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  • #1
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    Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas




    Demorou mas saiu...
    Segue a lista de modificações de meu Tracker 2007 (2.0 gasolina):

    - LIFT de 2” na suspensão + 2" na carroceria (RC 4x4).
    - rebaixamento do (2,5 a 3,5 cm) da caixa de direção, dos suportes do
    diferencial dianteiro e da barra estabilizadora para compensar o aumento de 5 cm com os calços da suspensão
    - amortecedores traseiros do Omega Suprema
    - espaçador de carda
    - carcaça do diferencial dianteiro trocada por uma de ferro
    - pneus Continental - General Grabber AT2 (265/70/16)
    - esnorquel da OGZ
    - proteções de cárter, caixa de transferência, diferencial traseiro e tanque (RC 4x4)
    - quebra-mato com base de guicho (Four Wheel - Armazém 4x4)
    - Guicho Warn 8000
    - estribo e proteção traseira.

    Espero poder estimular, contribuir com informações e obter opinião de quem quer fazer ou fez modificações como estas.

    Em anexo segue orçamento geral e fotos do carro pronto.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -projeto-acabado-2.jpg  
    Arquivos Anexos
    Novo Troller - pneus BF Mud 285/70/17

  • #2
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    Lift de 2” na suspensão e rebaixamento da direção e do diferencial dianteiro.
    Essa modificação já foi amplamente discutida e divulgada. Parece relativamente simples, basta adquirir um KIT de calços da RC 4x4.
    O que não foi ainda bem discutido é o efeito que o aumento de 5cm na suspensão têm no desgaste de componentes como ponteiras de direção, caixa-de-direção e bieletas. Tudo por causa do aumento do ângulo de trabalho de toda suspensão. Com o objetivo de minimizar esses desgastes optei por:
    a) rebaixar a fixação da caixa-de-direção em 3,5 cm - basta retirar a peça que sustenta a caixa e soldar os suportes mais pra baixo. Os braços de direção passaram a trabalhar com ângulos mais próximos do original e os terminais voltaram a trabalhar na posição normal. Para complementar, o braço articulado precisa ser prolongado – trabalho que já é requerido por quem faz lift na carroceria.
    b) prolongar os fixadores do diferencial dianteiro em 2,5 cm – essa alteração já é consagrada. A Calmini, por exemplo, já usa em seu Kit um par de fixadores maiores 2,5 cm que o original. O que fiz foi soldar (liga especial) uma prolongação de ferro para que o gabarito dos furos fosse deslocado em 2,5 cm.
    c) abaixar a fixação da barra estabilizadora em 3,5 cm – para manter a barra estabilizadora é necessário que sua fixação seja abaixada para eu a bieletas não fiquem torcidas.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -caixa-de-direcao-rebaixada-1.jpg   -calcos-para-bodylift.jpg   -braco-articulado-direcao-2.jpg   -kitvitara-rc.jpg   -suporte-diferencial.jpg  
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  • #3
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    Amortecedor traseiro e espaçador de carda traseiro

    Complementam o lift na suspensão a substituição dos amortecedores traseiros pelos do omega Suprema e a colocação de um espaçador de cardã
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -desmontado-frente.jpg   -desmontado-traseira.jpg   -espacador-de-carda.jpg  
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  • #4
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    Carcaça de ferro no diferencial dianteiro

    Considero fundamental para quem usa pneus maiores. Quem já quebrou como eu, sabe como é duro ficar só 4x2 no meio da trilha. Sem contar com que quase sempre essa quebra acaba danificando coroa e pinhão. Pra evitar isso optei por trocar a carcaça de original de alumínio por uma de ferro. Essa carcaças de ferro vieram montadas nos Tracker diesel vendidos pela Chevrolet e não são fáceis de achar.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -diferencial-ferro-e-aluminio.jpg   -diff_2.jpg  
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  • #5
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    Pneus Continental – General Grabber AT2 (265/70/16)
    A opção por esses pneus é porque suas medidas são equivalentes a 31/10,5/15. Eles ficam um pouco mais largos que os 245/75/15, mas da mesma altura.
    Como pego muita estrada, queria um pneu AT, mesmo sabendo que na lama ele não deva ajudar muito. Acho que o ideal seriam dois jogos, um AT como esse e um MUD 245/75/16.

    Mesmo com 2”+2” o trabalho pra não raspar não é fácil. Pra começar são necessárias rodas com off-set negativo. Mas eu optei por espaçadores de 3 cm pra usar as rodas originais. Após os espaçadores não pega mais nas longarinas do chessis. Mas tem que cortar parachoque dianteiro e traseiro, rebater a caixa de ar uns 2 cm e ainda cortar o acabamento das portas traseira.

    Segue uma comparação do BF AT 31/10,5/15 com os GG AT2 265/70/16
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -grabber-at2-tire-1-.jpg   -grabber-at2.jpg   -grabber-2.jpg  
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  • #6
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    Esnorquel OGZ
    Simplesmente não tem outro. É de excelente qualidade. Atenção apenas para a instalação, pois uma limitação na tomada de ar comprometerá o rendimento e aumentará o consumo.

