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  • #397
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    Citação Postado originalmente por MFUJIKAWA Ver Post
    PessoALL, boa noite,

    Sou novo no mundo 4x4. Esta semana eu pego o 4ALL. Não tenho como meta fazer trilhas pesadas. No máximo média. Eu perguntei na CCS sobre o peito de aço e protetor da caixa de redução. Bom...confio desconfiando...e tive as seguintes respostas.

    Peito de aço: A posição do eixo dianteiro já faz esta proteção.

    Proteção da caixa de redução: devido à disposição do protetor, existem relatos de jimnys que pegaram fogo e a suzuki proibiu o mesmo.

    Verdades ou mentiras, e tirando os casos extremos...o que realmente será útil no meu contexto?

    O protetor da caixa eu ainda acho que somente casos extremos, mas...devido a garantia não colocarei.

    Abs,
    MFUJIKAWA, o peito de aço realmente não é dos acessórios mais úteis não... realmente para algo pegar no cárter do motor tem que quebrar muita coisa antes. Porém, existem relatos aqui no fórum quanto a galhos em áreas alagadas que acabavam pegando no radiador, e nisso o peito de aço ajuda um pouco. Sobre essa questão da proteção de caixa e tcase, desconheço relatos de incêndio no Jimny e não sei em que o protetor influenciaria nisso, a Suzuki pode alegar isso simplesmente para não dar a garantia, mas tem que analisar bem como foi essa situação para saber o que de fato ocorreu. Na questão de proteção acho a da caixa mais importante do que o peito de aço, existem fios (podem até ser o motivo do incêndio) e sensores mais expostos ali e que teriam mais facilidade de atrito em situações mais offroad... mas se você não pretende fazer trilhas pesadas... creio que dá para rodar sem problemas.. não lembro de situação que meu protetor de caixa chegou a ser exigido.. eu coloquei mais por garantia mesmo....

    abs!
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  • #398
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    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    MFUJIKAWA, o peito de aço realmente não é dos acessórios mais úteis não... realmente para algo pegar no cárter do motor tem que quebrar muita coisa antes. Porém, existem relatos aqui no fórum quanto a galhos em áreas alagadas que acabavam pegando no radiador, e nisso o peito de aço ajuda um pouco. Sobre essa questão da proteção de caixa e tcase, desconheço relatos de incêndio no Jimny e não sei em que o protetor influenciaria nisso, a Suzuki pode alegar isso simplesmente para não dar a garantia, mas tem que analisar bem como foi essa situação para saber o que de fato ocorreu. Na questão de proteção acho a da caixa mais importante do que o peito de aço, existem fios (podem até ser o motivo do incêndio) e sensores mais expostos ali e que teriam mais facilidade de atrito em situações mais offroad... mas se você não pretende fazer trilhas pesadas... creio que dá para rodar sem problemas.. não lembro de situação que meu protetor de caixa chegou a ser exigido.. eu coloquei mais por garantia mesmo....

    abs!
    MFUJIKAWA;

    Concordo com as ponderações do jorgeffn.

    O protetor de Caixa de Redução é o mais recomendado. No meu caso, já foi "utilizado" algumas vezes, e provavelmente deve ter me economizado uma grana. Não que eu faça trilhas pesadas, mas é que o terreno aqui do Goiás é bem pedregoso.

    A respeito do incêndio, parece que acontece pelo fato do desenho dos protetores criarem um espaço propício a juntar mato, capim... daí qualquer fagulha (o próprio protetor raspando numa pedra) poderia botar fogo. Se você tiver o protetor é recomendável verificar a proteção de vez em quando (sempre que rodar em terreno que possa acumular mato lá, principalmente mato seco) e puxar o mato acumulado pra fora (basta se abaixar do lado do carro e puxar).

    Particularmente, acho que vale mais a pena ter o protetor de caixa do que não ter.
    pedropedreiro
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  • #399
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    Citação Postado originalmente por pedropedreiro Ver Post
    MFUJIKAWA;

    Concordo com as ponderações do jorgeffn.

