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  • #1
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    Citação Postado originalmente por NelsonB Ver Post
    Pessoal,

    minha nova etiqueta veio 23 26 e 23 29. Parece que é a primeira citada pelo Barros. Agora, levando em conta que imediatamente o serviço, troquei os pneus (coloquei os BFG AT KO, por R$350/cada), marquei consumo de Porto Alegre à Lages e deu....14km/L!!! Já ouvi que tem diferença dos pneus 205 para 215, etc etc, mas o fato é que antes dava 11 e tal com L. E ainda estava com barras do rack no carro, embora ressalvando que fui tri caretinha, pq to no limite das multas da BR101 gaúcha (os pardais pior sinalizados do país! 3 multas abaixo de 80!
    GuimaJC, o que é ScanGaugeE? E qual a consequencia da H2O na caixa de ar (desculpe, mas sou neófito no mundo da mecânica...).
    Obrigado a quem deu as dicas do snorkel, Legal saber que não muda o ocnsumo! botei na fila da lista das daptações!
    LeoBa, o consumo acima foi antes dos OME, que acabei de instalar, parece que ficou muito bom...

    Sim,
    E aí Nelson, tudo bem?
    Imagino que você seja o Nelson que encontrei na Alpino no dia 12/09.
    Quando vc comprou seus pneus BF, quanto te instruíram colocar de pressão? Eu tenho o mesmo pneu que você, e já me instruíram 21 nos quatro e 28 nos quatro pneus. Estou meio confuso.
    Abração

  • #2
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    MarcelDan,

    vc é o cara da adaptação do banco para altos? Se sim, como foi em Cambará do Sul?

    Eu to usando 23-26 sem carga e 23 -29 com carga. e o carro está indo bem, mas note, troquei toda a suspensão, então o conforto e as respostas mudam completamente. Outra coisa, andar com pneu supercheio para ganhar no consumo não compensa, pois o pneu acaba gastando ante$$$.


    grande abraço





    Citação Postado originalmente por marceldan Ver Post
    E aí Nelson, tudo bem?
    Imagino que você seja o Nelson que encontrei na Alpino no dia 12/09.
    Quando vc comprou seus pneus BF, quanto te instruíram colocar de pressão? Eu tenho o mesmo pneu que você, e já me instruíram 21 nos quatro e 28 nos quatro pneus. Estou meio confuso.
    Abração
    Jimny HR 2011 JAPA + OME + BFG AT KO 215 75 r15

  • #3
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    Citação Postado originalmente por NelsonB Ver Post
    MarcelDan,

    vc é o cara da adaptação do banco para altos? Se sim, como foi em Cambará do Sul?

    Eu to usando 23-26 sem carga e 23 -29 com carga. e o carro está indo bem, mas note, troquei toda a suspensão, então o conforto e as respostas mudam completamente. Outra coisa, andar com pneu supercheio para ganhar no consumo não compensa, pois o pneu acaba gastando ante$$$.


    grande abraço
    Opa, e aí Nelson!!!
    Sim, sou eu mesmo!!
    Em Cambará foi sensacional, mas o Atalho do Crespo está sendo patrolado. Perdeu um pouco a graça, mas encurta bastante o caminho para o Parque Aparados da Serra.

    Sobre o assunto principal do tópico, pois é. Na concessionária me indicaram a usar 21 parelho (nos 4), mas estou testando agora com 24 (F) / 26 (T).
    Assim que eu concluir este tanque, vou mudar para os 23/26 como vc está usando, para ver como se comporta. Imagino que não fará muita diferença, pois dos 24 para os 23, às vezes até o aparelho dá essa diferença.

    Com os 21 parelho me pareceu que o pneu fica muito murcho (esteticamente falando). Não me passou muita confiança. Ainda mais eu que uso direto no asfalto, e quando pego terra é só uma estrada de chão que eu pegaria com um carro normal.

