Postado originalmente por
ldravet
Boa noite,
Moro em São Luis (MA) e comprei o meu SX4 AT 2012/2012 no fim do mês de maio com 41.000 kms.
Depois de quase 5 mil Kms rodados, livro aqui algumas considerações que possam interessar os amigos.
. Média de consumo 9,2 Km/l na cidade com ar ligado 50% do tempo, 11,3 km/l na estrada com ar ligado direto, andando 110 km/h. Melhores resultados obtidos com gasolina aditivada Shell Power. Dirijo com pé leve e passando na posição N toda vez que possível (engarrafamento, semáforo, ...etc).
. Numa viagem recente de São Luis (MA) para Barra Grande (PI) de 1600 km ida e volta com longos trechos de estrada esburacada, piçarra e até areia fofa, realizei uma média de 10,5 km/l. Nesses trechos mais complicados o AUTO-AWD da bastante tranquilidade e permite andar um pouco mais rápido do que um carro de passeio convencional.
. Seguro Auto SulAmérica R$ 1300,00 (Classe bônus 10) sem cobertura dos vidros. Com a cobertura de vidros o preço vai voando!
. Procurei calibrar os pneus (Goodyear EfficientGrip 205X60 R16) com 33 PSI como indica a Suzuki mas o carro ficou se sacudindo tudo. Voltei para 30PSI e ficou melhor.
. Comprei na França um encosto de braço central, que encaixa no porta trecos de traz, por míseros 30 Euros (R$ 110,00). Encaixou muito bem e ficou muito bom com o cambio automático mas acredito que possa incomodar as trocas de marcha no caso do cambio manual.
. O carro apresenta um rangido constante provendo, me parece, da guarnição do teto lado passageiro dianteiro. Com o ar ligado (?) esse rangido se transforma numa vibração quase que insuportável. Reparei também que o capô e o protetor térmico do motor apresentam folgas o que gera vibrações em certos casos.
. No demais o carro é realmente muito bom. Só estou achando a suspensão um pouco dura, o que as vezes deixa o carro desconfortável nas nossas estradas maranhenses. Me parece também que o carro se sacode um pouco mais quando o ar esta ligado (???). Alguém já verificou isso ?
. Devo levar o carro para uma oficina especializada para verificar, reapertar e lubrificar suspensão e direção. Vcs aconselham algum serviço/verificação ? Agradeço pelas dicas.
Pronto. Foi aqui meu primeiro (longo) post! Ficarei feliz de poder colaborar com os amigos.