    O protetor de Caixa de Redução é o mais recomendado. No meu caso, já foi "utilizado" algumas vezes, e provavelmente deve ter me economizado uma grana. Não que eu faça trilhas pesadas, mas é que o terreno aqui do Goiás é bem pedregoso.

    A respeito do incêndio, parece que acontece pelo fato do desenho dos protetores criarem um espaço propício a juntar mato, capim... daí qualquer fagulha (o próprio protetor raspando numa pedra) poderia botar fogo. Se você tiver o protetor é recomendável verificar a proteção de vez em quando (sempre que rodar em terreno que possa acumular mato lá, principalmente mato seco) e puxar o mato acumulado pra fora (basta se abaixar do lado do carro e puxar).

    Particularmente, acho que vale mais a pena ter o protetor de caixa do que não ter.
    Pedro, você tem notícias de algum caso de incêndio???
    porque não sei se um caso seria suficiente para atribuir ao protetor, não que eu acho que ele não possa ser o responsável... mas é bom ter uma noção dos casos né....

    abs!!
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  • #400
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    Valeu Jorgeffn e Pedropedreiro!!!

    Acho que neste primeiro momento eu não colocarei devido ao meu perfil. O que me deixa muito puto da vida é qualquer coisa ouvir a frase "....vai perder a garantia." O protetor da caixa o que me deixa muito pensativo são os fios e sensores expostos, mas também confesso que não sei o quanto é esta exposição (vou tirar fotos quando pegar). Pedirei para levantarem o carro e vou questionar e pedir algo no sentido da não necessidade/recomendação deste protetor e em caso de problemas ter algum embasamento e não somente o disse que me disse.

    O peito de aço, a única forma que pensei fui justamente um galho, vergalhão ou qualquer outro objeto deste formato, que esteja na posição exata na entrada do carro em um local que eu não veja?!?!?! Rsss.....confesso que ainda é muito cedo para eu pensar sobre isso, mas vou avaliar com um tempo rodando também.

    Quero tentar pegar o carro na quarta e postos as fotos enquanto ainda estiver limpo!!!

    Abs,

  • #401
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    Para mim, a maior vantagem do protetor dianteiro é ajudar a não sujar tanto o motor.

    Antes de colocá-lo, qualquer laminha que eu entrasse sujava o motor todo, inclusive até a parte de dentro do capô.

    Depois que coloquei o protetor frontal, o motor fica muito mais limpo depois de entrar na lama

  • #402
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    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    Pedro, você tem notícias de algum caso de incêndio???
    porque não sei se um caso seria suficiente para atribuir ao protetor, não que eu acho que ele não possa ser o responsável... mas é bom ter uma noção dos casos né....

    abs!!
    Jorge,

    Lembro de ter lido no grupo de Whatsapp do Jimny Clube de BSB alguém relatando que teve um princípio de incêndio lá no jalapão, mas que percebeu logo, apagou com o extintor e ficou tudo certo. (O ruim desses grupos é que a informação se perde...)

    O meu (da newtrack) junta muito mato. Mas já juntou mato também sobre os braços da suspensão e outras partes inferiores do carro, mas no protetor junta mais. Sempre que lembro dou uma abaixada e puxo o que entrou pra fora. Também só junta ao trafegar naqueles "rodantes" que tem mato crescendo entre o caminho das rodas, principalmente na época seca. O protetor passa ali meio que como um foice, cortando o mato alto e jogando pra dentro dele. Em estrada de terra normal, não tem como juntar.

    Na real, acho que foi um azar da pessoa. É tipo culpar a antena do rádio por ter tomado um raio no carro :P .
    Se o medo do incêndio for grande, acho que dá pra adaptar algo na frente do protetor de modo a impedir a entrada de mato lá (mas que talvez ajude a acumular lama, o que também não é legal...)
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  • #403
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    Citação Postado originalmente por pedropedreiro Ver Post
    Jorge,

    Lembro de ter lido no grupo de Whatsapp do Jimny Clube de BSB alguém relatando que teve um princípio de incêndio lá no jalapão, mas que percebeu logo, apagou com o extintor e ficou tudo certo. (O ruim desses grupos é que a informação se perde...)

