Postado originalmente por
r0d
Estou bem contente com a minha e acho ela uma excelente viatura. Vai fazer 2 anos que tenho ela. Uso ela para trilhas e viagens.
O motor dela é bem fraquinho mas é muito durável. Viajar com ela é contemplar a paisagem. Não acho ruim. Além disso, faço trilhas sem dificuldades. O único upgrade até agora foi um jogo de 31 mud.
Comprei ela com motor fundido e gostei 10 mil para fazer ele, trazendo todas peças de fora (virabrequim, bielas, anéis, juntas, bombas, etc). Todas peças acha-se com muita facilidade nos EUA, pois ela é muito popular lá.
Depois de fazer o motor, andei 20 mil km em 2 anos e simplesmente não tive nenhum problema no motor. Nada mesmo. Só troca oleo e filtro.
O motor dela é injetado multiponto, com sistema bem simples e poucos componentes. Porém possui muitas linhas de vácuo para regular varios componentes. Meu consumo é 5 km/l na trilha, 7 km/l na cidade e 9 km/l na estrada. Usar pneus acima de 31 deixam ela muito lenta.
300 mil km não é nada. Tem que ver realmente a conservação geral da viatura.
Minha recomendação para vistoria do carro é observar:
-Se há vazamentos no motor e diferenciais. Se estiver tudo lavado e brilhando, descofie.
-Muita atenção ao ponteiro da pressão do óleo. Ele deve ficar bem no meio em situações normais (2 mil rotações para cima). Se o ponteiro ficar abaixo da metade em plena operação, desconfie.
-A marcha lenta. Deve sem lisa, constante e sem engasgos. Esse carro usa diversas linhas de vácuo para controla a marcha lenta. Se uma estiver zuada ou trocada, a marcha lenta fica estranha.
-Funcionamento do vidro elétrico da tampa traseira.
-Acionamento do 4x4. Ele usa vácuo para unir os dois semi-eixos dianteiros. Se as mangueiras do vacuo estiverem zuadas, não engata.
O resto é a vistoria padrão para comprar qualquer carro: parte elétrica, ar condicionado, vidro elétricos, acabamentos, etc.
Esse tipo de carro compra-se pela emoção e não pela razão. Hehe. Se você bater o olho e gostar, pode levar. Agora se você ver um monte de defeitinhos, melhor procurar outro.