x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 6

Bruno, bem vindo ao time!

Fiquei até com vergonha! rsrsr

IMPORTANTE: não posso deixar de dizer, que eu só comprei o Jimny em razão daqueles que aqui antes chegaram. Eu apenas confirmo o que todos escreveram.

É muito difícil achar um carro tão bem acertado e confiável no mercado de 4x4.

No começo o Jimny é estranho, depois, "diferente" e finalmente, excelente! Leva um tempo até se acostumar.

O que temos em mãos, é último exemplar dos verdadeiros Jipes! O último jipe verdadeiramente original, leve, ágil, simples e confiável. O resto são bizarros desvios de mercado, culminando em aberrações sem proposta como os SUVs onde encontra-se os Range Rover, Discovery 4, etc...

Ontem peguei uns 200km de estrada com o Jimny. Que delícia! Agora com 13mil Km ele até me dá trabalho para manter os 110km/h. Se não prestar atenção, dispara para os 120, 130km/h...

Tem dias que acho que deveria ter nascido no Japão. Admiro muito sua filosofia industrial e automobilística. Ainda sonho em ter um Jimny kei, com motor 3 cilindros de 660cc turbo, que chega aos 8mil RPM, remontando o início de seu legado onde os motores eram dois tempos refrigerados a ar de grande rotação e diretamente relacionados as motocicletas da marca. O Jimny kei é ainda mais estreito e são calçados com pneus fininhos, logicamente são mais leves que o nosso "Jimny Wide".

Um pouco da filosofia do Jimny e dos kei cars:

Suzuki Jimny - Wikipedia, the free encyclopedia

Kei car - Wikipedia, the free encyclopedia

Abraços

Clemente

Citação Postado originalmente por BrunoErthal Ver Post
    Prezados,

Este é meu primeiro post e estou bastante agradecido à todos pelo excelente tópico.

Meu nome é Bruno, sou de Niterói, RJ e estou há algum tempo lendo sobre carros e os comparando.

Com certeza este é o melhor lugar para procurar informações sobre Jimny NO BRASIL. (E olha que procurei MUITO antes de vir aqui.)
    Hoje terminei de ler TODAS as mensagens de TODAS as páginas desta aula sobre carros 4x4 (tópico "Jimny 2010 compensa?").

Mesmo sem ainda ter um Jimny, já sei (quase)tudo sobre o mesmo. Seus defeitos e qualidades e não apenas sobre o Jimny, mas outros carros como o TR4, Troller, tracker, etc. Aqui aprendi muito sobre diferencial, freios, rodas, tração e mecânica em geral.

Agradeço à todos, pelas dicas, explicações, fotos, filmes, comparações, explanações, etc.

Com Clemente (CGAUER) á frente dessa galera, parece não haver fórum que não fique bom.

Depois te tanto tempo lendo o tópico, não tenho mais dúvidas que meu carro será um Jimny. Só fico preocupado com essas possíveis alterações de preço e na montagem do veículo HR. Seria uma outra puxada de tapete por parte de Suzuki cobrar 3000 a mais num carro que não vem com nada de diferente em relação ao modelo "liso". O HR vai virar outro modelo com embelezamento fútil.

Espero poder aprender e acrescentar ao fórum à medida que minha experiência aumentar assim como conhecer o pessoal e fazer bons passeios pelo Brasil e, quiçá, para outros países.

Abraços à todos,

Bruno Erthal.

Obs.: Apesar de ainda não possuir o veículo, o nome já escolhi: Daileon. )
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

Usuário Avatar de BrunoErthal
    Entrada
    01/09/2011
    Local
    Niterói/RJ
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde, Clemente!

Obrigado pelas boas vindas!!

Estou realmente preocupado com minha adaptação ao carro, pois estou saindo de um Golf 2010 (100% onroad) e indo pro Jimny.
    Mas ler o fórum sempre tranquiliza... Os elogios ao carro, os depoimentos e as histórias de cada um dão um ânimo!