    O meu (da newtrack) junta muito mato. Mas já juntou mato também sobre os braços da suspensão e outras partes inferiores do carro, mas no protetor junta mais. Sempre que lembro dou uma abaixada e puxo o que entrou pra fora. Também só junta ao trafegar naqueles "rodantes" que tem mato crescendo entre o caminho das rodas, principalmente na época seca. O protetor passa ali meio que como um foice, cortando o mato alto e jogando pra dentro dele. Em estrada de terra normal, não tem como juntar.

    Na real, acho que foi um azar da pessoa. É tipo culpar a antena do rádio por ter tomado um raio no carro :P .
    Se o medo do incêndio for grande, acho que dá pra adaptar algo na frente do protetor de modo a impedir a entrada de mato lá (mas que talvez ajude a acumular lama, o que também não é legal...)
    Valeu Pedro.... concordo com você sobre o azar....

    cadê as fotos lá do Jalapão??? hehehe

    abs!!!
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  • #404
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    UHauhauh

    Boa parte das fotos estão na câmera do meu irmão. Assim que eu tiver com tempo, vou fazer um post legal com fotos e tracklog e postar lá na parte de relatos.

    Abraço!
    pedropedreiro
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  • #405
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    Pedro,

    Sem dúvidas que foram N fatores juntos!!! É o mesmo contexto que falei do peito de aço!! Tem quer ser o cenário onde acumule mato, o mato esteja seco, você tenha um aquecimento a ponto de fazer este mato pegar fogo, ou uma pancada que solte uma faísca suficiente para este mato pegar fogo, este mato queime e alastre para outra parte do carro....enfim....vai ser cagado assim na PQP...kkkkkk. Tendo o hábito de limpar este ponto é pouco provável que isso aconteça.

    Abs,

  • #406
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    Tá aí pessoas....a foto do que seria protegido com o peito de aço e o protetor da caixa.


    Hoje fui pegar e pude olhar no elevador e tive algumas conclusões.

    -img_3364.jpg


    Peito de aço: Realmente tem que ser algo no ângulo certo para chegar até o carter e ou motor. Acho que para algo desta proporção não seria o peito de aço que irá proteger. Mas concordo que este item o valor é mínimo com relação ao estrago que possa acontecer...logo...este item eu deva colocar.


    -img_3362.jpg


    Protetor da caixa: Se eu não estiver enganado, ele acaba "cobrindo" parte do escapamento, que por sua vez é algo que esquenta, logo não é difícil mesmo mato seco pegar fogo. Sobre o proteger, realmente existem sensores que realmente ficam expostos. Ou seja, o risco de merda realmente existe. Um fator a ser considerado é que, o carro andando de forma linear, estes sensores ficam acima da altura do eixo, ou seja, "existe" uma proteção (veja bem, falando de uma superfície plana!!!). Logo, no meu contexto que uma trilha média já será vista com ressalvas (eu sou o chefe...mas sabe né...tem a chefe do chefe), não vejo a necessidade imediata...até mesmo pq a garantia está lá para isso...da mesma forma que eu não posso colocar para não perder a garantia...o projeto deve prever tal proteção....então...vamo que vamo!!!

    -img_3359.jpg

    -img_3357.jpg

  • #407
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    Citação Postado originalmente por MFUJIKAWA Ver Post
    Protetor da caixa: ... eu não posso colocar para não perder a garantia...
    Por que a instalação do skid plate de transmissão, que até o ano passado era oferecido como acessório pela Suzuki, implicaria na perda da garantia? Não vi nada sobre isso no Manual do Jimny.
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  • #408
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    Barros,

    Existem relatos na CCS que um Jumny pegou fogo por conta deste protetor. A CCS foram orientadas a não vender mais com risco da perda da garantia. Foram fatos isolados que devido ao acúmulo de mato neste protetor levaram a isso...ai para a CCS ao invés de pensar em algo...acharam mais fácil mandar matar o carteiro ao invés de projetar algo.

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