dorderf,
Veja a turbina CT12B, dos motores 1KZT & 1KZT-E à venda no Ebay:
CT12B TOYOTA 4 Runner 1KZT-3 HI-LUX LANDCRUISER 3.0/4 3.0L D1KZ-TE TURBO CHARGER | eBay
Um abraço, Delfim.
Versão Imprimível
dorderf,
Veja a turbina CT12B, dos motores 1KZT & 1KZT-E à venda no Ebay:
CT12B TOYOTA 4 Runner 1KZT-3 HI-LUX LANDCRUISER 3.0/4 3.0L D1KZ-TE TURBO CHARGER | eBay
Um abraço, Delfim.
salve moçada, voltei da serra da canastra, alias, lugar maravilhoso aonde nasce rio Sao francisco , rodei 1.600 km dos quais uns 300km com 4x4 e alguns trechos com reduzida , conclusao .. Puta carro maravilhoso, valente .....nao baixou uma gota de agua e oleo , suspensao perfeita , macia , estrada com piloto automatico a 110 km / hora nos 1300 km de alfalto, muito torque, estavamos em 4 pessoas mais bagagem e nas trilhas em 6 pessoas .... enfim ....valeu cada centavo dos 8.500,00 gastos , carro fantastico em trilhas e maravilhoso em asfalto .....
abraços
milton
Banzai, acho que não é normal... Agora tô fazendo o motor inteiro, cima e embaixo, e quero ver se esse barulho permanece.
Hj acredito piamente que tenha sido o quarto pistão batendo em razão do bico injetor problemático + água vazando do cabeçote para o motor.
Uma coisa que aprendi disso tudo é que se, pela manhã, ou ao passar muito tempo com o carro parado, ele soltar fumaça branca ao ligar, há uma chance muito, mas MUITO grande, do cabeçote já ter ido pro espaço!
Se isso acontecer, voe pra confirmar o problema, antes trocar um cabeçote por uns 2000,00 que gastar 10 mil pra fazer o motor inteiro!
Senhores,
vou contar um pouco da historia da minha recem-adquirida SW4 97/98 3.0 TD.
A adquiri faz duas semanas de um particular em SP mesmo. Ela está com 207.000 KM
(fiz um preview e ficou imensa a historia entao a resumi com fatos mais relevantes):
Resumo de acontecimentos com relacao ao sistema de arrefecimento motor:
Dia 5 de Outubro:peguei o carro e vim para Indaiatuba (100 KM de SP) e tudo tranquilo.
Dia 6 de Outubro:No sabado voltei a SP rodei por la para comprar algumas coisas e voltei novamente a Indaia.
Dia 7 de Outubro:No domingo fui em uma cidade proxima a Indaiatuba e voltei no mesmo dia.
Resumo de 3 dias: Rodei 700 KM e sem sinais de problemas de aquecimento.
Dia 11 de Outubro - percurso de 400 KM - asfalto (rodovia dos Bandeirantes indo para Uberaba) - aqueceu - Radiador com pequena quantidade de agua, reservatorio com agua - (4x2)
Dia 12 de Outubro - percurso de 170 Km - cascalho, terra (Serra da Canastra) - tudo normal, sem aquecimento (4 x 4)
Dia 13 de Outubro - Percuso de 150 KM - cascalho, terra (Serra da Canastra) - aqueceu - Radiador sem agua (forte vapor se soltou), reservatorio com agua - (4x4 reduzida)
Dia 14 de Outubro - Percurso de 300 KM - asfalto (Anahanguera, eu acho) - aqueceu - Radiador com agua fervendo e forte vapor, reservatorio com agua (4 x 2)
Dia 20 de Outubro - Percurso na cidade - sem anomalias, carro sem aquecimento
Dia 21 de Outbro - verifico o nivel do radiador de agua de manha cedo, nivel correto, sem bolhas, sem espuma.Reservatorio na marca de "Full".Deixo aquecer o motor por 5 minutos e saio em direcao a estrada.
Pela primeira vez forço o acelerador e eis a minha supresa... O carro mal chega a 120 Km/h e novamente aparece o comportamento anomalo da temperatura após 10 minutos de estrada.
Fatos que me chamaram a atençao nesse teste: (aquecimento le-se temperatura aproximando-se ao nivel da risca vermelha - mais um espaco da espessura do proprio ponteiro para atingir o vermelho)
- nao ha vazamento aparente no sistema (ao menos a olho nu)
- nao ha indicios de fumaça branca saindo do escapamento (é ate bem preta)
- nao ha dificuldade em pegar de manha cedo (6:00)
- nao chega a 120 Km/h (nao sei se deveria ou nao)
- subidas leves, aceleram o aquecimento.
- ao deixar em ponto morto o motor tende a baixar a temperatura
- ao rodar dentro da cidade, após ter aquecimento na estrada, novamente o mesmo comportamento.
