Caro Guilherme,
Obrigado pela sinalização. Postar foto neste fórum está virando pesadelo.
Vou tentar de novo a seguir:
Versão Imprimível
Bem interessante, mas não dá para ver anexo nenhum! Desde que mudaram a aparencia do fórum varios posts tem ocorrido isto, acho que é o mode de postar. Quem sabe o que ocorre?
Mas quanto ao sistema, será que não dá simplesmente para puxar de apenas um dos plugs originais, usando uma lâmpada queimada mesmo, um acionamento para o novo rele forte e este ligar direto na bateria e nos faróis? Não sei bem mas acho que é um rele para os 2 altos e outro para os dois baixos. É isto?
Caro Ezahn,
O sistema que você disse, não funciona.
Toyota usa uma logica de interrupção de negativo totalmente diferente dos outros carros.
O comum da lampada Toyota não é um negativo, mas é condicionado. Se você tentar ligar o comum dos faróis á lataria o fusível vai queimar. Verifique que os faróis Toyota têm a parte metálica da lampada isolada respeito á lataria.
Precisa ter uma separação entre as polaridade de acionamento do relé duplo e as saídas.
Por isso precisa antepor os dois relés auxiliários. A bobina deles é acionada com as polaridades "Toyota" e as saídas são independentes para pilotar o relé duplo que irá funcionar de um jeito convencional (cortando o positivo).
Grande abraço
Fabrizio
Obrigado Herick!
Olá pessoal!
Pego pelo entusiasmo da modificação acima, fiquei buscando um jeito para limpar as parábolas e os vidros do lado interno dos faróis.
Tirar os vidros é complicado porque são colados e corre-se o risco real de quebra-los.
Como todos sabem, o cromo das parábolas não pode ser limpo por ação mecânica, porque ele é depositado quimicamente e uma simples dedada pode mancha-lo irreparavelmente.
Buscando nos fóruns dos EUA, achei um cara com o meu mesmo problema que fez um raciocínio bem simples e direto: o que é depositado internamente aos faróis é sujeira e gordura, então posso lava-los com um detergente que elimine sujeira e gordura.
Ou seja, detergente para louça e água quente.
Gostei, tirei as lampada, desmontei a grade dianteira, tirei os acabamentos debaixo dos faróis e pude acessar aos quatros parafusos que fixam os faróis.
Tirei os dois, esquentei uma chaleira de água, joguei duas colheres de detergente nos faróis junto com dois copos de água quente e chacoalhei uns par de minutos cada um, lavei tudo muito bem com água fria e deixei escorrer.
Remontei os faróis e acendi as lampadas para secar bem o interior, sem colocar as proteções de borraça para facilitar a saída do vapor.
O resultado NÂO É equivalente a um farol novo, mas a eficiência aumenta bastante e o cromo volta a brilhar perdendo aquela opacidade tipica e o vidro fica limpinho tirando aquele ar de "carro cansado".
Por meia hora de trabalho e um gasto de dois dedos de detergente acho que foi um bom resultado.
Grande abraço
Fabrizio
FABRIZIO
É impressionante o que a idade faz com o sujeito , a minha casa de praia eu sozinho com apenas as minhas duas mãos fiz toda a parte elétrica tubulação e passagem de fios , toda a hidráulica e toda a colocação de portas e janelas com dobradiças e fechaduras .
Eu tinha 36 anos agora com 60 anos vendo seu relato do que fez no seu farol me da arrepios só de pensar em desmontar o farol como vc fez .
Parabens amigo pela coragem que ainda tem , APROVEITA ENQUANTO PODE rsrsrsrsrsrsrs .
É que tenho um raio de duas hérnias de disco lombar que me limita muito meus movimentos .
Mas vou abrir este tópico no computador do meu eletricistapara para que ele veja o que vc fez para repetir a receita no meu tb . Ele me falou que sabe fazer , mas vou mostrar o que vc fez para ele .
Abração e mais uma vez obrigado pelas fotos enviadas .
FABRIZIO
Não me considero um cara burro , mas esta explicação sua me deu um nó na cabeça , copiei o diagrama e na mão fui tentar entender a sua explicação e é fod#$%¨&*(*&¨%$A de entender , mas vou levar o diagrama copiado e mostar a sua explicação ao eletricista , ele deve entender melhor esta linguagem .
O que me deixou sem saber no diagrama é onde que o comando estaria atuando alí neste diagrama se a ligação esta entre o soquete original e o novo .
Eu entendí que a única forma seria retirar o fio do farol alto , do comum e farol baixo do SOQUETE H4-LAMPADA ORIGINAL que vem do chicote original do carro e fazer aquela ligação nos dois relês auxiliares ? É isto mesmo ?
Desculpe pela minha burrice , mas nunca tive vergonha de perguntar aquilo que não entendo .
Abraço
Abraço
Fabrizio,
O Jorge sabe o que diz e eu digo mais:
O fato de não ter chamado seus 2 amigos desocupados para ajudar foi a única falha de todo o projeto !!! Kkkkkkkkkkkk....
Da próxima vez não cometa o mesmo erro, ok?
PARABÉNS PELO BELÍSSIMO TRABALHO !!!
Um abraço, Delfim.
Caro Guilherme,
Desculpe eu pelo linguajar técnico, mas a pergunta me parecia vir de uma pessoa que entende do assunto (o Ezahn) e provavelmente foi pouco claro.
Você tem razão, os fios que vem do soquete original do carro só são usado para pilotar os relés auxiliários. Alem desta função, devem ser isolados e esquecidos até você, no futuro, querer voltar ao estado original.
Sobre o perguntar, faço minha a sua filosofia. A minha ignorância é a base da minha curiosidade e vontade de fazer e melhorar cada dia.
Grande abraço
Fabrizio
Caro Guilherme,
Eu também sofri por um bom tempo de dor de coluna. Hoje estou me cuidando melhor com menos comida, mais movimento e estou praticando Pilates, que, no meu caso (desgaste das vértebras lombares), está fazendo verdadeiros milagres.
Estava num estado péssimo, mas no dia que não consegui mais brincar com meu filho de dois anos, me senti uma me...da e tomei uma atitude. A minha qualidade de vida melhorou 100% e devo isso a ele.
Voltando ao tópico, peça ao seu eletricista que cuide muito bem das conexões que, no meu parecer, DEVEM SER SOLDADAS. Afinal, estamos substituindo um circuito original de fabrica e temos que prezar pela mesma confiabilidade.
O calor é bastante e as vibrações dos motores diesel são tremendas para os circuitos elétricos.
Ninguém quer ficar no escuro no meio da estrada, né...
Grande abraço
Fabrizio