Loras,
acho que a comparação entre pranchas e macaco inflável não é correta. Um é para levantar e o outro para calçar as rodas, uma vez que o fundo do carro esteja livre. O certo seria ter ambos.
Em relação ao Hi-Lift, a base do macaco inflável é equivalente a area de contato de aproximadamente 8-10 pneus 215 do Jimny ± 1m2. Ou seja, melhor que a base do Hi Lift, o que se traduz, no caso do Jimny, em garantia absoluta de sucesso na areia, salares, etc...
Por ser inflável, o macaco adapta-se a qualquer relevo, não requer nenhuma modificação no carro para fixar, como o Hi Lift, pesa muito menos que um H-Lift e não oferece risco em sua operação e nem oxida ou trava com a areia. Assim como o Hi-Lift, pode ser tombado para remover o carro de facões, mas para fazer isso, precisa-se fazer bom uso dos tapetes de proteção que o acompanham. O inflável ocupa pouco espaço. Convenhamos, onde se leva um Hi-Lift num Jimny?
Para quem não quer investir em 2 pára-choques e um par de estribos para então poder usar o Hi-Lift, melhor ficar com um macaco inflável. Com a maré subindo, sua velocidade de enchimento será de grande valor. De todos os investimentos, acho que é o mais indicado, do contrário não seria tão popular na guerra do Golfo.
Vejo muitas pessoas fazerem viagens longas com o Hi-Lift, carregando seus 20 ou mais Kg para nada. Sim, pode servir para muitos usos, mas na prática nada disso é necessário em uma viagem longa. Na areia seus 20kg + os outros 70kg de pára-choques e estribos, podem bem ser a diferença necessária para se atolar ou não.
Abs
Clemente