Petrônio, Elmer e todos,
Como o Elmer disse, depois de ouvir muitos amigos e inclusive ele que conhece o 14B "por dentro" eu resolvi turbinar o da minha éx Band´ida.
Pesou principalmente que esse motor fora do Brasil é turbinado de fábrica, sendo usado inclusive em pequenos ônibus e caminhões 3/4.
Eu usei a turbina APL 240 valvulada da master power, e o kit da maxcooler, inclusive o intercooler.
Hoje eu optaria por uma turbina menor, para a potência e o torque chegarem antes, algo em torno de 1.400 giros, com a APL chegava com 1.600 acima e com 2.200 estava cheia de vida, transformando o calmo motor em uma usina de força. he he he.
Se eu pegar outra Bandeirante com 14B a primeira coisa que faria era turbinar novamente.
Eu usava 0,6 de pressão, mas quando coloquei deixei ela ir a 1.0 kg e a embreagem não aguentou, então troquei a embreagem e abaixei a pressão.
Mas que com 1.0 de pressão, não é muito e o motor fica muto forte, forte mesmo.
Abraços,