa ter o kit basico de medicamentos... pois como selva adentro vai ficar dificil achar um medico, acho que seria bom tb fazer o velho checkup...
[]s
Murilo
Pois é Murilão,
acredio que todos que irão participar sabem disso, inclusive já falamos aqui e no regulamento está explicido e tem conselho do que se deve levar em medicamentos, mas foi bom você falar, pois o pessoal vai se lembrando principalmente da vacina de febre amarela (que está assolando o norte)...
Valeuz!!!
Sérjão
PS. ainda esperando que o amigo possa comprar um bugão pra ir junto...
Murillus, vou dizer o que eu acho, baseado em um pouco de minha experiência aqui no norte (o que certamente deve valer para o restante do Brasil).
Amigos vejam só...
Vamos estar em viagem, com o tempo curto, correndo contra o relógio..
Sugiro o seguinte:
1. Quando houver necessidade (o que as vezes pode ser um tanto difícil, mas quando identificarmos algum problema ou quando a comunidade solicitar agiríamos, caso contrário seguiríamos viagem) .
2. Já participei de ações sociais pelo interior do amazonas e inclusive já fiquei aldeado com os índios Waimiri Atroari por cerca de 72 dias (faz um tempão :-) ) e novamente toco no assunto da cesta básica. Muito provavelmente teremos mais problemas do que retorno. Acredito que levando um pouquinho de medicação (inclusive material para procedimentos cirúrgicos simples), que não causem muita perda de nosso precioso tempo, conseguiríamos um retorno legal. Sugiro atendermos somente o estritamente necessário e caso não seja de muita urgência, mandar o pessoal pegar os medicamentos nos postos de saúde.A atenção básica e saúde indígena cobre boa parte dos locais onde passaremos (pelo menos uma vez a cada mês há atendimento).
3. Outra idéia é levar brinquedos para as crianças e distribuir como sorteio.
4. Creio que um dos objetivos de nossa expedição é conhecermos o “sertão” e seus problemas, divulgando-os posteriormente a sociedade. Não nos cabe resolvê-los, isso é função dos governos federal, estaduais e municipais.
Concordo plenamente Murillus.
Inclusive vale lembrar a todos os participantes da Expedição do Frevo para atualizarem suas vacinas.
No grupo transamazônica,vou sugerir um kit de medicamentos para todos trazerem..
Vale lembrar também, que não há vacina pra malária, portanto tragam mosquiteiros e repelentes (esse último as vezes não muito eficazes).
Sergio..
Legal, também acho mais viável!!
Funciona assim:
Vc identifica-se ao chefe da comunidade e ele faz uma reunião (geralmente a noite) onde diz quem somos e o que trazemos. Devemos deixar no caso as roupas, brinquedos, enfim os presentes com o chefe da comunidade e ele as distribui, preservando assim sua autoridade.
Essa questão da autoridade muitas vezes é muito volátil, lembro-me de uma comunidade indígena que visitei quando trabalhava na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (antigo IMTAM), onde presentei outra pessoa que não o chefe (lider da comunidade) e logo depois a autoridade deste foi colocada em dúvida, pois segundo eles, não seria tão importante pois não havia ganho os presentes para distribuir aos demais..
Engraçado.. :-)
Herbert,
você mais do que ninguém aqui sabe sobre as condições ai na região, então obrigado em nome do grupo pelas informações...estamos pensando em doar cestas básicas no navio para o pessoal que vem de canoa pedir coisas e na estrada doar brinquedos e roupas e entregar ao chefe, como você bem frisou...
Sérjão