Complementando
Eu iria de bf 235 ou 31x10,5
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Complementando
Eu iria de bf 235 ou 31x10,5
O manual da minha diz que a medida original é 235, mas quando peguei ela estava com 255. Agora esta com 31. Quando troquei para o 31 senti diferença. Achei que o carro ficou mais "manco". Acho que para seu caso o 255 vai ficar legal. Recomendo os BF AT. Servem bem para asfalto e estrada de chao, alem de durarem uma eternidade.
Excelente tópico, ainda não tinha lido. Hoje me dediquei e li todo, com calma.
sou prop. De uma sw 6cc 1997, espero contribuir com os demais.
Rod, estou com ela há 3,5 anos e posso endossar tudo o que foi dito até aqui sobre as 6cc, é maravilhosa!
fiz toda manutenção, preventiva, com peças importadas e com muita paciência, tenho um tópico sobre isso iniciado.
Sobre andar na gasola, o tópico abaixo, post #93, é a minha SW.
Ando menos de 20K km por ano, e ando feliz da vida!!!
Link do tópico, citado acima
http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...-diesel-8.html
Marcos_sc, acompanhei, pelos posts do Galicon, a viagem que fizeram, bem legal, espero fazer uma semelhante (no futuro), vamos ver.
r0d, fiz o ajuste a aceleração da minha SW4 no neutro, conforme vc tinha orientado (pelo parafuso), agora está certinha, era só ajuste msm. As mangueiras do vácuo pretendo trocar em breve.
Fora isso, instalei as molas traseiras novas (SRC) e a SW4 ficou com a "bundinha" altinha, bem melhor assim. Também troquei as bieletas dianteiras, uma estava estourada, mas como achei por R$ 30,00 (cofap), troquei as duas. Estou devendo uma foto dela com as molas novas, assim q lembrar tiro a foto.
Fim de semana passado tomei um susto, voltando pra casa, pra variar um trânsito infernal na Marginal Tietê, e quando estava chegando, ouvi um barulho estranho debaixo do carro. Como havia trocado as bieletas, pensei que algo pudesse estar solto, então parei o carro para dar uma olhada (há umas 4 quadras de casa), quando então olhei para o ponteiro de temperatura e ele estava chegando no vermelho. Assustado (não entendo muito de mecânica), desliguei o carro deixei onde estava até esfriar (não ferveu), "só" aqueceu. No inicio da noite voltei ao carro para ver o que havia acontecido, já com medo de problemas maiores (lembrando de todos tópicos onde se fala que o motor fundiu por superaquecer..rs). Chegando no carro, vi um pouco de água sob o motor, indicando que havia vazado. Abri o reservatório de água e estava cheio. O radiador estava, aparentemente, vazio, dava pra ver bem a colmeia. A tampa do radiador estava toda suja (uma gosma laranja), com as borrachas ressecadas.
Aqui cabe um parêntese, regularmente checo o nível do óleo e da água, mas no reservatório e não no radiador (falha minha). Não sei porque, mas como sempre tive carros pequenos mais recentes, pensei que só deveria checar o reservatório...enfim
Então chequei o óleo e aparentemente estava baixo (digo aparentemente, pois o carro estava em uma baita subida), então por estar em desnível, essa leitura de óleo baixo provavelmente era falsa. Na dúvida, coloquei meio litro de óleo e coloquei água no radiador, mas não completei, pensando que puxaria agua do reservatório (outro erro meu). Como o motor estava frio, liguei o carro (funcionou normalmente) e o levei para casa. Quando estava chegando, a temperatura passou do meio, mas já havia chegado, então desliguei o carro. No dia seguinte, de noite, cheguei havia nova marca de água sob o carro, indicando vazamento, sendo que o óleo estava um pouco acima do nível máximo (como pensei, era uma leitura falsa). De qualquer forma, pra evitar maiores problemas, levei o carro ao meca, rebocado.
