Thiago,
Por curiosidade. Qual o valor do cáster pré / pós kit?
Abs.
Versão Imprimível
Thiago,
Por curiosidade. Qual o valor do cáster pré / pós kit?
Abs.
Valeu Bruno! ;-)
Sim, optei por modificações leves, pois uso o carro em viagens / expedições, dia-a-dia e trilhas leves aqui pela região! Para este tipo de uso, quanto mais você levanta pior. Eu não sou especialista, só entusiasta. Mas tenho lido e me informado bastante desde que comprei o Jimny. Aliás, isso nunca aconteceu com nenhum outro carro. Normalmente, era mais vidrado em mecânica mesmo.
Pelo que pude averiguar no mundo Jimny, levantou acima de 2" tem que trocar flexíveis, é bom corrigir o cáster pra direção não ficar boba (não volta mais sozinha quando se dobra uma esquina, por exemplo), e começa a forçar as panhard. Lift de 3" pra cima, o ideal é trocar os braços de suspensão mesmo, porque a gambiarra das buchas corretoras não funcionará tão bem.
Outra questão é a estética. Se subir muito, fica feio com os pneus originais, ou mesmo 215. Aí, pra colocar o 235 precisa de kit de redução, senão não sobe nem uma ladeirazinha sem engatar a reduzida. Como não tem kit de redução pros Jimnys novos, o que o pessoal faz é trocar a transmissão por uma dos Jimny até 2003 pra poder colocar o X-Crawler. Com os 215, não perde quase nada de potência e não precisa de redução. Tem que analisar muito bem sua necessidade.
Mas como tú disse, o Jimny original ou "showroom" como estava o meu já é capaz de te levar em muitos lugares onde os carros normais nem pensam em chegar. O lift foi legal porque elevou a caixa de transferência (não uso e não pretendo usar proteções embaixo para o que faço) e por causa do visual que ele proporciona. O sorriso cresceu! :-)))))
Em relação ao Shimmy, quando você tiver vai saber! heheh A direção começa a chacoalhar absurdamente. Pelo que entendi, isso acontece por causa do eixo rígido. Quando uma das rodas passa num buraco, esse "solavanco" é transmitido para a outra roda também. No processo de dissipação de energia, pode acontecer de criar tipo um efeito "ressonância". É um problema conhecido entre carros com eixo rígido (inclusive traseiro - quando o carro "sai de banda"). Acho que isso piora quando tem folga em algum lugar, tipo bieletas.
Porém, contudo, entretanto, todavia, o eixo rígido nunca vai te deixar na mão, além de proporcionar a colocação de rodas maiores sem forçar em demasia as homocinéticas. Perfeito pra dar um up na viatura! Só que cuidado: fazer modificações é como colocar o jipe em uma ladeira íngreme e escorregadia! Ou seja, prepare os bolsos, porque a animação é tanta que logo logo quer mais!!!
abração,
Thiago
Loras, não me preocupei com ângulo de cáster porque o mecânico (especialista) que instalou me garantiu que não teria problemas com isso. Aliado também ao fato de ter um amigo que colocou um lift de 2". Ele comprou as buchas e acabou não colocando, pois não sentiu necessidade. Também comprou amortecedor de direção e acabou não instalando. As panhard dele também estão Ok. Acho que começa a forçar perto dos 3". Daí teria que inserir roscas pra alongar, o que, na verdade, é bem simples também.
Seguem mais algumas fotos do lift de 40 mm:
http://i42.tinypic.com/2ivk9i9.jpg
http://i43.tinypic.com/10s7uau.jpg
abs,
Thiago
Obrigado pelo retorno Thiago.
Na Defender o limite "saudável" do lift também é 2pol.
A correção de cáster é recomendada por alguns, descartada por outros.
Se estiver dentro das especificações de fábrica, mesmo com o kit instalado, show!!!
Futuramente quem sabe sigo um caminho semelhante.
Abraço,
amigo, onde podemos comprar um kit como o seu?
