Postado originalmente por
Carlos TA
Pessoal,
Passei as últimas quatro semanas testando todas estas possibilidades que voces citaram, minhas conclusões:
Inversão das bieletas: As bieletas originais duraram duas semanas e uma quebrou , pensei que podia ser coincidência e elas estivessem velhas meu carro tá com 87000KM , coloquei duas bieletas novas e rodei com elas até providenciar os calços , e 4 dias depois quendo eles ficaram prontos mais uma quebrou.
Inversão das bieletas mais calço: Em seguida coloquei mais uma bieleta nova, mais dois calços totalizando 12 mm , engraçado que com esta medida a barra já pegou na travessa e eu tive que tirar um pouquinho da aba desta. Rodei tres dias e quando fui checar a borracha das bieletas já estavam esmagadas quase rasgando.
Remoção da barra: me libertei da barra a quase duas semanas, e estou acabando de chegar de uma viagem de +- 400km com 80% de trilhas e estradas de terra ruim pela Serra do Cipó e não senti a menor falta.
Considerações gerais: Invertendo as bieletas e colocando os calços fica claro que as bieletas funcionam em uma posição mais próxima da ideal mas ainda forçadas, o que no meu caso não foi suficiente, e quando desmontei a barra as bieletas já apresentavam sinais de desgaste prematuro.
E é óbvio também que a barra estabilizadora está lá por um motivo, então a sua retirada implica em consequências , mas a minha impressão e fiz vários testes sozinho no carro é que para a minha tocada, tranquila principalmente em curvas, ela não fez diferença nenhuma. Tentei simular inclusive o famoso teste do alce a 80 e a 100km/h.
O meu carro está cada vez mais se aproximando de um Jipe e se distanciando de um automóvel , é esta minha proposta.
I'm free...
Foto 1 calço 12 mm
Foto 2 e 3 bieletas forçadas com carro no chão invertidas e com calço.
Foto 4 desgaste na travessa
Foto 5 local onde todas quebram, observem que ela não quebrou na articulação , sinal de stress na haste.
Desculpe por ter me alongado.
[]'s Carlos