Eu fico impressionado quando leio que o giro do motor é bom entre 4k e 6k. Não estraga o motor manter este giro? Ou esta faixa de giro é apenas para determinadas situações como uma ultrapassagem ou uma ladeira? Nem no golf eu gosto de andar com giro muito alto... Fico imaginando isso num jipe. 8k então, num motor 660cc!!! Caramba! Hahahahahha... Imagino o motor derretendo!!!

Mas eu concordo quando vejo que o foco tem que ser confiabilidade. Um carro confortável, confiável, lameiro... Pra fazer bons passeios, essas caracteristicas são imprescindíveis. O Golf nao pode ver uma estrada de chão que já faz cara feia e reclama... O carro é ótimo, confortável, tecnológico, bonito, confiável, durável, mas, se pegar umas pedrinhas a mais... senta e chora... já passei algumas vezes por isso... Hehehehehe...

Abraços,

Bruno.
    超惑星戦斗母艦
    CHOU WAKUSEI SENTOU HOKAN DAILEON
    Gigante Guerreiro Daileon(Jimny HR)

Usuário Avatar de Yuki
    Entrada
    21/05/2010
    Local
    Campinas/SP
    Bem vindo, Bruno Daileon!

Não creio que estrague manter essa rotação, acho que o motor foi projetado para as condições mais severas, lembrando um posto do Clemente mostrando o uso deste motor naqueles aviões pequeninos. O problema é que acima dos 4 mil rpm o consumo cai vertiginosamente.

Eu me surpreendi positivamente com o Jimny pq eu esperava que ele fosse mais fraco em baixas rotaçõs, dado que é 16V. Exceto em subidas, que são o ponto fraco dele, dá pra manter tranquilamente o motor a 2 mil rpm.

Eu particularmente senti o "gosto" por rotações dele pq saí de dois 1.0 8V. Neles, a 4 mil rpm, o motor parecia esgoelar. Já no Jimny, é até gostoso sentir o motor ganhando volume, não passa aquela sensação de forçar (excessivamente) o motor.

Aliás, esta é uma das várias coisas que adoro nele: é um jipe no sentido mais puro da palavra, mas o motor é puramente japonês, geralmente tranquilo, mas quando provoca...

Ele consegue ser gostoso de dirigir tanto na terra quanto no asfalto, mesmo visando prioritariamente a terra.

Melhor eu parar por aqui...rs

Abraço

Boa tarde, Clemente!

Obrigado pelas boas vindas!!

Estou realmente preocupado com minha adaptação ao carro, pois estou saindo de um Golf 2010 (100% onroad) e indo pro Jimny.
    Mas ler o fórum sempre tranquiliza... Os elogios ao carro, os depoimentos e as histórias de cada um dão um ânimo!

Eu fico impressionado quando leio que o giro do motor é bom entre 4k e 6k. Não estraga o motor manter este giro? Ou esta faixa de giro é apenas para determinadas situações como uma ultrapassagem ou uma ladeira? Nem no golf eu gosto de andar com giro muito alto... Fico imaginando isso num jipe. 8k então, num motor 660cc!!! Caramba! Hahahahahha... Imagino o motor derretendo!!!

Mas eu concordo quando vejo que o foco tem que ser confiabilidade. Um carro confortável, confiável, lameiro... Pra fazer bons passeios, essas caracteristicas são imprescindíveis. O Golf nao pode ver uma estrada de chão que já faz cara feia e reclama... O carro é ótimo, confortável, tecnológico, bonito, confiável, durável, mas, se pegar umas pedrinhas a mais... senta e chora... já passei algumas vezes por isso... Hehehehehe...

