Postado originalmente por
hercilio.neto
Marcio,
O braço da suspensão do Engesa é preso ao eixo em 2 pontos no suporte, isso tem a finalidade de impedir o movimento de giro do eixo.
Conforme o Hugo explicou, quando a suspensão trabalha para cima e para baixo, o eixo movimenta lateralmente puxado pela barra panhard e quando é somente uma das rodas, o esforço sobre a barra é ainda maior. É um movimento mínimo, mas força esses pontos de fixação.
Na suspensão original esse movimento mínimo é permitido pelas buchas. Repare que a barra possui um olhal em cada ponto desses, onde vão as buchas.
Acredito que no caso da suspensão do Guiga, embora não dê pra ver, a chapa "U" contenha essas buchas. Até porque, com o olhal, não dá para fixar com parafusos diretamente na chapa, necessita da bucha para ser preso.
Desculpe-me explicar uma coisa que eu sei que você já sabe e que só estava alertando sobre o risco. É que desse jeito, outros podem compreender o que está em discussão e contribuir com ideias.
Vou entrar em contato com a Cinfel. Pelo que eu vi, o kit deles é muito bom. Talvez eu vá comprando as peças deles aos poucos e simultaneamente vou procurando peças usadas da suspensão do Engesa para tentar baratear o projeto.
A conclusão triste é que no momento não tenho disponibilidade financeira para fazer tudo de uma vez (nem mesmo no Kiko).