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Tópico: Suspensão Band!

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de titanium
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    Alguns materiais de referência!

    O Aço SAE 5160 é o utilizado para feixes, pois apresenta boa resistência a fadiga.
    Aço SAE 5160 | Favorit


    Material que fala MUITA coisa sobre Feixes de Mola. Dicas de manutenção, construção, projeto, etc.:
    Suspension Specialists, Technical Bulletin Number 4
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  • #2
    Usuário Avatar de titanium
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    Agora o amigo MarcioNatal vai ter que virar vendedor das bolachas e eu estou com a Senha 01!!!
    rsrsrs..

    mas Fabiano, quanto saiu essa revisão? O que precisou fazer de fato?

    abracos
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  • #3
    Usuário Avatar de Ismael Reghin Filho
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    Oi gente.

    Na minha Band eu usava as buxas amarelas. Foram colocadas na reforma e estavam com 16.000 km e em ordem. A minha Band é preta e estava com alguns detalhes em amarelo (motor, amortecedores, calços do capô do motor, adesivos).
    Como resolvi trocar tudo por vermelho, pintei o motor, os amortecedores (dessa vez pintei também o amortecedor da direção), as 4 pinças do freio a disco, os calços do capô do motor, as buxas dos amortecedores e também as buchas do molejo. Não fiz isso pensando muito na questão da durabilidade ou eficiência. Fui mesmo, na questão da decoração, hahahah...
    Mas antes usava as buxas tradicionais, depois as amarelas e agora vamos experimentar as vermelhas.

    Uma modificação que eu fiz nos jumelos traseiros da minha band, foi colocar os jumelos do 1113. As buchas dele são com aço por fora, depois borracha no meio e por dentro um cano de aço. No interior deste cano é colocado um pino que é furado e tem engraxadeira. Então, nas faz barulho e na revisão que fiz agora (troca das buchas vermelhas), foi verificado que estão em perfeita ordem (com 16.000 km e +ou- 4-5 anos). Na traseira, eu acho que vale a pena colocar estes jumelos. É um sossego total.

    Na questão do feixe de molas, eu penso como um dos foristas (acho que foi o elmestizo). São veículos antigos, que os donos fizeram de tudo, inclusive não fazendo nada (só usando sem parar pra manutenção). Na minha camionete, quando a gente usava na fazenda, vivia arqueando molejo. No começo fica dura feito uma pedra. Fica alta feito o pico da neblina. Depois volta tudo como era e não demora muito. Houve vezes, em que por ela ficar carregada 2 ou 3 dias, foi o suficiente pra perceber um arriamento considerável. O resto é achismo da gente, porque não tem como a gente saber qual é a taxa de flexibilidade que estas molas judiadas estão e nem como fica depois de arqueadas. Tive jeep toyota capota de lona e não foi nem uma nem duas vezes, que eu vi o posto de molas ter que refazer o jeep, porque ele ficava torto. O moleiro arqueia a mola manualmente e não tem como ele deixar tudo igualzinho. Quando reformei a camionete, eu banquei o esperto e fiz simplesmente o seguinte: joguei tudo fora e coloquei feixes novos.

    O que tem me incomodado na verdade, é um barulho que minha camionete faz, quando esterço ela parada. A impressão que me dá, é que na parte de trás do molejo dianteiro, onde ele é fixado no chassis, quando você esterça de um lado o outro (fim de curso), parece que o olhal do feixe de molas se desloca de um lado para o outro, de repente, fazendo um barulho estalado bem alto. Se for isso mesmo, alguém sabe como resolver?
    4X4 Brasil
    Ismael /Band Mafiosa OM314-S,LDA,K-16,Intercooler,Escape 3",CD,DH,Faróis Hella,Scorro 7,5",Dunlop GT
    AT3 265x70x16, Rabicho "G",Parachoque USA.

  • #4
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    Norival,
    Uma solução com bom custo X benefício é colocar os turbo gás da Ranger Argentina, mas vc não vai ter regulagem.
    SW4 95 caveirão

  • #5
    Citação Postado originalmente por Dimasi Ver Post
    Norival,
    Uma solução com bom custo X benefício é colocar os turbo gás da Ranger Argentina, mas vc não vai ter regulagem.
    isso e lenda os amortecedores das band acima de 93 ja sao duplo fluxo e custao metade do preco dos da ranger ja testei nao muda nada...
    Amarok CS S 17/17
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  • #6
    Usuário Avatar de titanium
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    Dudu, acho que os amortecedores das Bands acima de 93 têm medidas diferentes das abaixo de 93.
    Confere?