Abraços,

Bruno.
    Yuki
    Jimmy The Jimny (HR)

Entrada
    01/09/2011
    Local
    Niterói/RJ
    Opa! Obrigado, Yuki! (Desculpe a falta de acentuacao, mas o teclado do computador que estou usando e' americano! )

Eu ja tive gol, palio, golf, fiesta e, em todos eles, tive essa sensacao de "esgoelar" o carro em giro alto. Isso e' ruim demais! E, realmente, o fato de ser 16v colabora. O 8v, pelo que sei, tem um pouco mais de torque, entretanto, nao aguenta muito giro. E' melhor para centros urbanos.

Sobre o consumo, eu sei que ira' piorar: faco, na media, 11 km/l na cidade e 17 km/l na estrada com o golf, mas estou disposto a pagar o preco do combustivel pelo Jimny. Alias, estou doido pra pegar o Daileon logo! Hehehehehe...

Um amigo meu disse que faz, com o Jimny, em torno de 10 na cidade e 14 na estrada. Acho que sao muitos fatores que influenciam o calculo e fica muito dificil determinar precisamente o porque de um consumir mais que o outro. Estou achando que vou conseguir um bom consumo com o jimny.

Abracos!
    超惑星戦斗母艦

Usuário
    Entrada
    31/01/2010
    Local
    Contagem/MG
    Opa, peraí, gente...
    a longevidade do motor está diretamente ligada à sua rotação de trabalho, daí porque os motores a diesel normalmente têm sua vida útil mais longa que motores a gasolina ou álcool, já que a faixa de torque é obtida ainda com baixas rotações, dispensando-se acelerações excessivas.
    Particularmente, no meu Jimny procuro não manter rotações acima de 3,5 por longos períodos. Aliás, pra ser sincero, gosto de rodar com ele na faixa de 3.2, 3,3, já que nesse giro ele está a + ou - 100 km/h (na estrada, de 5a, lógico).
    Abç!!!

Usuário Avatar de Yuki
    Entrada
    21/05/2010
    Local
    Campinas/SP
    Foi mal, me empolguei e esqueci de falar, mas era exatamente o que vc já disse: mantenho de 3 a 3.2 na estrada. Só quis dizer que abusar da rotação numa ultrapassagem não vai prejudicar, pelo menos não tanto quanto os 8V.

Abraço

Citação Postado originalmente por Fernando Massad Ver Post
    Opa, peraí, gente...
    a longevidade do motor está diretamente ligada à sua rotação de trabalho, daí porque os motores a diesel normalmente têm sua vida útil mais longa que motores a gasolina ou álcool, já que a faixa de torque é obtida ainda com baixas rotações, dispensando-se acelerações excessivas.
    Particularmente, no meu Jimny procuro não manter rotações acima de 3,5 por longos períodos. Aliás, pra ser sincero, gosto de rodar com ele na faixa de 3.2, 3,3, já que nesse giro ele está a + ou - 100 km/h (na estrada, de 5a, lógico).
    Abç!!!
    Yuki
    Jimmy The Jimny (HR)

Usuário Avatar de Yuki
    Entrada
    21/05/2010
    Local
    Campinas/SP
    Tenho feito praticamente estas médias também: 9,5 a 10,5 na cidade, 13 a 14 na estrada (sem a correção dos 4~5%).

Vc já deve ter visto, mas não custa relembrar: Jimmy (Suzuki Jimny) | Fuelly

Abraço

Opa! Obrigado, Yuki! (Desculpe a falta de acentuacao, mas o teclado do computador que estou usando e' americano! )

Eu ja tive gol, palio, golf, fiesta e, em todos eles, tive essa sensacao de "esgoelar" o carro em giro alto. Isso e' ruim demais! E, realmente, o fato de ser 16v colabora. O 8v, pelo que sei, tem um pouco mais de torque, entretanto, nao aguenta muito giro. E' melhor para centros urbanos.

