Postado originalmente por
Carneiro
O GNV é seguro se bem instalado. O problema é o esse, o velho jeitinho brasileiro, a Lei de Gérson, e o consumidor que faz isso até que "merece" o carro pegando fogo...
Tive num Siena e minha irmã num Palio. Funcionou muuuito bem, o Siena foi vendido com 80 mil (retirou-se o kit e o carro continua excelente). O Palio continua com meu pai. No Siena uma vez, depois de mais de 1 ano instalado, o simulador de bico pifou, e o instalador trocou sem nem pedir nada. O da minha irmã também teve um problema de vazamento no redutor de pressão, foi só fechar o registro no cilindro e também nesse mesmo instalador arrumaram de pronto.
Essa é a diferença: serviço bem feito em um cara honesto, e serviços feitos que nem a fuça. Logicamente que não paguei baratim na instalação. Quanto à vistoria, ela é obrigatória para regularizar o documento. Tem inclusive um selo para que o frentista mesmo não coloque gás no seu carro se estiver sem vistoria... Alguém olha? Não...
Sobre males ao carro, cuidando bem, não tem problema, conheço mecânicos que não reclamam. O que o Daniel, mecânico excelente, condena, são as instalações, que os caras detonam a parte elétrica sem dó, etc. Mais uma vez, é escolher um bom instalador.
Mas só vale a pena mesmo se você for:
- Rodar muito;
- Ficar muito tempo com o carro ou levar o kit para o próximo carro (contar com mais 400-500 paus de tira e põe).
Eu até pensei em colocar no meu, que pretendo ficar com ele mais uns 5 anos

. Mas não sei, do jeito que rodo (10 mil km por ano), capaz de economizar uns 1600 reais no ano, e olhe lá. São 8 mil em 5 anos, mas mais de 5 mil para um bom kit, fora mais cuidado na manutenção, perda de espaço (a não ser que dê para colocar embaixo - aumentar o lift de carroceria?

). Se eu rodasse o dobro, pode ser que compensasse.
Se alguém for se aventurar, tem um kit agora que eles chamam de 5ª geração, que parece que joga GNV diretamente nos cilindros, e dizem que dá menos problema (acho que não dá blow back ou fire back, sei lá como se chama) além de perder pouquíssima potência.
Conheço um excelente instalador em Jundiaí, o nome do lugar é D'Urbano:
http://www.durbano.com.br/
Abraços,
Márcio.