    Eu acabei de trocar os meus amortecedores originais (estavam bons) por Ranchos com 9 regulagens...
    Dá uma boa diferença!
    Tudo bem que a band NÃO vai virar um Landau!! Mas melhora bastante!
    Só não sei se vale exatamente o valor que pedem.... MASs..... fazer o que ne!?

    Abraços
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #7
    o que muda sao os amortecedores dianteiros do jipe e da picape , os do jipe sao um pouco mais firmes e um pouco mais curtos, nao tenho aminima ideia pq... abaixo de 93 os amortecedores sao fluxo unico... mas mesma medida... entre usar os da ranger e os originais da band, muito mais negocuo os da band ja que nao muda nada.... os rancho sim melhoram muito, ja usei os procomp na terra fazem bastante diferenaca....na minha a diferenca de custo nao vale. testarei os offshocks...
    Amarok CS S 17/17
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  • #8
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    Olá!
    Agradeço pelas informações. A experiência de quem usa me convence.
    O que mais me incomoda na minha Band é o balanço, sobe-desce, no asfalto (já que nossos asfaltos são remendos de tapa-buraco!). Tenho a impressão de estar andando de charrete! No meu entender isso ocorre porque os amortecedores não trabalham, não amortecem os movimentos.
    Estou certo?

    Att
    Norival
    Schroeder/SC

  • #9
    Usuário Avatar de nirlei
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    Rodei muito tempo com amortecedores originais na minha Band. Atualmente uso amortecedores Rancho no eixo traseiro e Turbogás Cofap (da Ranger 97) na dianteira. Ficou bem mais confortável. Só achei os Turbogás um pouco macios demais. Depois de outras prioridades, vou trocá-los pelos Rancho.

    Abrass.
    Nirlei Pires
    Band Curta 91t
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  • #10
    Usuário Avatar de helder.dir
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    Citação Postado originalmente por nirlei Ver Post
    Rodei muito tempo com amortecedores originais na minha Band. Atualmente uso amortecedores Rancho no eixo traseiro e Turbogás Cofap (da Ranger 97) na dianteira. Ficou bem mais confortável. Só achei os Turbogás um pouco macios demais. Depois de outras prioridades, vou trocá-los pelos Rancho.

    Abrass.
    Amigo Nirlei, porque o fato de o Turbogás ser macio demais é ruim? Vc usa seu carro para o dia a dia, apenas pra trilha ou pra tudo?
    O meu eu uso pra tudo.
    Os Rancho que você disse seriam aqueles de regulagem?

    Abraços
    Bandeirante Longa 89, OM364LA (MB914), 5m, C&P 12x35, pneus 35, DH, AC

  • #11
    Usuário Avatar de titanium
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    Dudu, se for investir e não tiver pressa, vai de Bilstein!
    Não tem regulagem, mas ele sabe resolver "a parada"! rsrs..

    Só não comprei por que estava com pressa....... senão teria ido de Bilstein.

    PS: comprar direto lá fora e trazer, mesmo pagando imposto, sai mais barato.

    Abraços!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #12
    Usuário Avatar de nirlei
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    Helder, não achei ruim de maneira nenhuma. Melhorou bastante comparado ao original. Só achei que a viatura ficou inclinando um pouco mais em curvas. Coisa bem sutil mas notei a diferença. Agora, se for instalá-los, vale lembrar que só dá certo em suspensões com jumelos altos. Se tiver utilizando jumelos originais, ele bate no início do curso. Os Rancho na traseira são os que tem regulagem sim (nove, no total). Na prática, fui testando as regulagens até deixar numa que funcione bem em qualquer situação. No primeiro passeio que fizemos após a troca pelos Rancho, a patroa elogiou o comportamento da suspensão na trilha. Bom sinal, né?
    E sim, uso a Band quase todos os dias.

    Grande abraço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00038_r.jpg  
    Nirlei Pires
    Band Curta 91t
    Franca - S.P.

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