x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 19

Citação Postado originalmente por TMorais Ver Post
    Newton,

Vc está usando calço na barra? Nesse caso vou trocar as bieletas originais pelas do honda civic 98...
    Tarciso, estou muito devagar...Como o carro tava novo e não vou viajar tão cedo coloquei pneus A/T na medida original. Estou só com um calço de 1" nas molas, um air-lift nas molas traseiras e mais nada. Quando esses pneus acabarem vou partir para as 2".

Tinha 2" no GV e tinha feito um desgaste nas bandejas para as bieletas assentarem melhor. Viajei muito por estradas ruins com o carro assim (uns 40.000 km) e nunca tive problemas de quebra. Mas não faço trilhas pesadas.

Abraços
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

Usuário Avatar de Carlos TA
    Entrada
    07/11/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por vbeltram Ver Post
    Valeu Carlos. Desculpe o meu desconhecimento, mas como se muda o off-set da roda de aço? Abs e obrigado.Válter
    Válter,
    Solta as soldas do aro e monta de novo a roda colocando o miolo dela na posição desejada, mais prá dentro ou mais prá fora.

[]'s
    Vitara SAS - MIGUILIM http://migre.me/cmPhl
    GV 00 4P , Manuel o Audaz, com alguma preparação .

Usuário Avatar de iwakura
    Entrada
    22/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimento: 1

Velas

Pessoal,

Já que este é um dos tópicos mais vistos, um aviso: o manuel manda trocar as velas a cada 10.000km, no caso de utilização pesada (cidade, terra, etc). Entretanto, as concessionárias não fazem essa troca na revisão dos 10.000km...

Troquei as minhas neste final de semana, com 18.400km. Velas NGK BKR6E-11, jogo c/4 +- 50 pila. Mão de obra: grátis (DIY).

[]
    Mário.
    4X4 Brasil
    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

Pessoal,

Como havia comentando, no ultimo final de semana aconteceu o VII Jeep Cross do Conde (Litoral Norte Baiano), um evento offrood que reuniu cerca de 200 carros.

Os suzukeiros compareceram em massa e como sempre fizeram bonito.

Alguma coisa interessantes aconteceram comigo, uma foi que o amortecedor traseiro soltou a parte de cima, ficou um pouco de barulho e depois parou, como o modulo do som tambem tava fazendo um barulho, tava meio solto, imaginei que o barulho era dele e continue, rodei o dia inteiro nas dunas, sem 1 amortecedor e não percebi, a mola de opala é tão boa que não ficou balançando o carro, no dia seguinte é que percebi, a arruela que segura ele na parte superior tinha partido, arrumei outra e ainda participei do IN Door. Outro problema foi que em uma das dunas, o carro caiu de bico e perdi aquela parte plastica que fica interna no paralama. Alguem sabe onde posso encontra-la? ou o que poderia usar para substitui-la?

Fora os imprevisto que é normal acontecer, o evento foi excelente. Nas dunas tinha troller atolando, land atolando, e o GV mandando bem, não ficou em lugar nenhum.

Confiram as fotos no site

www.alagoinhasoffroad.com.br

Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 19
    Citação Postado originalmente por Fabriciooliver Ver Post
    Outro problema foi que em uma das dunas, o carro caiu de bico e perdi aquela parte plastica que fica interna no paralama. Alguem sabe onde posso encontra-la? ou o que poderia usar para substitui-la?
    Fabrício, a Suzucar deve ter. Eles tinham pelo menos 3 Trackers novinhas compradas sinistradas de seguradoras. Em algumas delas deve ter sobrado essa peça.

Abraços
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

Banido
    Entrada
    22/08/2008
    Carlos TA

Vamos lá ...

Como bom mineiro que é (também sou), já deve ter brincado (se ainda não brinca) de tiradeira, certo ? Pois bem, imagine você utilizar numa tiradeira um elástico com 15 cm de comprimento, e depois experimentar usar a mesma tiradeira com o mesmo elástico, porém com um alongador para fazer com que o elástico tenha após um total de 30 cm, você acredita que teria melhoras ? ou pioras ? ?

