Se fosse assim as do Engesa e as do Troller iam dar problemas direto? abs...
Versão Imprimível
[QUOTE=hercilio.neto;1890648]O Roger tem razão.
A lâmina principal do feixe tem a propriedade de torcer longitudinalmente e permite que o eixo se movimente. Da forma como está colocado qualquer movimento do eixo que não seja paralelo às longarinas força a barra a girar.
.Citação:
A não ser que não force a suspensão a trabalhar... Nada de trilhas
Mesmo sem forçar, mesmo andando o tempo todo "ON" sem trilha, vai quebrar se a bucha for rígida.
Hercílio, é bem por aí mas a bucha tem que ter flexibilidade e resistêcia mecânica. Já usei nos engesas PU e não durou muito mas não se pode desmerecer esse material pois eles existem várias densidades mas o que se vende é sempre uma incógnita!Citação:
Se a bucha for rigida, vai quebrar a barra ou o parafuso. Se a bucha for flexivel, não vai durar nada.
A um pouco mais de um ano fiz todas as buchas da suspensão de um engesa com borracha lonada de pneu e tá aguentando muito bem. A viatura é de uso diário, roda bagarai!
Em tempo, não quebra o parafuso, quebra a barra.
Eu comprei numa loja que vende acessórios e faz reparos de molas de carreta, vem na forma retangular e na espessura de 25mm, tem outras espessuras tb.
Cortei no diâmetro com serra copo, bem simples de fazer.
Soube de uma loja ou uma empresa na região de BH que faz sob encomenda e com ótimo acabamanto. Vou procurar o link e posto aqui.
Buchas de borracha lonada sob medida.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/en...as-engesa.html
Roger, se eu fizer a suspensão dianteira 2Link, partindo das barras do Troller, e a traseira 3Link, vc faz idéia de quanto irei gastar? As molas acho que o mais razoável seria usar as molas do Agrale Marruá.
No Troller a barra é fixada ao chassi de outra forma. A barra rotaciona na bucha... veja esse vídeo.
duvido outro Troller visto assim - YouTube
No Bandeirante foi colocada diferente, não tem como rotacionar.
http://img2.mlstatic.com/vendo-toyot...276_032013.jpg
Não sou engenheiro mecânico (estudei engenharia civil), mas é instintivo que a barra precisa rotacionar quado o eixo não está paralelo ao chassi, se não, quebra. Acho até que as buchas de borracha (que permitiriam o movimento) não aguentariam por muito tempo até ficar com folga.
Estou errado?
Hercílio, não tinha olhado direito a suspensão do Bandeirante, mas é verdade, está montado errado!
Dalmo, são 3 links, dois longitudinais e 1 transversal como nos engesas,troler.
Não sei dizer quanto ficaria uma suspensão a partir das peças do troler, teria que cotar.
As molas e amortecedores seriam a "equação" principal do conjunto, teria que partir para testes até encontar o par ideal.
Não está errado Hercílio, o raciocínio é esse mesmo, porém, é possível montar as barras longitudinais com buchas em ambos os lados desde que essas buchas tenham uma construção que permita esse deslocamento. Os Samurais depois de 97, se não me engano, usam essa montagem.
As buchas de borracha aguentam sim desde que tenham resistência mecânica para essa utilização e o curso da suspensão não exceda o limite dos alojamentos das barras . Até carretas usam buchas de borracha nos tensores...