O mecânico olhou o carro e me explicou sobre completar o radiador e não só o reservatório, disse que a tampa do radiador estava ruim (deveria ser trocada), mas ele não achou nenhum vazamento. Troquei a tampa (provisoriamente uma da marca TanClick, R$ 14,00 no Mercado Car). Ele disse que completou a água e deixou o carro funcionando uma manhã toda, sem qualquer aquecimento ou vazamento. Ele cogitou que por eu não haver checado o nível da água do radiador, é possível que estivesse baixo, e por defeito da tampa, ele não puxou água do reservatório, aquecendo. Convencido com a explicação, voltei para casa sem maiores problemas (o motor inclusive tava rodando mais frio que estava normalmente).
Agora ontem fui ver o carro (estava parado há alguns dias), e vi novamente uma marca de água sob o carro (bem pequena). Tirei o protetor do cárter e vi uma pequena gota de água sob o radiador, ou seja, há sim um pequeno vazamento. Liguei o carro para ver se vazava mais ou menos, e com o carro ligado, como aparentemente sai pouquíssima água, ela evapora com o calor do radiador e aparenta não vazar com o motor ligado.
Moral da história, essa semana preciso vou a uma casa de radiadores resolver esse problema. Alguém tem alguma indicação para esse serviço em São Paulo/SP?
Quando estava olhando o radiador, notei que um dos parafusos do cárter estava solto. Fui apertá-lo e ele quebrou. Quando fui ver, aparentemente tinha "colado" a cabeça do parafuso à rosca com durepoxi (serviço de algum mecânico porco que deve ter quebrado o parafuso antes). Enfim, agora preciso tirar o parafuso que ficou no bloco e comprar um novo. Ainda bem que vi isso, pois poderia haver algum tipo de vazamento.
Pretendo, ainda antes levar na casa de radiadores, tirar o parafuso de dentro e substituí-lo. Pra isso, dei uma pesquisada e vou usar um saca parafuso (macho com a rosca invertida), assim que fizer, tiro umas fotos do passo a passo para que possa ajudar alguém. Vcs sabem as especificações desses parafusos do cárter? São todo iguais em tamanho? Antes de comprar, vou tirar a ponta que está presa, mas se alguém souber ajuda..rs
Uma coisa que notei é que o cárter, aparentemente, está vedado com silicone, isso é normal?
Aqui seguem algumas fotos ilustrativas do parafuso preso:
Anexo 439552
Detalhe do parafuso que quebrou
Anexo 439553
Ah, esqueci de comentar, comprei um manual "Haynes" das 4Runner até 1995 (segunda geração), em espanhol.
(En Española) Toyota Camionetas y 4-Runner Haynes Manual de Reparación: 1979 al 1995 (Todos los modelos compactos con motores de gasolina. No incluye información para los motores diesel o T-100)
Pelo que li nos fóruns gringos (e eles sempre o recomendam), nesse manual tem tudo, explicando passo a passo as manutenções, preventivas e corretivas. Assim que chegar, vou ver como é e, se der, escaneio pra disponibilizar pra vcs.
Leandro
Quanto ao radiador, te dou uma única solução: compre um novo!
Nem pense em mandar recondicionar, soldar, varetar, remontar, ou qualquer outro "ar".
Apenas o trocar!
Fiz essa história de arrumar primeiro.
Perdi tempo, dinheiro e confiança por alguns meses, tanto que troquei por um novo 20 horas da nossa viagem, tamanha a preocupação.
Fez um bem danado pra viatura, pois melhora muito a refrigeração do motor.
Faça isso e, boa sorte!:concordo:
Faz exatamente isso. Toca por um NOVO. Também passei por isso. A confiança no carro e a tranquilidade são fundamentais. O sistema de arrefecimento do carro tem que estar perfeito.
Outra coisa: coloca uma TAMPA DO RADIADOR ORIGINAL. É peça que precisa ser de qualidade garantida e não é tão caro.
Abraços