Bem o que acontece é que no caso do carro, é inversamente proporcional, pois apesar do peso continuar o mesmo, com certeza o trabalho será diferente, e as molas não estarão em sincronismo com os amortecedores, o que se terá é um trabalho do conjunto um pouco mais curto, mas que no fim, não tem lá tantos efeitos, no caso específico, seria muito melhor e mais vantajoso, para quem ainda não optou por usar calços e está na dúvida ou na procura do que e como usar. No caso de quem já possui molas com calço, incovenientes não chega a existir, apenas o que se terá é um mecanismo trabalhando sem sincronia, pois ´quem opta por levantar o carro, na maioria das vezes é para usar o carro em situações de maior trabalho, sei que muitos levantam o carro apenas por acharem mais agressivo, bonito, etc ... mas quem realmente for utiliza-lo em situações de esforço, que sei que é seu caso, a mola não terá curso para baixo satisfatório, pois apesar de se ter mais curso no amortecedor com uso de prolongador ou outro recurso, a mola terá fim de curso com ceteza, pois seu comrimento continua o mesmo, e ela após exigência de trabalho, irá bater quando for forçada para baixo, sejam as duas ou apenas uma em torção ...

Agora, se temos molas de Opala com seis cilindors que é mais resistente devido ao aço ter maior diâmetro, pois o peso do 6 cilindros é superior, aí sim, você teria uma mola mais resistente e com maior curso ...

As molas tanto da dianteria como na trazeira são muito similares, elas são bem paralelas (diferente das do monza que parecem um barril), e apenas no último elo é que diminuem o diâmetro. e a semelhança das molas do Opala com as do GV/Tracker, é muito maior com as da dianteira do que com as da traseiras, podem conferir com as medidas coletadas, ou seja, as molas do Opala servem (se servem) muito mais adequadamente na dianteira do que na traseira, na verdade o diâmetro das molas do Opala (dianteiras) tem o mesmo diâmetro do que as da dianteiras do GV/Tracker, e não do diâmetro das molas da traseiras do GV/Tracker ... Repare também no diâmetro do AÇO das molas ...

Resumindo, aconselho a usar na traseria as molas do Opala 6 cilindros e não do 4 cilindros, em relação a terem maior conforto ou não, isso já foi comentado, quem opta por essas mudanças esquecem do conforto "final". em relação a ser com ou sem AR, essa pequena mudança não deve trazer muita diferença, pois o conjunto do ar-condicionado não é lá grandes coisas, mas em relação ao peso entre 4 e 6 cilindros, isso sim é diferença ...

Outro fator importante a ser levado em consideração é que os fabricantes de molas, fabricaram dois modelos distintos, um modelo com 8.5 aspirais que indicam o uso de ISOLADORES (calços de borracha), e outro modelo com 10 aspirais que não exige o uso de ISOLADORES, com isso se for comprado molas com a necessidade de uso de isoladores e não forem utilizados, o que se terá é um carro ligeiramente mais baixo do que outros, por isso tem que ficar atento as necessidades, e utilizar molas com características já testadas, mas o que deve existir é que quem utiliza e indica, fornecer as diferenças apresentadas nos carros, e o modelo de mola utilizada, e quem for comprar, deve exigir a mesma mola indicada, pois se for comprado apenas levando em conta que é para Opala 4 ou 6 cilindros, um vendedor pode oferecer uma mola com as características solicitadas e não ter o mesmo desempenho ...

Em menganes bem anteriores a esta, já postei tabela e diferenças entre as molas que podem ser utilizadas, e juntando as informações postadas recentemente sobre as espessuras das molas originais e do Opala sendo informado comprimento, diâmetro da mola diâmetro do aço, basta raciocinar e o resultado final poderá ser mais proveitoso ...

Quem acha que usando molas do 4 cilindros, elevou satisfatoriamente mas o carro está meio mole, batendo quando pesado, pode usar a do 6 cilindros, que deixará na mesma altura desejada, mas terá maior resistência ao peso, e ao fim de curso da mola, devido justamente a resistência projetada para maior peso (6 cilindros) ...

Sds.

;743175]Calma SUV é que nem todo mundo tem tanta disponibilidade como você.

Mas vamos lá , você tá propondo usar a mesma mola de Opala , no meu caso a do 4Cil com ar , MC.ECHE41 , na frente do GV ?
    Teria que cortar algum elo para acertar a altura?
    E a dureza da mola seria maior que a original? Pois estou usando a do GV diesel mais calço e estou adorando o carro.

E desculpe a minha ignorância , qual seria o inconviniente do uso do calço + mola na frente?

[]'s[/quote]
    4X4 Brasil

Valeu Newton,

Vou dar uma ligada pra lá.

Pessoal,

Vcs acessaram o site conferiram as fotos???

Olhem que reportagem interessante, um comparativo entre Cross fox, eco sport, adventure locker e o traker.

http://caranddriverbrasil.uol.com.br...igo92963-1.asp

Claro que ele deixou de considerar que com algumas pequenas modificações no tracker/GV ele vai aonde qualquer trilha pesada.