    ---///---

    Proteções inferiores

    O Peito-de-aço protege a caixa-de-direção, o cárter e o diferencial dianteiro. Na continuidade temos a proteção da caixa de transferência. Depois uma proteção pra o diferencial trazeiro. Por fim a instalação do protetor de tanque. Tudo fornecido pela RC 4x4.

    è Acho que o Rodrigo deveria me pagar pelo comercial !!!

    ---///---
    Quebra-mato com suporte pra guincho da For Wheel, vendido pelo Armazém 4x4 e Guincho Warn 8000

    Acho esse quebra-mato o melhor do mercado. Não por ser apenas bonito mar porque é uma peça de qualidade que foi construída não só para embelezar o carro, mas para realmente agüentar um guincho. Atenção apenas para o fato de que em decorrência do “body-lift”, tive que alterar suas fixações para subirem 5 cm.
    O Warn 8000 é mais que suficiente para o Tracker.

    ---///---

    Estribos e proteção traseira

    Para essas peças não existe no mercado nada para o Tracker/G. Vitara de qualidade. Nem pensar em KEKO !!!! Tive que desenhar e mandar um serralheiro fazer. A peça protege a caixa-de-ar, por baixo e pelo lado.
    Atrás coloquei uma peça pra proteger a traseira e principalmente o tanque.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -projeto-acabado-1.jpg   -projeto-acabado-2.jpg   -projeto-acabado-3.jpg  
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  • #7
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    Andre, parabéns ! Até agora foi a Tracker mais bonita que já vi.
    Comprei uma neste mês ano 2008 2.0 a gasolina. Gostaria de levantar a minha, para ficar alta, imponente com esses rodões. Tem como levantar de maneira mais simples, mexendo apenas na suspensão, preservando a orinalidade do carro ?

    Por favor me dê as devidas orientações, relacionando as peças necessarias com valor, nome e telefone das lojas que devo comprar. Resido em São Luis-Ma e de vez enquanto pinta uns passeios de trilhas nas proximidades com muita areia fofa.

    No ultimo final de semana, participei de um passeio com trilha e o meu carro sofreu muito nas bitolas fundas, pois era o mais baixo, atolei 4 vezes encostando o diferencial o percurso inteiro. Obs: Sempre andando reduzido mantendo a velocidade entre 30 e 40 Km.

    Fico no aguardo.

    Um abraço
    Paulo Puma

  • #8
    esse pneu AT 265/70/16 serve no GVIII? Se não, qual seria uma boa dica?

  • #9
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    Bom dia!

    Andre,

    Estive pesquisando sobre colocar pneus BF MUD 245/75 R16 na tracker e existe muida divergencia de informação hoje em dia pela internet. Estou com 2" + 2", parachoque dianteiro em ferro alargador de rodas 32mm AVM. terei muito problema para colocar essa medida de pneu?

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Andre Sousa Ver Post
    Carcaça de ferro no diferencial dianteiro

    Considero fundamental para quem usa pneus maiores. Quem já quebrou como eu, sabe como é duro ficar só 4x2 no meio da trilha. Sem contar com que quase sempre essa quebra acaba danificando coroa e pinhão. Pra evitar isso optei por trocar a carcaça de original de alumínio por uma de ferro. Essa carcaças de ferro vieram montadas nos Tracker diesel vendidos pela Chevrolet e não são fáceis de achar.
    Andre,

    Comprei um diferencial dianteiro em ferro da tacker diesel, e deixei com meu mecanico para troca-lo; acontece que ele tirou o miolo de um para outro, e para monta-lo novamente na minha GV 2.0 16 V, ele me informa de que é necessário deixar a tampa original de aluminio! Esta correto? porque não é possível monta-lo com carcaça e tampa de ferro da tracker? Existe algum detalhe de montagem? Aguardo vossa ajuda.

  • #11
    Banido
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    Alguém aqui achará que tem um 4 X 4, quando ver os vídeos abaixo ???

    Sds.
    Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: zip 4x4.zip (642.6 KB)

      Número de Download 81 .

    • Tipo de Arquivo: zip 4x4 2.zip (732.4 KB)

      Número de Download 60 .


  • #12
    Usuário Avatar de Andre Sousa
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    Citação Postado originalmente por Henrique Jesus Ver Post
    Andre,

    Comprei um diferencial dianteiro em ferro da tacker diesel, e deixei com meu mecanico para troca-lo; acontece que ele tirou o miolo de um para outro, e para monta-lo novamente na minha GV 2.0 16 V, ele me informa de que é necessário deixar a tampa original de aluminio! Esta correto? porque não é possível monta-lo com carcaça e tampa de ferro da tracker? Existe algum detalhe de montagem? Aguardo vossa ajuda.
    Caro Henrique.

    Os aspectos mais técnicos sobre a montagem do diferencial só meu mecânico que tem. O que posso garantir, que ví ele fazendo, é que ele utilizou todo o "miolo" original do meu Tracker e colocou na carcaça de ferro (panela mais fucinho) do Tracker diesel. Não ficou nenhuma peça de alumínio.
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