É muitos detalhes precisam ser observados, caso contrário não ficará bom!! achei um meca em brasília que é especialista em suspa e construção de monstros. Estamos dialogando, logo postarei novidades.
Abçs
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Ola Amigos!
Sei que estou devendo respostas por aqui e tb o retorno a uma MP do amigo DeMelo. Estou em uma correria braba desde o inicio do ano mas vou dar um jeito e já volto com as infos hoje à noite OK?
Abraço
Pessoal um amigo me mandou um link de duas toy com molas espirais
http://mediacenter.clicrbs.com.br/te...449&channel=99
Vejam como não é lenda e realmente fica bom
Hoje liguei para o Silvio de Campo Grande ele fazia suspensões helicoidais para Bands, o cara é muito atencioso e gente boa.
Ele me falou que realmente é necessária a troca do sistema de direção, e que ele costumava usar a Omega pela localização das mangueiras não pegarem no radiador, se não sabem a caixa do Omega é a mesma dos primeiros Troller.
Ele falou também que na maioria das vezes, montava somente na dianteira e usava molas de F 1000 que realmente se adequaram bem ao projeto deixando bem macia a Band, na traseira montou apenas uma vez e o jipe perdeu a capacidade de carga ou seja ou usa-se uma mola que deixa ele macio vazio e não suporta peso, ou monta-se uma mola que deixa o jipe duro vazio e não tem grande capacidade de carga.
Por tanto fica a critério do proprietário, caso o jipe seja usado como carro e em trilhas ficaria bom com a transformação dianteira e traseira, mas se for um veiculo usado para transporte de carga deve ser feito somente na frente.
Abraço a todos.
Achei essa band com suspensao dianteira de troller e SPOA na traseira ...
Reparem que deu para utilizar o sistema de direção original ... me deixou mais aliviado .. rs
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Sinceramente, se tiver que trocar obrigatoriamente o sistema de direção eu desisto do projeto.
Rodrigo, será que não foi a mola que ele usou? Afinal, no Engesa e no Troller isso também acontece?
Ficará como nos troller mesmo Hercílio, repare que o troller já não é dos mais macios, e tem baixa capacidade de carga, e uma s10 é quase um diplomata em maciez e possui capacidade de carga utiliza feixes na traseira, para termos capacidade de carga e maciez na traseira com molas espirais seria necessário o desenvolvimento de molas progressivas especificas para a carga e não conheço nenhuma empresa que dimensione e fabrique molas desse tipo a um preço justo, geralmente cobram um valor absurdo por um produto de qualidade esse é o mesmo dilema dos proprietários de jpx que querem levantar o jipe, existem muitos tópicos sobre isso aqui no fórum.
Lembro que para quem usa como jipe em trilhas ou como carro de passeio essa adaptação ficaria boa na traseira, mas no caso de ser uma pick-up de trabalho teria sua capacidade de carga bastante afetada.
Lembrem-se que até as pick-ups mais luxuosas usam feixes na traseira e são muito macias.
Abraço
Rodrigo,
A única pickup de carga que conheço que usa mola espiral na traseira é Land 130, não sei a capacidade de carga dela e nem o preço da mola, mas seria um opção para quem quiser colocar mola espiral na traseira também...
Abraços,
Hugo
Para resolver o lance da capacidade de carga na traseira OU mantém os feixes, ou molas helicoidais com sacos de ar:
Firestone Coil Rite Air Springs for Coil Spring Suspensions - TruckSpring.com
pode-se, inclusive, manter os feixes de molas mais finos (com menos laminas) e quando for carregar peso, inflar os Bags.
Um forista usava esse sistema em sua Hilux para carregar se trailler sem que arreasse a banda da Hilux com o peso...
A 130 usa molas helicoidais na traseira, como o Hugo afirmou.
São 4 molas no total. Duas maiores para "conforto" e duas menores para "carga". As menores por dentro das maiores.
Minha dúvida é: a Band é realmente muito desconfortável em termos de suspensão?
Abs.
Loras,
Já tive band, a minha era uma 90 com motor do 709, jumelos arqueados, etc... Pulava que nem um cabrito kkkkk Depois fui para Camper com a mecânica da band (14B turbo, caixa de band, eixos, etc...) era um SUV... Ou seja, acredito que a Band com esta suspensão vá ficar mais parecida com defender, mas com a simplicidade e custo de manutenção da band (Também tive uma defender)....
No meu caso, uma Hilux pickup japonesa, tenho vontade de fazer a suspensão dianteira com molas aspirais, pois ela é infinitamente mais confortável do que a band, pois o feixes de molas são planos... Mas mesmo assim quando você pega uma depressão na estrada o carro pula por igual kkkkk, mas como toda a adaptação tem que pesar bem o custoxbenefício e ter paciência para fazer o acerto depois...
Abraços,
Hugo