Mas confiram...

Banido
    Entrada
    22/08/2008
    Carlos TA

No caso do pneu apresentado, ele é meio arredondado nas extreidades laterais (é obvio he he he ), e devido a isso, ele tem uma resposta diferente aos outros pneus que são mais planos no contato com o solo, ele é 100% off-road, não sei se tem ele (mais arredondado) com perfíl 50% / 50% ...

Ele só raspa na frente e atráz do acabamento (alongadores) do paralamas, basicamente ele entra fácil, mas quando retorna esbarra, se for feito alteração sutíl no acabamento (fibra) do acabamento ou se trabalhar sem acabamentos, ele não raspa, no meu caso, como vou efetuar uma mudança mais radical no meu carro, estou disposto a mexer nassas partes, se não estou sendo explícito, posso tirar fotos de quando a roda exterça, mas não foi colocado, absolutamente nada mais ...

Mas para ter uma idéia, ele não raspa na longarina não ... isso pelo fato comentado das bordas da banda de rodagem serem arredondadas ... se for usar 100% off-road beleza, mas querendo usar em asfalto, pode também, porém o quase único incoveniente é que o pnau aumenta o desgaste, pela caratcerística dele, até por que a borracha foi projetada para off-road ...

vou editar a foto que postei e indicar onde raspa ...

Sds.

;743184]SUV, este carro é o seu? Raspa onde só quando vira a direção?

Esta medida de pneu eu achei que só caberia com calço de carroceria também.

Me parece que o Márcio Carneiro usa 245/75/16 BFMUD e só coube com body lift de 2" .

Meru interesse é porque estou justamente comprando um segundo jogo de pneus para trilha 245/75/16 e trocendo para caber no meu carro com as 3" da minha suspensão.

[]'s[/quote]

Banido
    Entrada
    22/08/2008
    Vbeltram

Sem calços, se verificar a tabela postada, poderá ver que as molas do GV/Tracker na dianteria tem comprimento de 32 cm e as do Opala tem 40 cm em média, o que nos dá 4" para "brincar" de altura ... pode-se na verdade até cortar um elo ou 1,5 ... para ficar com 2" mais comprida, (carro mais alto) ... o amortecedor, está com alongador, mas estou confeccionando um que não precisará de nada, eu postei mensagens anteriores também ... ideia meio louca, até esperava que o Mario Iwakura me "sacaneasse" mas não o fez, só estou com dificuldades em achar amortecedor de Tempra original, para aproveitar o sistema de rosca, mas somente isso, quando achar confecciono e posto aqui, teremos um amortecedor com maior curso e com mesmo diâmetro do aço da haste de sistema hidráulico ... teremos ainda opção de ter 2" ou mais (até 4") para poder permitir que o carro seja elevado sem medo de fim de curso do amortecedor.

Sds.

;743186]Valeu Suv. Este carro da foto está com calço de suspensão , de carroceria, ou com os dois? Abs e obrigado. Válter[/quote]

Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Agradecimentos: 94
    Citação Postado originalmente por SUVprata Ver Post
    Vbeltram

Sem calços, se verificar a tabela postada, poderá ver que as molas do GV/Tracker na dianteria tem comprimento de 32 cm e as do Opala tem 40 cm em média, o que nos dá 4" para "brincar" de altura ... pode-se na verdade até cortar um elo ou 1,5 ... para ficar com 2" mais comprida, (carro mais alto) ... o amortecedor, está com alongador, mas estou confeccionando um que não precisará de nada, eu postei mensagens anteriores também ... ideia meio louca, até esperava que o Mario Iwakura me "sacaneasse" mas não o fez, só estou com dificuldades em achar amortecedor de Tempra original, para aproveitar o sistema de rosca, mas somente isso, quando achar confecciono e posto aqui, teremos um amortecedor com maior curso e com mesmo diâmetro do aço da haste de sistema hidráulico ... teremos ainda opção de ter 2" ou mais (até 4") para poder permitir que o carro seja elevado sem medo de fim de curso do amortecedor.

Sds.