Sobre o consumo, eu sei que ira' piorar: faco, na media, 11 km/l na cidade e 17 km/l na estrada com o golf, mas estou disposto a pagar o preco do combustivel pelo Jimny. Alias, estou doido pra pegar o Daileon logo! Hehehehehe...

Um amigo meu disse que faz, com o Jimny, em torno de 10 na cidade e 14 na estrada. Acho que sao muitos fatores que influenciam o calculo e fica muito dificil determinar precisamente o porque de um consumir mais que o outro. Estou achando que vou conseguir um bom consumo com o jimny.

Abracos!
    Yuki
    Jimmy The Jimny (HR)

Bruno, bem vindo.

O Jimny é excelente, dirigiu uma vez, não quer saber de outra coisa...rsrsrs
    O consumo depende muito da pisada, eu sou "pé leve" , então sempre tenho conseguido médias razoáveis.

Sou muito fã do jipinho e um dos seus maiores entusiastas, mas fiquei muito mordido com essas alterações da Souza Ramos (comentadas por aqui) e manutenção do preço do veículo como o HR (até a alta do IPI atingir os que chegarem do Japão).

Se o valor do Jimny chegar na casa dos 70k, bom para nós que já compramos, mas tenho receio que haja a descontinuidade do pequeno por aqui e a nova fábrica nem venha mais...

Enfim, admiro o Jimny, mas não gosto de quem o representa por aqui e muito menos das concessionárias.
    Espero nunca precisar delas, a não ser nas revisões até o término da garantia.

No mais, curta o pequeno e cuidado para não viciar...rsrsrsrs

Abraços

Abracos!

Entrada
    01/09/2011
    Local
    Niterói/RJ
    Obrigado à todos pela receptividade e pelas dicas.

Esse site é bem interessante... É um log do consumo, né? Mas ele mostra quantos litros se gasta a cada 100km, ou seja, quanto menor o numero melhor. Para calcular, basta dividir 100 pelo valor, correto?

Abs!

Obs: Este tópico é o melhor guia para usuários e futuros compradores de Jimny. Por quê ele ainda não está como fixo no fórum? Se algum amigo meu fosse comprar um Jimny, eu iria obrigá-lo a ler o tópico inteiro! Fica a idéia!
    超惑星戦斗母艦

Entrada
    01/09/2011
    Local
    Niterói/RJ
    Bem, pessoal, já li muitas mensagens e tópicos aqui no fórum porém nunca vi um link para este vídeo e espero que gostem da minha contribuição. Caso já tenha sido postado, peço que me desculpem pelo repeteco. (Vídeo muito bem explicado sobre diferencial. Eu acabei de achar e fiquei impressionado com a clareza que a idéia é transmitida.)

Como funciona o Diferencial (legendado) - YouTube

Abraços à todos,

Bruno.

Obs.: Isso é para esclarecer às pessoas para que serve o bloqueio de diferencial. Eu já sabia do que se tratava, mas agora entendi a mecânica envolvida.
    超惑星戦斗母艦

Bom dia.
    Site da Suzuki voltou ao ar. Suzuki - Entre e divirta-se.
    Pneus 205 70 r15 no HR podem olhar... tsctsctsc

PS: Alguém pode me dizer vantagens desse HR 2012 pro 2011? Obrigado.
    Jorge Brandão Filho
    JIMNY HR

Usuário Avatar de Marcus Neves
    Entrada
    07/06/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Jorginho

Na verdade eles tiraram as informações da versão com o kit HR, ficou apenas do Jimny original do Japão.

Agora é esperar e ver o que dá.

Citação Postado originalmente por Jorginho Ver Post
    Bom dia.
    Site da Suzuki voltou ao ar. Suzuki - Entre e divirta-se.
    Pneus 205 70 r15 no HR podem olhar... tsctsctsc

PS: Alguém pode me dizer vantagens desse HR 2012 pro 2011? Obrigado.
    Marcus Neves
    Jimny HR 2011

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

Permissões de Postagem