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  • #1
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    Amigos, fico feliz e ao mesmo tempo triste em ler este tópico. Feliz por saber que não sou o único com este problema. Já levei o carro na Suzuki 2 vezes e a solução dura apenas poucas semanas. Triste por não ter conseguido identificar, nas portagens que aqui constam, uma solução definitiva para o problema.

    Pergunto à todos os que participam deste tópico: quem de fato conseguiu resolver o problema? Pergunto isto justamente porque a solução que muitos relataram também não foi definitiva.

    Como é um problema que aflige muitas pessoas não seria o caso de acionarmos a ouvidoria da Suzuki para que se pronunciasse?

  • #2
    Usuário Avatar de Chuva
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    Amigo, eu concordo com vc sobre o problema ser mencionado em massa na ouvidoria e qquer coisa estou dentro.

    Mas há outros aspectos a se considerar, infelizmente:
    1 - o carro, pelo menos o meu, não é flex e não foi feito pra andar com nossa mijolina. Não sou advogado, mas se concordamos em adquirir, concordamos com os riscos de usar uma gasolina tão ruim misturada;
    2 - a suzuki está descontinuando esse carro, parece q acaba em 2016 msm, e ano q vem já existe outro modelo (q não vem pro BraZil aliás). Imagino q isso implique numa morosidade enorme para se fazer um ajuste mecânico no carro ou tipo recal. Ou seja, vão protelar e vamos só gastar nosso tempo;
    3 - infelizmente, esse acho q é o pior fator, seria o caso de estarmos reclamando a uma grande multinacional. Sempre se prontificam, dizem resolver o problema mas como somos pequenos sempre ficamos a ver navios. Digo isso por experiência própria onde já reclamei algumas vezes em algumas empresas de reputação "intocável", ou comprável, onde a vista grossa nas k-a-gadas lançadas no mercado são ignoradas. Brasileiro não costuma ir atrás e deixa quieto, mas eu não fui criado assim. Talvez por isso a cultura geral não vai pra frente e temos sempre tudo de qualidade inferior, principalmente os serviços prestados. Dê uma catarrada numa praça pública em Berlin pra ver o q te acontece. Enfim, meu último exemplo foi reclamar de uma caixa de leite em pó Ninho + da nestlé. Todas com gosto horrível e o laboratório me concluiu ferro em demasia. O leite branco preparado tb ficava meio verde.. Fiquei 2 meses reclamando via email e telefone (eles te retornam, gravam, conversam e na verdade só investigam quem é vc) e fui atendido muito prontamente. Quando não me cansaram e perceberam q eu não iria desistir me mandaram uma lata de leite em casa, RETIROU quase todas as latas de minha casa (pra não deixar prova, mas eu tenho a q mandei para análise) e simplesmente fez um laudo muito mal criado e grosso via telefone dizendo que eu estava errado e se RECUSARAM a mandar por escrito ou email o laudo de laboratório (o meu eu mandei para eles por email..)..

    Justiça é só para os grandes ou quem paga.. reclamar eu ajudo, mas não acho q teremos alguma ajuda, dica ou a incrível solução. Talvez o certo mesmo seria todo mundo fazer o teste de pipeta no posto e ficar trocando diante das irregularidades, mas haja saco.. kkk

    Isso sem contar que acho q nunca o país vai voltar pra trás e fazer uma gasolina decente novamente, sem a adição de qquer qtdade de álcool.

    [ ]s
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2,5", Roadcruza AT 245/60/18
    GVIII 10 2.0 AT 4x4 Lift 2,0", Dunlop ST 225/70/17

  • #3
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    Chuva,

    o New Vitara já esta aqui e será apresentado no Salão do Automóvel e deve ser lançado este ano, olha ele na cegonha

    Flagra: Leitor fotografa primeiras unidades do novo Suzuki Vitara chegando ao Brasil | Autos Segredos


    Flagramos o novo Suzuki Vitara - AUTO ESPORTE | Noticias

    Suzuki confirma novo Vitara no Brasil ainda este ano | QUATRO RODAS


    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Amigo, eu concordo com vc sobre o problema ser mencionado em massa na ouvidoria e qquer coisa estou dentro.

