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Hybrid View

  • #1

    Faça Você Mesmo!! ( Helice 10 Pás Toyota Bandeirantes )




    Bom Pessoal estou criando um topico de ajuda aos interessados nessa modificação, fiz a alteração da helice seguindo algumas dicas dadas em topicos do colega Francisco Bicalho, achei que faltava mais informações disponiveis para todos, estou postando esse Faça Você Mesmo com a idéia de iniciar uma serie de topicos e Faq´s que possam ser feitos por todos, claro contando com o moderador para corrigir possiveis erros.

    Bom Começando então

    Essa adaptação jah foi testada e aprovada por alguns colegas e agora por mim,
    trata-se de alterar a helice original de 5 e 6 pás, por uma do motor 366 de 10 pás, ficou exelente aqui, com o detalhe do barulho em alta rotação classicos de motores 6 cilindros, que particularmente achei muito bonito.


    Primeiro compre uma helice, Varia o preço de lugar para lugar Helice de poliuretano 10 pás do motor om-366:



    Ela vem com tamanho maior que a original necessita eliminar um pedaço em cada pá, eu retirei 4,5 cm, que jah coube bem no espaço do radiador e suportes, livrei cerca de 2 cm de qualquer coisa q pudesse pegar:



    Dei os Devidos Acabamentos:





    Pronta ela ficou assim, cortada exatamente igual, medição feita com paquimetro, Alguns podem perguntar sobre balanceamento!! Por ser de plastico e leve, os cortes feitos com tamanhos idênticos, não houve alteração, conversei com um engenheiro mecanico que me informou ser despresivel tal consideração, levando em conta a vibração do motor, peso da peça, e a força centrifuga, e centripeda da helice, Confirmando nossas idéias novamente.



    A instalação é simples, consiste em retirar a antiga e colocar a nova, tem que levar em conta se o motor jah possui o espaçador da polia, no meu caso, já existia, por ser o motor om-364 infelizmente não sei dizer se os motores mais antigos possuem, é um tarugo de ferro que vai entre a polia e a helice, possui os 6 furos para passagem dos parafusos, até a fixação.



    Bom finalizando a instalação tive que colocar algumas arruelas para dar a mesma espessura da antiga helice, utilizei 3 arruelas em cada parafuso, em todos os 6 que fixam, totalizando 18 arruelas, isto é importante, pois se os parafusos passarem ficarão pegando por trás da fixação, prendendo no motor, e não irá girar a polia, trancando a helice.



    Gostei muito do resultado, a ventilação é absurdamente maior, o barulho é lindo, e o preço indiscutivel, quem executar coloque aí suas observações, e os que tiverem problema tambem informe pra todos ficarem sabendo!

    Agradecimentos, ao colega Francisco Bicalho, Ao amigo Willian Silva que ajudou na instalçao, nas latinhas, e no churrasco, e aos demais que citaram essa adaptação em outros topicos.

    Abrçs....

    Vlw
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Aurélio
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    Agradecimentos: 2
    Opa.
    Show de bola, Luiz André.
    Posso divulgar?
    Abs
    Aurélio

  • #3
    claro, á vontade

  • #4
    Usuário Avatar de Glauco mendes
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    12/01/2008
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    Citação Postado originalmente por Luiz André Ver Post
    claro, á vontade
    Xárope o serviço , me tira umas duvidas Luiz, quanto ficou o custo, a fixação junto da polia é semelhante a original , referente as arruelas se colocar parafusos menores ñ necessita?

    Abs....
    Glauco Mendes...
    Cel: ( 53 ) 999052393 ( watts )
    Email: glaucomendes0@gmail.com

  • #5
    Citação Postado originalmente por Glauco mendes Ver Post
    Xárope o serviço , me tira umas duvidas Luiz, quanto ficou o custo, a fixação junto da polia é semelhante a original , referente as arruelas se colocar parafusos menores ñ necessita?

    Abs....
    O custo ficou em 55 reais q é o valor da helice aqui de boa qualidade, as arruelas eu jah tinha, a furação é identica a original, entra bem justa, a questão dos parafusos é optativa, eu não tinha como cortalos, ou menores no momento, jah que tinha as arruelas optei por colocar, e por ficar mais facil pra mim!!

  • #6
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
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    X2 ...

    Apesar de não gostar de hélice de plástico no off-road e de ver várias vezes algumas quebrando e dando prejuizo ao transpor areas com agua em nível razoavel ... Coloquei e fiz o mesmo trabalho na minha band com OM 364. Realmente, falando de ventilação, não há o q comparar ....Minha band agora para chegar na marcação dos 50º, demora... e qdo chega, não passa dali... Esta helice, no meu caso, acaba refrigerando até o intercooler.. ahuahuahau ... Mas vamos ver ate qdo ela dura... Já tive o radiador torturado por helice... e nao eh nada legal.. ahuahuahau

    Na minha opinião para ficar 100%, a helice deveria ser de aluminio....

    Parabens pela iniciativa do topico !! Show de bola e tb estou contribuindo com uma foto do serviço ...

    Abs...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -helice.jpg  
    Felippe (Bob Filho)

  • #7
    Banido
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    Citação Postado originalmente por Glauco mendes Ver Post
    Xárope o serviço , me tira umas duvidas Luiz, quanto ficou o custo, a fixação junto da polia é semelhante a original , referente as arruelas se colocar parafusos menores ñ necessita?

    Abs....
    luiz, poderia citar onde é possivel comprar essa helice?

