Prezados foristas,
Espero que todos estejam bem! Na revisão da SW4 de minha esposa que foi feita na semana passada, graças à curiosidade de meu filho, fomos informados que havia sido realizada a troca da turbina da mesma.
Ele questionou o consultor do porquê de um veículo ainda novo e não tão rodado assim ter que trocar a turbina e a informação é de que ela estava passando óleo para o motor e que isso havia sido diagnosticado na revisão. Não houve nenhum repasse do custo desta troca para mim, tudo foi feito para a garantia.
Eis que, sábado passando perto da concessionária, decidi ir lá para entender melhor o caso. Resumindo, alguém aqui lembra do caso do Recall Branco da Mitsubishi? É algo parecido. Estão ocorrendo alguns casos de problemas nas turbinas destes veículos e para aqueles que mantêm seus veículos no programa de revisão, a turbina é trocada sem custo algum para o cliente. O problema é que, nem todos sabem que houve a troca de suas turbinas.
Conversei ontem com dois amigos que tem Hilux para eles verificarem se havia sido ou não trocado as turbinas. Um me ligou agora confirmando a troca na revisão de 40.000. A do segundo, que está com 68.000 quilômetros, não houve a troca.
Por informação do consultor, não é relacionado ao ano e sim ao uso. Várias, que rodam pouco e apenas em cidade jamais irá ocorrer tal problema. As que têm o uso mais forçado, severo, estradas e etc são as que têm aparecido o problema. A dica que ele me passou é de após grandes deslocamentos, deixar o motor em marcha lenta no mínimo por 3 minutos e não apenas de 30 segundos a 1 minuto em marcha lenta.
Fica ai a dica para os foristas e para aqueles que puderem verificar se houve ou não a troca de sua turbina, que poste para os demais.
Boa semana a todos