    Mas há outros aspectos a se considerar, infelizmente:
    1 - o carro, pelo menos o meu, não é flex e não foi feito pra andar com nossa mijolina. Não sou advogado, mas se concordamos em adquirir, concordamos com os riscos de usar uma gasolina tão ruim misturada;
    2 - a suzuki está descontinuando esse carro, parece q acaba em 2016 msm, e ano q vem já existe outro modelo (q não vem pro BraZil aliás). Imagino q isso implique numa morosidade enorme para se fazer um ajuste mecânico no carro ou tipo recal. Ou seja, vão protelar e vamos só gastar nosso tempo;
    3 - infelizmente, esse acho q é o pior fator, seria o caso de estarmos reclamando a uma grande multinacional. Sempre se prontificam, dizem resolver o problema mas como somos pequenos sempre ficamos a ver navios. Digo isso por experiência própria onde já reclamei algumas vezes em algumas empresas de reputação "intocável", ou comprável, onde a vista grossa nas k-a-gadas lançadas no mercado são ignoradas. Brasileiro não costuma ir atrás e deixa quieto, mas eu não fui criado assim. Talvez por isso a cultura geral não vai pra frente e temos sempre tudo de qualidade inferior, principalmente os serviços prestados. Dê uma catarrada numa praça pública em Berlin pra ver o q te acontece. Enfim, meu último exemplo foi reclamar de uma caixa de leite em pó Ninho + da nestlé. Todas com gosto horrível e o laboratório me concluiu ferro em demasia. O leite branco preparado tb ficava meio verde.. Fiquei 2 meses reclamando via email e telefone (eles te retornam, gravam, conversam e na verdade só investigam quem é vc) e fui atendido muito prontamente. Quando não me cansaram e perceberam q eu não iria desistir me mandaram uma lata de leite em casa, RETIROU quase todas as latas de minha casa (pra não deixar prova, mas eu tenho a q mandei para análise) e simplesmente fez um laudo muito mal criado e grosso via telefone dizendo que eu estava errado e se RECUSARAM a mandar por escrito ou email o laudo de laboratório (o meu eu mandei para eles por email..)..

    Justiça é só para os grandes ou quem paga.. reclamar eu ajudo, mas não acho q teremos alguma ajuda, dica ou a incrível solução. Talvez o certo mesmo seria todo mundo fazer o teste de pipeta no posto e ficar trocando diante das irregularidades, mas haja saco.. kkk

    Isso sem contar que acho q nunca o país vai voltar pra trás e fazer uma gasolina decente novamente, sem a adição de qquer qtdade de álcool.

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    GVIII V6 08/09, proteções inferiores Road Tech, ex-Grand Vitara - 4x4 A/T - 2013/2014

  • #4
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    Q bacana.. o carro versão nova é show! Até onde eu sabia não viria pro Brasil..

    Qual será a motorização dele?

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  • #5
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    O novo Grand Vitara que esta vindo em nada lembra a GV3 , perdeu cx de reducao, altura , esta mais para S Cross , uma pena , agora os fabricantes e seus representantes , pouco se importam com defeitos etc, mas pega um encardido pela frente ai fazem , pois e melor resolver um do que 1000 hipoteticamente , minha pergunta e se trocar tudo como as css falam resolve ? E se nao resolver vai ficar na tentativa e erro? So nao troquei a Tracker em um GV 3 justamente por isso , esse empurra empurra (consumidor /fabricante) que é um excelente 4x4 tenho certeza .
    Ah so pqra falar minha mae ja brigou com a GM e resolveram o caso dela , isso na epoca de opala e cia , entao pega um encardido que resolve sim .
    Abracos
    Tracker 2008 - Pulguenta

  • #6
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    Se o carro estiver na garantia dos 3 anos e a luz acender, a montadora tem obrigação de resolver o problema. Como este problema acontece com carros fora da garantia, acredito que judicialmente a Suzuki não pode ser responsabilizada pelo problema, mas as concessionárias deveriam ter uma solução para o problema.
    Acho natural um carro com 6 anos de uso apresentar um problema como esse, o que é frustante é não ter um diagnóstico claro para este problema. Pelo discutido aqui, o problema parece relacionado ao filtro de combustível e/ou a alguns sensores do sistema de injeção. Não prece ser um problema grave e também não muda o comportamento do carro, então acredito que esta é uma questão mais de problema de assistência ruim da rede concessionária, que não consegue diagnosticar o problema, do que um problema de fabricação do carro.