    Abração
    Marcelo
    Suzuki Jimny 4 SPORT 2015/2016

  • #4
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    Pessoal,
    Fiz uma atualização da minha planilha de controle de consumo e estou bastante satisfeito.
    Para os pneus, uso 23 na frente e 26 na traseira.
    Abraço...
    DATA KM rodado Litros R$ Média Consumo Observação Preço/litro Hodômetro TOTAL OBS
    26/05/2015 0 33,716 122,39 - Gas. Comum 3,63 17,7 Compra do carro
    08/06/2015 272,0 32,630 118,77 8,34 Gas. Aditivada 3,63 289,7 Urbano
    22/06/2015 296,9 34,179 118,60 8,69 Gas. Comum 3,47 586,6 Urbano
    08/07/2015 299,2 34,511 119,06 8,67 Gas. Comum 3,45 885,8 Urbano
    14/07/2015 193,6 20,050 69,17 9,66 Gas. Comum 3,45 1079,4 Misto
    15/07/2015 301,6 23,552 83,35 12,81 Gas. Comum 3,53 1381 Estrada
    15/07/2015 315,2 25,161 85,52 12,53 Gas. Comum 3,39 1696,2 Estrada
    16/07/2015 279,3 23,622 77,72 11,82 Gas. Comum 3,29 1975,5 Estrada
    16/07/2015 294,2 23,819 83,10 12,35 Gas. Comum 3,489 2269,7 Estrada
    17/07/2015 307,8 25,004 80,01 12,31 Gas. Comum 3,20 2577,5 Estrada
    18/07/2015 231,9 19,992 69,77 11,60 Gas. Comum 3,49 2809,4 Estrada
    18/07/2015 250,7 18,877 68,88 13,28 Gas. Comum 3,49 3060,1 Estrada
    19/07/2015 248,7 22,050 77,15 11,28 Gas. Comum 3,499 3308,8 Estrada
    19/07/2015 268,4 18,851 59,36 14,24 Gas. Comum 3,149 3577,2 Estrada
    04/08/2015 354,5 33,007 97,67 10,74 Gas. Comum 2,959 3931,7 Misto
    25/08/2015 317,6 33,700 106,12 9,42 Gas. Aditivada 3,149 4249,3 Urbano
    29/08/2015 137,2 12,78 42,16 10,74 Gas. Comum 3,299 4386,5 Urbano
    03/09/2015 147,8 16,421 51,71 9,00 Gas. Aditivada 3,149 4534,3 Misto / Trilha
    04/09/2015 220,9 16,311 61,80 13,54 Gas. Aditivada 3,789 4755,2 Estrada
    08/09/2015 218,3 19,022 61,80 11,48 Gas. Aditivada 3,249 4973,5 Estrada
    08/09/2015 268,6 17,73 65,58 15,15 Gas. Aditivada 3,698 5242,1 Estrada
    09/09/2015 154,2 11,47 36,12 13,44 Gas. Aditivada 3,149 5396,3 Estrada
    25/09/2015 277,6 29,051 91,48 9,56 Gas. Aditivada 3,149 5673,9 Urbano
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por acbrz Ver Post
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    Fiz uma atualização da minha planilha de controle de consumo e estou bastante satisfeito.
    Para os pneus, uso 23 na frente e 26 na traseira.
    Abraço...
    DATA KM rodado Litros R$ Média Consumo Observação Preço/litro Hodômetro TOTAL OBS
    26/05/2015 0 33,716 122,39 - Gas. Comum 3,63 17,7 Compra do carro
    08/06/2015 272,0 32,630 118,77 8,34 Gas. Aditivada 3,63 289,7 Urbano
    22/06/2015 296,9 34,179 118,60 8,69 Gas. Comum 3,47 586,6 Urbano
    08/07/2015 299,2 34,511 119,06 8,67 Gas. Comum 3,45 885,8 Urbano
    14/07/2015 193,6 20,050 69,17 9,66 Gas. Comum 3,45 1079,4 Misto
    15/07/2015 301,6 23,552 83,35 12,81 Gas. Comum 3,53 1381 Estrada
    15/07/2015 315,2 25,161 85,52 12,53 Gas. Comum 3,39 1696,2 Estrada
    16/07/2015 279,3 23,622 77,72 11,82 Gas. Comum 3,29 1975,5 Estrada
    16/07/2015 294,2 23,819 83,10 12,35 Gas. Comum 3,489 2269,7 Estrada
    17/07/2015 307,8 25,004 80,01 12,31 Gas. Comum 3,20 2577,5 Estrada
    18/07/2015 231,9 19,992 69,77 11,60 Gas. Comum 3,49 2809,4 Estrada
    18/07/2015 250,7 18,877 68,88 13,28 Gas. Comum 3,49 3060,1 Estrada
    19/07/2015 248,7 22,050 77,15 11,28 Gas. Comum 3,499 3308,8 Estrada
    19/07/2015 268,4 18,851 59,36 14,24 Gas. Comum 3,149 3577,2 Estrada
    04/08/2015 354,5 33,007 97,67 10,74 Gas. Comum 2,959 3931,7 Misto
    25/08/2015 317,6 33,700 106,12 9,42 Gas. Aditivada 3,149 4249,3 Urbano
    29/08/2015 137,2 12,78 42,16 10,74 Gas. Comum 3,299 4386,5 Urbano
    03/09/2015 147,8 16,421 51,71 9,00 Gas. Aditivada 3,149 4534,3 Misto / Trilha
    04/09/2015 220,9 16,311 61,80 13,54 Gas. Aditivada 3,789 4755,2 Estrada
    08/09/2015 218,3 19,022 61,80 11,48 Gas. Aditivada 3,249 4973,5 Estrada
    08/09/2015 268,6 17,73 65,58 15,15 Gas. Aditivada 3,698 5242,1 Estrada
    09/09/2015 154,2 11,47 36,12 13,44 Gas. Aditivada 3,149 5396,3 Estrada
    25/09/2015 277,6 29,051 91,48 9,56 Gas. Aditivada 3,149 5673,9 Urbano
    Pôxa, legal esses dados que você nos passou, hein???
    Eu neste final de semana coloquei a gasolina PODIUM, a R$4,25 / litro. É uma facada!
    Na gasolina aditivada anterior, fiz 405Km com 35,7 lts de Gasolina, uso na Estrada, com duas estradas de chão apenas e mais uns 30 ou 40Km de cidade. Calibragem dos Pneus BF AT 215/75 = 28 Frente / 28 trás.
    A calibragem 28/28 é muito alta na minha opinião, mas vou ter que usar mais neste tanque para ter uma comparação das gasolinas Aditivada com PODIUM.