Opa! que bom! mais um expert para nos dar assistencia! =)))
Então, fiquei preocupado agora... O meu carro faz isso mesmo que vc descreveu: quando faço a curva, tenho que desfazer o volante manualmente. E tem a direção muito boba.
Já levei na suzuki e me disseram que era normal isso... :/
Fala Bruno!
Cara, não sou expert não heheheh Só entusiasta!
Mas aí existem 2 problemas diferentes. O problema da direção não se auto centralizar após uma curva é problema de alinhamento de caster. Mas até 1" de lift não tem alteração significativa. Inclusive, em lifts de 2" o problema pode aparecer, mas de forma branda. É sempre bom checar se as buchas do facão estão boas também. Buchas comprometidas alteram o ângulo de cáster. Este ângulo também parece que se altera um pouco com o tempo de uso. Esta mudança, entretanto, não deve ser perceptível.
Em relação ao shimmy, ele acontece andando em torno de 80 km/h ou brecando, e não desaparecerá até que se diminua pra 60 km/h ou acelere-se para 90 km/h. Se o problema aparece com o carro andando, deve-se alinhar e balancear as rodas e verificar folgas, principalmente nos terminais de direção. Se o problema aparece durante a frenagem, deve-se checar a espessura dos discos de freio e certificar-se de que não estão tortos (qualquer torção nas peças que giram será transmitida ao sistema, maximizando-a). Já ouvi também relatos de soluções que vão desde a instalação de um amortercedor de direção até a colocação de pequenos calços nos rolamentos das rodas dianteiras. Na verdade, este é um problema que acho que não é nem admitido pela Suzuki. No meu carro aconteceu umas duas ou três vezes e já está com quase 50 mil km, ou seja, praticamente não existe. E não sou o cara mais cuidadoso do mundo em questão de alinhamento, balanceamento, etc. Mas eu dirigi um Jimny quase novo que tinha a direção muito mais "solta" que a minha, e com shimmy absurdo aos 80 km/h. Vai entender... Inclusive, acho que se fosse uma guria no volante, teria risco de acidente! (meninas, se vocês realmente existirem nesse fórum, é brincadeira!). Espero ter ajudado.
abs,
Thiago
Ai, caramba... meu carro é 2012! será que está com problemas??? Levei na suzuki, o cara dirigiu e disse que está ok, mas acho que tudo isso que vc descreveu está acontecendo... tem apenas 4000 Km...
em alguns casos, fico pensando: será que se minha esposa estivesse dirigindo eu ainda estaria vivo?? Hahahahahahaha...
Bem, estou há muito tempo querendo ir em alguma reunião de jimneiros. Sou do clube do jimny Brasil e, assim que conseguir encontrar o pessoal, vou pedir pra alguém experiente dirigir pra verificar isso pra mim.
Muito obrigado pelas explicações! =))
Abraço!
Fala Bruno!
Putz que coisa! O que eu dirigi era um HR dos antigos (10/11), com calços, pneus 215, etc. Não sei se tem a ver. Agora o seu já é 2012. Mesmo assim, isso tudo é considerado "normal" em jimnys. E, por mais complicado que pareça, tem solução!
Eu já fui em alguns passeios do Jimny Club. Passeios bem família, minha namorada adora! O Henry é um cara fuçado, conhece bem as trilha por aqui. Se animar, sempre tem "o melhor caminho" pros corajosos! heheh Mas o melhor de tudo é que ele conta até os "causos" de cada lugar. A mantiqueira é lindo demais! Visual e cachoeiras não faltarão! E prepare-se para conhecer os aficcionados, donos de jimny há mais de 10 anos. Recomendadíssimo!
abs,
Thiago
Então, cara, meu jimny eh um dos únicos 2012 com kit HR completo, com pneus pirelli scorpion 215/75 e calços.
Hahahahahaha... Raridade!!! =)))
Já falei com Henry! assim que puder, vou la com vcs! =)))