    Comprei o meu GVIII no final de 2014 e ele já está com mais de 40 mil quilômetros rodados e como esperado até o momento nenhuma dor de cabeça. Atualmente a Suzuki passou a colocar um aditivo no tanque em toda revisão para limpeza do sistema e indica ao proprietário para completar o tanque logo após sair da revisão. Isso passou a ser feito após o aumento do etanol na nossa gasolina.

    Quando meu carro estiver chegando perto dos 60 mil farei a troca do filtro de combustível por precaução, nem que para isso eu tenha que trocar a bomba (já que pelo que parece aqui no BR só vende o filtro junto a bomba). Só abasteço o carro em postos de bandeira (preferência pela Petrobrás) e com gasolina aditivada. Assim, espero ficar com o GVIII por muito tempo...

  • #7
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    Este tópico é show! vou fazer um relato pra enriquecer seu conteúdo.

    Tenho um GVIII 2008/2009 manual há quase 3 anos. Tive muita sorte pois comprei um carro em excelente estado e que praticamente não dá problema, é econômico (média 10km/l da cidade), confortável, robusto e tudo mais.

    Eu sigo a orientação no manual de utilizar gasolina comum, mas há pouco mais de um ano decidi completar o tanque com gasolina aditivada (foi a única vez que fiz isso), Rodando alguns quilômetros com a aditivada a luz da injeção acendeu.

    Como tenho um scanner ODB2 xing ling (comprei pelo aliexpress por menos de U$ 5), fiz a leitura do erro (uso o programa ODb Check Torque) que acusou P0171.

    Em pesquisa na internet conclui que, no meu caso, o problema mais provável seria motivado pela sujeira que a gasolina aditivada, com seus detergentes e dispersantes, soltou do tanque. Essa sujeira deve ter obstruído o filtro de combustível e talvez até chegado aos bicos injetores, o que motivou a leitura de erro pelo sistema de injeção.

    Ressalto que minha viatura estava com quase 150.000 km rodados, ou seja, se fosse seguida a orientação da fábrica, o filtro de combustível já deveria ter sido trocado.

    Cheguei a desconectar os cabos da bateria pra resetar o sistema. A luz de erro na injeção apagava mas voltava a acender depois de alguns quilômetros.

    Já tinha pesquisado o preço do filtro de combustível e sabia que por ser vendida junto com a bomba, tinha um preço bem salgado, então antes de comprar um conjunto novo, busquei alguma solução que ofendesse menos o meu bolso.

    Levei o carro numa oficina perto de casa pra limpar os bicos e acabei dando sorte, pois um dos mecânicos conhecia bem o carro, já que seu pai tinha um GVIII em que ele mesmo fazia a manutenção. É um cara novo e como naturalmente utiliza a internet pra buscar informações e soluções, está um passo a frente de muita gente por aí.

    Quando relatei o caso, ele chegou a mesma conclusão que eu, mas antes de propor a troca do conjunto filtro/bomba, fez uma leitura da pressão na linha de combustível, que tinha uma queda em relação à pressão padrão mas, segundo ele, ainda dentro da tolerância. Seu diagnóstico era de que naquele momento não seria necessária a troca do filtro/bomba e que provavelmente a limpeza dos bicos resolveria, por um tempo, o problema.
    Naquele momento, o mecânico quando disse que estava estudando uma solução pra baratear o custo com a troca do conjunto filtro/bomba, fazendo uma adaptação de um filtro externo ou algo do tipo, então quando futuramente fosse fazer a troca, poderia procura-lo.

    Na retirada dos bicos pra limpeza vimos que a borracha dos retentores estava ressecada e, assim, foram todas substituídas.

    De fato, a problema foi solucionado e só agora, mais de um ano depois, a luz de injeção acendeu novamente. O erro apontado pelo scanner é o mesmo; P0171.

    Enfim, agora voltarei à oficina (espero que o mecânico ainda trabalhe lá) e veremos no que vai dar. Não sou muito a favor de adaptações, mas talvez seja necessário recorrer a esta solução.

    Detalhe é que ao longo de todo esse tempo, apesar dos erros acusados e tudo mais, nem o desempenho e nem o consumo da viatura tiveram variação significante.

    Porém, algo estranho acontece há um tempo (mesmo antes do problema P0171): durante muito tempo, a leitura do consumo médio do carro (aprox.. 10 km/l) era bem precisa, variando no máximo 0,1 km/l, pra mais ou pra menos. Com o tempo, o consumo caiu pra aproximadamente 8,5 km/l.