    T+
    Marcelo
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  • #6
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    Pessoal,

    tem 4 meses que estou com o Jimny 4ALL. Peguei com os pneus originais. Estava dando 12.5km/l. Agora coloquei os BF215/75. A média está ficando em 10km/l.

    Ainda não fiz trilha, só rally de regularidade. Gostaria de saber de vocês quando usam a reduzida? Se geralmente a segunda ou terceira reduzida da conta de subir morros fortes ou tem que entrar na primeira de uma vez?

    Sei que a melhor forma de aprender é testando, mas se puderem dar umas dicas ajudaria. Eu fazia trilhas (leves/médias) com o Grand Vitara mas é completamente diferente. A única coisa igual é a marca do carro.
    Pajero Full 3D Diesel 2001/2006 Frankenstein.
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por guilhermejcp Ver Post
    Pessoal,

    tem 4 meses que estou com o Jimny 4ALL. Peguei com os pneus originais. Estava dando 12.5km/l. Agora coloquei os BF215/75. A média está ficando em 10km/l.

    Ainda não fiz trilha, só rally de regularidade. Gostaria de saber de vocês quando usam a reduzida? Se geralmente a segunda ou terceira reduzida da conta de subir morros fortes ou tem que entrar na primeira de uma vez?

    Sei que a melhor forma de aprender é testando, mas se puderem dar umas dicas ajudaria. Eu fazia trilhas (leves/médias) com o Grand Vitara mas é completamente diferente. A única coisa igual é a marca do carro.
    Guilherme, realmente é difícil de responder isso... "morro forte" pode variar muito, caso a subida não tenha muitas valas, pedras, pode até ser que a segunda dê conta, mas se for uma trilha, e a subida tiver erosões, valas e pedras, acho melhor ir de primeira, pq assim você acaba tendo o carro mais na mão, já que vai estar bem devagar e com mais força caso precisa dar um "gás" a mais no acelerador, terá força para isso... e também não vai precisar usar embreagem caso precise voltar da segunda para a primeira, o mal uso da embreagem em trilhas é uma das coisas mais normais de se ver....

    mas agora, é na prática que você vai ver a real necessidade, por isso é bom conhecer bem o carro, a relação das marchas na reduzida e tal.. e isso tudo é só na trilha mesmo... não adianta muito a teoria...

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por guilhermejcp Ver Post
    Pessoal,
    Ainda não fiz trilha, só rally de regularidade. Gostaria de saber de vocês quando usam a reduzida? Se geralmente a segunda ou terceira reduzida da conta de subir morros fortes ou tem que entrar na primeira de uma vez?
    Eu coloco a reduzida assim que saio do asfalto. Durante o trajeto em estrada (de terra) trabalho com 4a e 5a marchas, vai até 50km/h ou até 60. Se for passar disto tiro a reduzida, mas mantenho o 4x4. Com a tração ligada o carro fica mais firme no chão. E com a reduzida muito mais firme na sua mão. É uma questão de segurança, com o 4x4 e a reduzida você fica mais seguro se acontece algo. Engraçado é acostumar a arrancar o carro de segunda. Depois voltar ao asfalto, desligar a reduzida e tentar fazer o mesmo...

