Postado originalmente por
SÉRGIO HOLANDA
Tudo tranquilo EEustaquio...
Eu rodei 100mil km em um ano com a minha ex-SRV, a minha foi do promeiro lote, comprada no lançamento em 16 de março de 2005...tive outros problemas com ela, afinal eram as primeiras fabricadas na argentina...mas a turbina é o mesmo fornecedor desde 2002, quando estes motores foram lançados no mercado internacional, mas precisamente na Europa...de modo que não existe "novidade" por assim dizer no equipamento, por isso continuo achando que o problema é a falta de costume dos proprietários de motores turbinados...
Vejamos, muitos deles são novatos em motor diesel, antes não compravam por estes veículos serem lentos e barulhentos, atualmente são tão silênciosos e sem vibração que muitos motores ciclo otto...então, esse pessoal está acostumado a enfiar o pé e quando parar simplesmente desligar o motor...com isso falta lubrificação...a MIT, a Toyota,a Nissan a Ford, já trocaram muitas turbinas em garantia por esse fato...agora, lembrando que a TGV está sempre trabalhando cheia, ou seja, mesmo em baixo giro do motor, 1.500 - 2.000 rpms, ela está na casa dos 100mil rpms, então o simples fato de desligar sem esperar em marcha lenta a turbina parar de girar é o suficiente para ocorrerem problemas futuros...bem etsa é minha opinião.
EEustaquio, devo estar indo em Fevereiro, vai depender do trabalho, mas em fev de 2009, não tenho previsão para ir novamente, mas tudo pode acontecer.
Abrs,