- cheguei em casa
Ja paranoico comecei a procurar por razoes e claro ja pensando em levar ao mecanico para ver o que esta havendo, mas trabalhar com TI é o mesmo que trabalhar no pregao, nao tem tempo para nada.
Pois bem , li todos os relatos dos gurus das SW4 sobre aquecimento e cabeçote (Sergio Holanda, Jeff Catunda entre outros).
Meus caros eu li praticamente todos os posts da discussão de vários membros do forum.
Uma discussao desse porte é facil de se perder e ficar confuso para tanto que, para amenizar esse fato, fui anotando as partes mais objetivas e contundentes para nao somente tentar entender o problema, como tambem para sana-lo.
Ainda assim, confesso que por opinioes controversas, ainda restaram duvidas, mesmo por que alguns fatos que aconteciam com alguns nao coincidiram com os meus.
Passos que identifiquei da discussao do site 4x4 e que vou seguir:
- varetar o radiador
- trocar a tampa do radiador
- torcar a válvula termostática
- utilizar o liquido de arrefecimento da Toyota ( na proporção de 10% por 90% de agua OU 40% por 60%, ainda estou na duvida)
- verificar pressao do motor e teste de pressao no radiador
- trocar todos os líquidos e filtros (ja planejado)
- verificar eventuais danos (trincas) no cabeçote
- trocar mangotes
Duvidas:
- supondo-se o pior - troca de cabeçote. As peças citadas pelo Milton são as que devem ir no conjunto com o cabeçote ou depende do estado delas, podendo-se, eventualmente, aproveitar as ja existentes?
- a SW4 deveria chegar a velocidades superiores a 120 km/h em uma reta (ainda que nao seja prudente mante-la por muito tempo)
- Qual a diferença de comportamento do sistema de arrefecimento com o carro em ponto morto ou uma marcha engatada? Existe alguma?
- Como identificar se o meu radiador é o original ainda (o meu tem a chaleira de plastico). Alguem poderia indicar ou postar foto da diferença de dimensões?
E eu pensando em colocar pneus 31 x 10,5 e kit de suspensão ironman... :(
O problema é esse. Indícios que ao menos identifiquem de uma vez o problema e to vendo que nao ha outra forma senao levar a um mecanico para abrir o cabeçote. E não conheco mecanico aqui em Indaia. Devo levar em Sampa mesmo.
Mas obrigado pela resposta Dorderf.
Quanto pagou pelo kit? Vi o kit por cerca de $2.800 para SW4 e estava pensando colocar na minha (antes de me deparar com o problema de aquecimento que se tornou urgente).
A sua rabeava muito em estrada de terra com costeleta?
Que pneus tem a sua?
Voce tem fotos dela?
Eu acho que o Milton optou por originais pelo uso dele, mas o valor que ele pagou e praticamente do ironman:
2 Molas traseira originais - r$ 794,00
2 molas dianteiras originais - R$ 1.016,00
4 Amortecedores originais - R$ 1.110,00
Banzai, a pergunta foi pro colega Fgonelli, mas sou intrometido. Uma das coisas boas do meu carro foi ele já ter vindo com pneus 31x10,5x15. São excelentes!
Gastei cerca de R$ 2.900,00 no kit ironman (nitro gás, mas barato que o foam cell - mais indicado pra quem toda semana tá em trilha -). Hj o preço tá maior por conta do aumento do dólar. Digo uma coisa: se puder, compre! São sensacionais e o carro fica um caminhão de alto.
BANZAI
Minha experiencia de andar aquecendo por sumir água : MESMO O MOTOR NÃO CHEGANDO COM O PONTEIRO NO VERMELHO e vc constatando saída de vapor d'água , É PQ A ÁGUA PASSOU DOS 100ºC e qto mais vc andar assim vc vai danificar o motor SE JÁ NÃO DANIFICOU , fiz o motor da minha por duas vezes em 8 meses pq DESDE QUE FOI FEITO O MOTOR PELA 2ª VEZ O MECA NÃO VERIFICOU QUE O CABEÇOTE ESTAVA RUIM , MAS ESTAVA , com 7.000 km rodados fiz novamente e CONTINUOU SUMINDO ÁGUA E COM 1.000 KM DE FEITO PELA 3º VEZ RETIREI O CABEÇOTE E COMPREI UM NOVO E ACABARAM-SE TODOS OS PROBLEMAS DE SUMIR ÁGUA E ESQUENTAR .
Sugiro a vc TROCAR O CABEÇOTE POR UM NOVO e se o carro continuar ruim , faz o restante do motor , ou seja : A PARTE DE BAIXO , pq a parte de cima vc fez primeiro e fica mais barato do que parte de baixo .
Esta história que vc contou , EU PASSEI POR DUAS VEZES EM 8 MESES , sei o que é isto e cada um fala uma coisa e a AGONIA NÃO PASSA E NADA É RESOLVIDO . Só depois do cabeçote trocado que foi resolvido tudo .
Meus 0,001% de contribuição .