Então meu receio de instalar o ironman é deixar ela mto dura e perder o conforto, principalmente pq a patroa é acionista na viatura. Pensei tb naquele Rancho que da p regular a dureza o que acham?
Versão Imprimível
Vai acender luzinha do painel, luz vermelha de freio acusando o fim das pastilhas, além do que você pode ver se realmente as pastilhas já se acabaram, é visível, é só tirar a roda.
Esse carro tem sensor pra fim de pastilha e pra baixa do nível do óleo de freio, portanto, aguarde a luzinha vermelha acender...
Apesar de sentir que o freio não é o mesmo de antes vou aguardar então.
Obrigado Hilario.
Hilário, você tem certeza que a sua tem luz indicadora de desgaste das pastilhas? A minha 2008 não tem. Ela tem um sistema muito simples de aviso, que nada mais é do que uma "abinha" metálica presa junto à pastilha. Quando está no limite, essa abinha encosta no disco e faz um ruído chato, agudo.
Rgoliver, a melhor coisa a fazer é tirar a roda e olhar as pastilhas. É muito fácil de ver. Normalmente o limite é 1 mm de material de desgaste, mas eu troco se tiver perto dos 2 mm. Teoricamente, o freio com pastilhas novas ou no fim da vida tem que ter a mesma eficiência. A não ser que as pastilhas estejam vitrificadas (barulho de freio de ônibus).
A Fras-le fabrica pastilhas para a Prado, inclusive com cerâmica. Código PD/528 para a dianteira e PD/695 para a traseira. ( link: FRAS-LE - Catlogo Eletrnico de Peas - Verso Web ). Nunca usei na Prado, mas gosto delas no Vitara e Grand Vitara. Tem um preço razoável e são bem melhores que as chinesas do mercado. R$ 185,70 na Autoz ( link: AutoZ by DPaschoal )
Abraços
Posso dizer que tenho certeza porque acabei de viver esse problema conforme já relatado aqui, na sexta feira véspera de carnaval, ia e fui viajar pra Bahia, quando saí pro trabalho ao ligar o carro acende e fica acesa uma luz vermelha, a luz de freio, logo pensei, ou é pastilha ou é o óleo de freio que baixou.
Como há poucos meses tinha tido problema com isso, tive que trocar o cilindro mestre do freio, logo fiquei preocupado.
Na autorizada disseram que era pastilha que tinha acabado e que tinha vazamento na pinça dianteira direita.
Troquei as pastilhas, foram 300 reais e a luz apagou, portanto, era luz indicadora do desgaste das pastilhas sim.
A não ser que fosse o problema do vazamento do oleo pela pinça mas que no final ficou comprovado ser pelo caninho que leva o oleo à pinça e não a pinça em si. Não me lembro de terem completado o óleo quando troquei as pastilhas, fui viajar com a suposta pinça vazando oleo até porque eles não tinham outra pinça pra trocar. Foi o que me salvou porque a pinça seria 3.500 reais e ela não tava vazando nada, quem tava vazando era o tal caninho que quebrou na viagem e o troquei por apenas 9 reais.
Lei de Murphy ao contrário...
Enfim, certeza mesmo eu não tenho porque não fui comprovar a existencia de tal sensor, mas pela história que acabei de contar, tem sim.
Aí vão as fotos de como ficaram meus faróis de milha na Prado, tive que colocar um suporte à frente do parachoque porque como o Capot abre junto com a grade, o parachoque da FourWheel não tinha profundidade suficiente para caberem os faróis e a grade do capot abrir junto , o parachoque da ARB tem, então tivemos que criar esse suporte avançado para poder colocar os faróis de milha. Mas acho que ficou legal, seguem as fotos nas falésias de Cumuruxatiba em direção a Barra do Caí.
Hilário, o óleo de freio baixa com o desgaste da pastilha. É comum quando elas estão "no talo" a luz de freio acender, principalmente em curvas. Ela está indicando nível baixo do óleo. Quando trocamos as pastilhas, os pistões são afastados e empurram o óleo de volta para o nível normal. Temos que abrir o reservatório antes de trocá-las, senão o esforço é grande para comprimir o ar devido ao deslocamento do óleo.
Abraços
Newton, tem idéia de onde podem ser feitos esses calços? Tava olhando os teus pdfs e pensando que talves fossem a solução mais simples e barata.