;743186]Valeu Suv. Este carro da foto está com calço de suspensão , de carroceria, ou com os dois? Abs e obrigado. Válter
    [/QUOTE]
    Valeu Suv,obrigado. Válter

Banido
    Entrada
    22/08/2008
    TMorais

Eu não colocaria esse modelo, pois é do Opala 4 cilindros SEM AR, o que deixaria a traseira mais macia e quando carregado bateria e vazio teria menos estabilidade, eu colocaria a ECHE38 que é para o 6 cilindros com ar, e a que lhe aconselharam é para o 4 cilindros sem ar, veja que já tem gente no forum reclamando de bater quando carregado ..

dê uma olhada na tabela abaixo:

Opala 4 cilindros 69 / 79 Diant. MC.ECHE07 1 marrom + 1 ou 2 brancas - USADA PELO ANDRÉ SOUZA
    Opala 4 cilindros 80 / 92 Diant. MC.ECHE36 1 verde e 1 amarela + 1 a 3 brancas SUGERIDA PELO PIOLHO
    Opala 4 cilindros c/ ar ou Transmissão automática 80 / 92 Diant. MC.ECHE41 1 verde e 1 cinza + 1 a 3 brancas
    Opala 6 cilindros 80 / 92 Diant. MC.ECHE37 1 marrom e 1 amarela + 1 a 3 brancas INTERMEDIÁRIA, POIS É SEM PARA 6 CILINDROS SEM AR, PORÉM É PARA O 4.1 QUE É O MODELO MAIS PESADO DA CATEGORIA ...
    Opala 6 cilindros c/ ar 80 / 92 Diant. MC.ECHE38 1 marrom e 1 cinza + 1 a 3 brancas TESTADA POR MIM
    Opala 6 cililidros c/ ar + Transmissão automática 80 / 92 Diant. MC.ECHE43 1 marrom e 1 azul + 1 a 3 brancas SUGIRO PARA QUEM FOR ESTRESSAR O CARRO

Recapare que para quem quiser resistência máxima, ainda existe a MC.ECHE43 que foi feita para carro 6 cilindros e TA que deixa o carro mais pesado ainda ...

O MAIOR PROBLEMA, É QUE O ENCAIXE DA BASE E O ENCAIXE SUPERIOR DA MOLA, SÃO INVERSOS, OU SEJA, NA BASE TEMOS QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O DIÂMETRO INTERNO DA MOLA, E NO ENCAIXE SUPERIOR, ALÉM DO DIÂMETRO INTERNO, QUE SE TEM MAIS FOLGA, TEMOS QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO QUE EXISTE UM "ARO"/ENCAIXE QUE TEM-SE QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O DIÂMETRO EXTERNO DA MOLA TAMBÉM, POR ISSO TANTO NAS MOLAS ORIGINAIS DIANTEIRAS E TRASEIRAS, ELAS PARALELAS QUASE 100% PORÉM COMO DITO, NO ÚLTIMO ELO, ELA ESTREITA O DIÂMETRO DA MOLA, JUSTAMENTE PARA ENCAIXAR PERFEITAMENTE NO PONTO DE DESTINO ...

O QUE ACONSELHO, É QUEM TIVER TEMPO, PARA CONFIRMAR O QUE DIGO, E EFETUAR A MELHOR ESCOLHA, RETIRE A MOLA DIANTEIRA E TRASEIRA, E COM ELAS EM MÃOS FAÇA A MELHOR ESCOLHA, POIS DIFERENÇAS EXISTEM, MAS NO CASO DA DIANTEIRA, TEMOS UMA GARANTIA DE QUE A MESMA NÃO SOLTARÁ, ISSO MESMO, ELA COM CERTEZA TERÁ MELHOR ENCAIXO DO QUE NA TRASEIRA, POIS NÃO PODEMOS ESQUECER DE QUE EXISTE UM PROLONGADOR METÁLICO COM PONTA DE BORRACHA (BATENTE) QUE É MUITO RESISTENTE E FICA NI INTERIOR DA MOLA DIANTEIRA É CLARO ...

Sds.

da Fabrini que vem com carros zero, mais original, use o modelo

;743216]SUV,
    Estava conversando com Espinheira e ele havia sugerido justamente isso de colocar molas de Opala tambem na dianteira. Qual seria a mola mais adequada (referencia)?(considerando o calço na mola dianteira de 4cm.)

Tô pensando em colocar na traseira a mola de Opala ECHE36 sugerida por Piolho-Ba. Conhece a mola? Precisa cortar algum elo? O ajuste dessa é igual a mola+calço na traseira?

Att.[/quote]
    4X4 Brasil

Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Agradecimentos: 94
    Citação Postado originalmente por Carlos TA Ver Post
    Válter,
    Solta as soldas do aro e monta de novo a roda colocando o miolo dela na posição desejada, mais prá dentro ou mais prá fora.

[]'s
    Valeu Carlos, obrigado. Válter

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

Permissões de Postagem