Postado originalmente por
WCarlos_902
Galera, inicialmente pensei em enviar uma MP para os toyoteiros [Serjão, Rogério, Lucas Nassif e Ramon], mas achei melhor postar em "aberto", afinal o fórum é público.
Bom, alguns foristas acompanharam mas vou relembrar que a Hilux fez uma viagem de mais de 10 mil quilômetros recentemente; incluídos aí os quase 2.000 de Aracaju até Niterói, depois da maratona para o RS [vide assinatura].
Na revisão dos 10.000 quilômetros, quase que de forma irresponsável acabei não "lembrando" de pedir alinhamento e balanceamento! Nossas rodovias não são das melhores e também "rodei" mas de 500 quilômetros de OFF ROAD ligth.
Na viagem de Aracaju para o Rio, naquela buraqueira na BR-101, a partir de Vitória-ES, comecei a observar que a direção estava "puxando" um pouco para o LD. Chegando em Niterói, levei a picape para alinhar e balancear.
Resultados e DÚVIDAS:
1. O gerente "técnico" da loja que fez a preventiva me chamou e alertou que seria RECOMENDÁVEL fazer [além do alinhamento e do balanceamento] cambagem;
2. Além disso, disse que era prudente e necessário fazer CASTER [quê diabos é isso?!]. Dizendo ele: Observe aqui [...fez uma medida aproximada] que a distância entre a parte externa do pneu dianteiro LE e a parte anterior do pára-lamas/caixa de rodas está um pouco MAIOR, em relação ao LD;
3. Tá certo que as "medidas" não foram assim tão EXATAS, mas percebi que tem uma peqnena diferença sim. Não fiz a tal cambagem nem tampouco pedi correção do CASTER, mas nesse fim-de-semana [depois desse alerta] fui de Niterói até Santos/SP... rodei mais de 1.250 Kms] e NÃO notei nada ANORMAL;
4. Tô com receio de reclamar na Toyota, PORQUE os pneus da Hilux NÃO são os originais [Goodyear Wrangler 255x70 R15]. Troquei-os por Yokohama 265x70 R15]. E agora? Sou um cara criterioso, a Águia Negra está beleza, mas quando o assunto envolve quesitos de SEGURANÇA fico temeroso; afinal, a negona tá "rodando" com velocidades um pouco acima da minha média... quando piso um pouco mais, tipo 150 Kms/h, fico com "medo".
[]s