  • #9
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    Citação Postado originalmente por scampos Ver Post
    Eu coloco a reduzida assim que saio do asfalto. Durante o trajeto em estrada (de terra) trabalho com 4a e 5a marchas, vai até 50km/h ou até 60. Se for passar disto tiro a reduzida, mas mantenho o 4x4. Com a tração ligada o carro fica mais firme no chão. E com a reduzida muito mais firme na sua mão. É uma questão de segurança, com o 4x4 e a reduzida você fica mais seguro se acontece algo. Engraçado é acostumar a arrancar o carro de segunda. Depois voltar ao asfalto, desligar a reduzida e tentar fazer o mesmo...
    Não é comum se usar o reduzida em estradas de terra normais, mas se você sente o carro melhor assim... isso vai de cada um. Eu não costumo nem usar o 4x4 na terra, acho a condução melhor em 4x2, acho mais divertido ter que segurar o carro as vezes... nem com chuva ligo o 4x4, a não ser que seja estrada com muita lama, coisa que não é tão comum por aqui (aliás, depois que comprei o Jimny as chuvas sumiram, os Mud's estão acabando e viram pouco barro) Normalmente quando ligo o 4x4 já é com a reduzida, porque realmente vai ser uma situação que preciso de toda a capacidade do jipe. Mas repito, isso vai de cada um... e das condições que enfrenta no "seu" fora de estrada....

    abs!!!
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    Não é comum se usar o reduzida em estradas de terra normais, mas se você sente o carro melhor assim... isso vai de cada um. Eu não costumo nem usar o 4x4 na terra, acho a condução melhor em 4x2, acho mais divertido ter que segurar o carro as vezes... nem com chuva ligo o 4x4, a não ser que seja estrada com muita lama, coisa que não é tão comum por aqui (aliás, depois que comprei o Jimny as chuvas sumiram, os Mud's estão acabando e viram pouco barro) Normalmente quando ligo o 4x4 já é com a reduzida, porque realmente vai ser uma situação que preciso de toda a capacidade do jipe. Mas repito, isso vai de cada um... e das condições que enfrenta no "seu" fora de estrada....

    abs!!!
    Por acaso o 4x4 também tem aquelas frescuras do ar condicionado, de ter que ligar de tempo em tempo?
    Sei que o ar condicionado é para o gás circular e para a lubrificação atuar, mas no caso do 4x4 tem algo que se não usar por muito tempo ele perde lubrificação ou engripa?
    Sei que tanto o ar condicionado quanto o 4x4 mudam bastante o consumo no meu Jimny. Tanto que ligo eles só para respeitar esse uso de tempo em tempos.

    Abraço
    Marcelo
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  • #11
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    Citação Postado originalmente por marceldan Ver Post
    Por acaso o 4x4 também tem aquelas frescuras do ar condicionado, de ter que ligar de tempo em tempo?
    Sei que o ar condicionado é para o gás circular e para a lubrificação atuar, mas no caso do 4x4 tem algo que se não usar por muito tempo ele perde lubrificação ou engripa?
    Sei que tanto o ar condicionado quanto o 4x4 mudam bastante o consumo no meu Jimny. Tanto que ligo eles só para respeitar esse uso de tempo em tempos.

    Abraço
    Marcelo, falam que é bom ligar o 4x4 de vez em quando para "lubrificar" o sistema, não sei se isso tem fundamento técnico, vou até fazer essa pergunta para meu mecânico quando passar por lá. De qualquer forma, acho que para fazer um bom uso do jipinho, as vezes é bom ir para terra e usar o 4x4 com intuito da diversão mesmo... aí consequentemente o sistema se lubrifica... heheheh

    abs!!!
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  • #12
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    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    Não é comum se usar o reduzida em estradas de terra normais, mas se você sente o carro melhor assim... isso vai de cada um. Eu não costumo nem usar o 4x4 na terra, acho a condução melhor em 4x2, acho mais divertido ter que segurar o carro as vezes... nem com chuva ligo o 4x4, a não ser que seja estrada com muita lama, coisa que não é tão comum por aqui (aliás, depois que comprei o Jimny as chuvas sumiram, os Mud's estão acabando e viram pouco barro) Normalmente quando ligo o 4x4 já é com a reduzida, porque realmente vai ser uma situação que preciso de toda a capacidade do jipe. Mas repito, isso vai de cada um... e das condições que enfrenta no "seu" fora de estrada....

    abs!!!
    O problema é quando você se ve em uma situação aonde começa a perder o controle do carro, mas se estivesse de reduzida isto não aconteceria, por exemplo, se você pega uma subida que é mais íngreme do que você imaginava. Nesta hora não dá mais para colocar a reduzida.

    Mas se for uma estrada de terra na qual volta e meia você cruza com um Uno ou Gol, certamente não há necessidade de reduzida, nem 4x4.

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