Pra falar a verdade, eu também!!!:mrgreen:
Versão Imprimível
Esse é o tempo que a maioria dos fabricantes recomenda no manual e no adesivo fixado do para-brisas.
Como eles chegaram a estes 30 segundos eu não sei, mas a maioria deles recomenda este tempo.
Quanto aos 10 segundos que você espera, acredito que é pouco, ainda mais no seu caso que possui TGV, e em rotações baixas do motor a trubina já está em altas rotações.
Abraço.
Um turbina gira na faixa de 100mil rpms, quando paramos o veículo, se ante a turbina entrou, sem TGV, ela continuará a girar mesmo com o motor desligado, o que acarreta falta de óleo na lubirficação da turbina...na TGV que funciona praticamente full time, ou seja, passou dos 1.000rpm já está girando, esse tempo é o recomendado para que a mesa reduza a velocidade o suficiente para não ser afetada pela falta de lubirficação...por isso que também é dito que quando se anda a mais de 100kmh por x tempo, ou tiver subido um serra, etc, deve ficar pelos menos 2 minutos, já que além do giro da turbina está no máximo a temperatura também está altissíma!!!
Sérjão
Valeu Serjao, obrigado!!!
Esssa minha turbina esta aguentando mesmo entao.... puts
Apesar que sempre que estou em estrada, e vou entrar em um posto , ja vou indo devagar ate a bomba ou a parada..
.mas fico parado na bomba uns 10 segundos mesmo no max com o motor ligado....
Para ajudar ou atrapalhar de vez a galera srsrsrs:
Lembremos que o motor produz energia térmica(calor) que é transformada em energia mecânica pelo sistema de pistôes, biela,virabrequim, volante, câmbio, cardã, diferencial).Portanto em relação a troca de óleo e filtros,devemos levar em conta além da Km, o tipo de uso do veículo...para o motor diesel, muito tempo em altas rotações significa maior utilização do óleo lubrificante...portanto 5 mil km para um é diferente de outro...quem usa na terra tem que trocar mais vezes o filtro de ar...
Resumindo, cada um deve procurar entender o porque da troca e realizar na medida certa...o bolso agradece!!!srsrsrsrs assim como a viatura...
abraços