    A principio fiquei preocupado, mas, utilizando métodos alternativos pra medir o consumo, como o clássico "encher o tanque, rodar, reabastecer e ver a quantidade de litros consumidos pra distância rodada", tinha o mesmo consumo anterior, de aproximadamente 10 km/l.

    O mais estranho é que usando o scanner e o programa Torque, a leitura acusa os mesmos 10km/l. A situação toda não me preocupa muito, pois o mais importante é que o carro continua econômico, mas gostaria de entender o motivo pra este erro de leitura no consumo. Se um dia descobrir, aviso aqui.

    Abraços.
    Ex-Suzuki Samurai 1997 "Wasabi"
    GVIII 2008/2009 Manual

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Neilson Ver Post
    Este tópico é show! vou fazer um relato pra enriquecer seu conteúdo.

    Tenho um GVIII 2008/2009 manual há quase 3 anos. Tive muita sorte pois comprei um carro em excelente estado e que praticamente não dá problema, é econômico (média 10km/l da cidade), confortável, robusto e tudo mais.

    Eu sigo a orientação no manual de utilizar gasolina comum, mas há pouco mais de um ano decidi completar o tanque com gasolina aditivada (foi a única vez que fiz isso), Rodando alguns quilômetros com a aditivada a luz da injeção acendeu.

    Como tenho um scanner ODB2 xing ling (comprei pelo aliexpress por menos de U$ 5), fiz a leitura do erro (uso o programa ODb Check Torque) que acusou P0171.

    Em pesquisa na internet conclui que, no meu caso, o problema mais provável seria motivado pela sujeira que a gasolina aditivada, com seus detergentes e dispersantes, soltou do tanque. Essa sujeira deve ter obstruído o filtro de combustível e talvez até chegado aos bicos injetores, o que motivou a leitura de erro pelo sistema de injeção.

    Ressalto que minha viatura estava com quase 150.000 km rodados, ou seja, se fosse seguida a orientação da fábrica, o filtro de combustível já deveria ter sido trocado.

    Cheguei a desconectar os cabos da bateria pra resetar o sistema. A luz de erro na injeção apagava mas voltava a acender depois de alguns quilômetros.

    Já tinha pesquisado o preço do filtro de combustível e sabia que por ser vendida junto com a bomba, tinha um preço bem salgado, então antes de comprar um conjunto novo, busquei alguma solução que ofendesse menos o meu bolso.

    Levei o carro numa oficina perto de casa pra limpar os bicos e acabei dando sorte, pois um dos mecânicos conhecia bem o carro, já que seu pai tinha um GVIII em que ele mesmo fazia a manutenção. É um cara novo e como naturalmente utiliza a internet pra buscar informações e soluções, está um passo a frente de muita gente por aí.

    Quando relatei o caso, ele chegou a mesma conclusão que eu, mas antes de propor a troca do conjunto filtro/bomba, fez uma leitura da pressão na linha de combustível, que tinha uma queda em relação à pressão padrão mas, segundo ele, ainda dentro da tolerância. Seu diagnóstico era de que naquele momento não seria necessária a troca do filtro/bomba e que provavelmente a limpeza dos bicos resolveria, por um tempo, o problema.
    Naquele momento, o mecânico quando disse que estava estudando uma solução pra baratear o custo com a troca do conjunto filtro/bomba, fazendo uma adaptação de um filtro externo ou algo do tipo, então quando futuramente fosse fazer a troca, poderia procura-lo.

    Na retirada dos bicos pra limpeza vimos que a borracha dos retentores estava ressecada e, assim, foram todas substituídas.

    De fato, a problema foi solucionado e só agora, mais de um ano depois, a luz de injeção acendeu novamente. O erro apontado pelo scanner é o mesmo; P0171.

    Enfim, agora voltarei à oficina (espero que o mecânico ainda trabalhe lá) e veremos no que vai dar. Não sou muito a favor de adaptações, mas talvez seja necessário recorrer a esta solução.

    Detalhe é que ao longo de todo esse tempo, apesar dos erros acusados e tudo mais, nem o desempenho e nem o consumo da viatura tiveram variação significante.

