Postado originalmente por
broadcast33
Vou relatar o problema que tive com minha SW2006, pois pode ajudar alguém. Comprei ela com 85kkm, e não havia percebido nada de anormal. Pouco tempo depois, quando fiz uma viagem longa de uns 1000km, percebi que abaixou 1L de óleo, achei estranho e completei o nível. À partir daí, tive que andar com 1L de óleo extra embaixo do banco do passageiro e completar sempre que baixava, pois não estava podendo parar para olhar. Até que um dia, a viatura ficou inclinada por algumas horas e quando fui ligar, a fumaça branca fez uma verdadeira cortina e me deixou constrangido. Não sou mecânico automotivo, mas trabalho com mecânica há quase 30 anos. Fui em mecânico de minha confiança, ele abriu o intercooler e tava melado de óleo, daí falou que era turbina. Resolvi pegar uma segunda opinião, outro mecânico, disse que era anel virado, pois o motor estava soprando. Em qualquer das duas, já iria ter que gastar muito pra resolver. Acabei encontrando um cliente meu, que faz preparações especificamente neste motor e ele me falou pra dar uma olhada mais a fundo. Foi quando sugeri a ele para verificarmos os anéis de vedação dos bicos. Dito e feito, 2 dos 4 estavam com vazamento. O que estava acontecendo era o seguinte: Quando o cilindro explodia, parte da pressão vazava pra cima e soprava na tampa de óleo. Ainda agitava o óleo, fazendo a turbina sugar esse óleo em suspensão e enviar ao intercooler pela entrada de admissão, baixando o nível. Foi só trocar e tudo normalizou em 100%, parou de soprar, não baixa nada de óleo, não fumaça mais. O fórum aqui ajuda muita gente a resolver problemas e já estarei bastante satisfeito se esse depoimento ajudar alguém.