    ...e se tem como comprar pela internet, com entrega via correios?
    abraços

  • #8
    Parabens André pelo tópico

    Neste final de semana comprei e instalei a helice de 10 pás na band.
    Realmente a ventilação aumenta de forma absurda.
    O ruído do motor não mudou muito, (mas tbm. como ouvir algo alem do motor da band?)
    Eu procurava uma solução pq depois do turbo da band ela passou a esquentar um pouco mais e acho que essa helice nova tá ajudando bastante.

    abs.

    Citação Postado originalmente por Luiz André Ver Post
    Bom Pessoal estou criando um topico de ajuda aos interessados nessa modificação, fiz a alteração da helice seguindo algumas dicas dadas em topicos do colega Francisco Bicalho, achei que faltava mais informações disponiveis para todos, estou postando esse Faça Você Mesmo com a idéia de iniciar uma serie de topicos e Faq´s que possam ser feitos por todos, claro contando com o moderador para corrigir possiveis erros.

    Bom Começando então

    Essa adaptação jah foi testada e aprovada por alguns colegas e agora por mim,
    trata-se de alterar a helice original de 5 e 6 pás, por uma do motor 366 de 10 pás, ficou exelente aqui, com o detalhe do barulho em alta rotação classicos de motores 6 cilindros, que particularmente achei muito bonito.


    Primeiro compre uma helice, Varia o preço de lugar para lugar Helice de poliuretano 10 pás do motor om-366:



    Ela vem com tamanho maior que a original necessita eliminar um pedaço em cada pá, eu retirei 4,5 cm, que jah coube bem no espaço do radiador e suportes, livrei cerca de 2 cm de qualquer coisa q pudesse pegar:



    Dei os Devidos Acabamentos:





    Pronta ela ficou assim, cortada exatamente igual, medição feita com paquimetro, Alguns podem perguntar sobre balanceamento!! Por ser de plastico e leve, os cortes feitos com tamanhos idênticos, não houve alteração, conversei com um engenheiro mecanico que me informou ser despresivel tal consideração, levando em conta a vibração do motor, peso da peça, e a força centrifuga, e centripeda da helice, Confirmando nossas idéias novamente.



    A instalação é simples, consiste em retirar a antiga e colocar a nova, tem que levar em conta se o motor jah possui o espaçador da polia, no meu caso, já existia, por ser o motor om-364 infelizmente não sei dizer se os motores mais antigos possuem, é um tarugo de ferro que vai entre a polia e a helice, possui os 6 furos para passagem dos parafusos, até a fixação.



    Bom finalizando a instalação tive que colocar algumas arruelas para dar a mesma espessura da antiga helice, utilizei 3 arruelas em cada parafuso, em todos os 6 que fixam, totalizando 18 arruelas, isto é importante, pois se os parafusos passarem ficarão pegando por trás da fixação, prendendo no motor, e não irá girar a polia, trancando a helice.



    Gostei muito do resultado, a ventilação é absurdamente maior, o barulho é lindo, e o preço indiscutivel, quem executar coloque aí suas observações, e os que tiverem problema tambem informe pra todos ficarem sabendo!

    Agradecimentos, ao colega Francisco Bicalho, Ao amigo Willian Silva que ajudou na instalçao, nas latinhas, e no churrasco, e aos demais que citaram essa adaptação em outros topicos.

    Abrçs....

    Vlw

  • #9
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Desde março tenho essa solução instalada na minha Band, no meu caso tirei somente 2cm.

    Eu ainda tive que chegar o radiador uns 2cm para trás para colocar uma ventoinha elétrica entre o intercooler e o radiador de água, ficou a conta.

    Quanto maior o giro, maior o barulho... ficou ótimo!

  • #10
    Testei a band na estrada resultado

    Com o turbo e a helice original a temp. chegava nos 90oC
    Com a helice nova de 10 pás a temperatura não passou de 70oC.
    Aprovada!!!!

  • #11
    turbinei a minha e acabei vendo-a esquentar mais que antes.
    sempre andou nos 85 e agora bate os 90, 95 em subidas muito longas.
    mexi no radiador e coloquei de 4 canaletas, melhorou bem, mas ainda belisca os 90.
    ja tive uma dessas de 10 pas de plastico e nao aguentou uma trilha, exatamente como o Fe_jipeiro falou. respingou agua, quebrou... voltei pra de ferro original.
    estou tentando comprar a de aluminio, mas se nao se faz trilha, essa receita de 10 pas de plastico é 10. sopra pra caramba.
    Roger, para nao passar dos 70, sua valvula termostatica é de quanto? a minha é de 85 oringinal do om364.
    os demais amigos que tem esse motor turbinado, mudaram a valvula?
    Otavio Godoy
    ---------------------------
    TAM - Toyota Amarela

  • #12
    A minha é do 608 mesmo, mas já aviso, a temperatura da sua band está correta tem que ficar entre 80 e 90oC se trabalhar muito frio dá problema de desgaste prematuro.
    Vou troca a minha por uma do 364 tbm.

    Abraços
    Citação Postado originalmente por tavio_g Ver Post
    turbinei a minha e acabei vendo-a esquentar mais que antes.
    sempre andou nos 85 e agora bate os 90, 95 em subidas muito longas.
    mexi no radiador e coloquei de 4 canaletas, melhorou bem, mas ainda belisca os 90.
    ja tive uma dessas de 10 pas de plastico e nao aguentou uma trilha, exatamente como o Fe_jipeiro falou. respingou agua, quebrou... voltei pra de ferro original.
    estou tentando comprar a de aluminio, mas se nao se faz trilha, essa receita de 10 pas de plastico é 10. sopra pra caramba.
    Roger, para nao passar dos 70, sua valvula termostatica é de quanto? a minha é de 85 oringinal do om364.
    os demais amigos que tem esse motor turbinado, mudaram a valvula?

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