    Porém, algo estranho acontece há um tempo (mesmo antes do problema P0171): durante muito tempo, a leitura do consumo médio do carro (aprox.. 10 km/l) era bem precisa, variando no máximo 0,1 km/l, pra mais ou pra menos. Com o tempo, o consumo caiu pra aproximadamente 8,5 km/l.

    A principio fiquei preocupado, mas, utilizando métodos alternativos pra medir o consumo, como o clássico "encher o tanque, rodar, reabastecer e ver a quantidade de litros consumidos pra distância rodada", tinha o mesmo consumo anterior, de aproximadamente 10 km/l.

    O mais estranho é que usando o scanner e o programa Torque, a leitura acusa os mesmos 10km/l. A situação toda não me preocupa muito, pois o mais importante é que o carro continua econômico, mas gostaria de entender o motivo pra este erro de leitura no consumo. Se um dia descobrir, aviso aqui.

    Abraços.
    Tenho um GV III 2.0 AT, e percebi essa diferença de consumo a exatos 20.000km, quando a Suzuki mudou o óleo para 5w40, mas ainda também não consegui identificar a real causa do erro da leitura do computador de Bordo, e o programa Torque informa o consumo real com a bomba. E antigamente até os 60.000km o consumo da bomba batia com o computador de bordo. Agora marca um erro em torno de -1km/l.
    e
    Grand Vitara 2013 4x2 Auto
    Ex Sportage 2009 4x2 Auto

  • #9
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    Após duas limpezas de bico, que apenas me deram momentâneo alívio, assim como limpeza da bomba, também ineficaz, decidi trocar a peça. Tentei primeiro procurar em oficinas pelo Brasil, sem sucesso. Igualmente, nada de encontrar nas sucatas um viatura com PT para comprar a bomba. Resultado: adquiri na concessionária, caríssimo, e tive que esperar um mês a sua chegada.
    A troca foi feita há duas semanas, a luz da injeção apagou e o consumo melhorou demais, média de 7,2 no primeiro tanque.
    Refletindo sobre o tema, na condição de leigo em mecânica, faço o meu palpite: com o tempo, o filtro acoplado a bomba não somente fica saturado como libera partículas que se acumulam no bico da injeção, levando a perda de potência, aumento de consumo e a famigerada luz da injeção acesa. Por essa razão não adiantaria limpar bicos.
    Enfim, há quem tenha tido sucesso com a mera limpeza da bomba de combustível, e outros, como eu, trocaram a peça. O importante é que o problema está resolvido.
    Hoje meu carro está com 137mil km. Rumo aos 200mil!

  • #10
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    Citação Postado originalmente por arlysonmark Ver Post
    Tenho um GV III 2.0 AT, e percebi essa diferença de consumo a exatos 20.000km, quando a Suzuki mudou o óleo para 5w40, mas ainda também não consegui identificar a real causa do erro da leitura do computador de Bordo, e o programa Torque informa o consumo real com a bomba. E antigamente até os 60.000km o consumo da bomba batia com o computador de bordo. Agora marca um erro em torno de -1km/l.
    e
    Engraçado esse problema. No último fds viajei. Ao invés de levar o carro na oficina pra ver o problema com a luz de injeção ligada, desconectei a bateria pra apagar o erro peguei a estrada. Rodei 700km e na luz da injeção não acendeu. Quanto à leitura do consumo no painel, me assustei pois tinha aumentado muito, indo pra 7,8km/l, porém, ao fazer a medida após reabastecer o tanque, deu 10,2km/l. O erro tá aumentado mas vou tentar descobrir o que é.
    Ex-Suzuki Samurai 1997 "Wasabi"
    GVIII 2008/2009 Manual

  • #11
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    Obrigado pelo relato, Neilson! Poderia dizer qual é a oficina/mecânico? Estou montando uma listinha de gente que saiba trabalhar bem com o GV aqui em Brasília.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por frankhpc Ver Post
    Obrigado pelo relato, Neilson! Poderia dizer qual é a oficina/mecânico? Estou montando uma listinha de gente que saiba trabalhar bem com o GV aqui em Brasília.
    O nome da oficina é Atual Soluções Automotivas, em fica em Águas Claras. Infelizmente não lembro o nome do mecânico, mas acho que é Felipe. Quando for lá descubro e aviso aqui.
    Ex-Suzuki Samurai 1997 "Wasabi"
    GVIII 2008/2009 Manual

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