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  • #1
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    Question Duvida sobre pneus maiores




    Pessoal,

    desculpem se isso ja foi discutido aqui mas não achei respostas para todas as minhas duvidas...

    Alguem ja teve problemas com seguro ou fiscalização por estar com lift ou pneus maiores?

    Nao pretendo fazer nada absurdo, fiz um lift de 40mm na minha GV3 e estou em um dilema sobre trocar os pneus 225/65r17 pelos 245/65r17 (os mesmos da gv3 4 sport) ou 235/65r17

    Alem da questão "legal" tem também o fato de que os pneus 245 pedem tala de 7" no minimo ,o GV3 tem tala de 6,5" e o indice de velocidade do 245 é um pouco menor - pelo que vi na ficha tecnica do 4sport as rodas são tala 6,5" e os pneus 111T (scorpion ATR). Se a fabrica homologou para o 4sport será que é possivel considerar isso para outras versões?

    Como outro dia eu quase fiquei na mao em uma subida com um pouco de lama com os meus atuais Scorpion ATR vou acabar trocando de pneus de qualquer forma e devido á pouca disponibilidade dessas medidas para pneus AT e as caracteristicas de uso da minha viatura a escolha vai se restringir ao Geolander G015 ou Michelan LTX force

    Agradeço se alguém puder palpitar.

    Abraço

    Carlos

  • #2
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    Ah, esqueci de perguntar.. alguem poderia informar a calibragem recomendada para o gv3 4sport?

    Obrigado.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por carlos.nvj Ver Post
    Ah, esqueci de perguntar.. alguem poderia informar a calibragem recomendada para o gv3 4sport?

    Obrigado.
    A calibragem é 29 psi sem carga em todos pneus, mas eu uso 29 na frente e 24 atrás e 10 a 20% em viagem com carro carregado.

  • #4
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    Citação Postado originalmente por bunhoel Ver Post
    A calibragem é 29 psi sem carga em todos pneus, mas eu uso 29 na frente e 24 atrás e 10 a 20% em viagem com carro carregado.
    Obrigado. É a mesma calibragem dos GV "normais", eu achei que seria um pouco mais baixo, tipo 27.

  • #5
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    Carlos.

    Pela lei vc não pode aumentar o diâmetro dos pneus (existe uma tolerância, mas não me recordo ao certo). Em relação à largura, os pneus não podem ultrapassar os limites da carroceria (ficar pra fora dos para-lamas).
    As alterações de suspensão já podem ser regularizadas, apesar de que 99% do pessoal não faz isso.

    Na prática, as alterações que vc quer fazer são tão pequenas que ninguém vai implicar com vc por conta delas.

    Além disso, em relação ao diâmetro do pneu, existe uma brecha grande na lei.
    Como a medida de referência é a medida do pneu original, precisaria existir uma fonte oficial de informação que diga qual é o diâmetro original do pneu de cada veículo. A questão é que esta fonte não existe.
    Alguns podem até argumentar que o tamanho do pneu é citado no manual do veículo, mas este manual não é citado como fonte oficial de informação, e também não é item de posse obrigatória. Ou seja, se for seguir ao pé da letra, a lei orienta quem quer segui-la, mas não tem embasamento suficiente para acusar quem descumprir.
    Rafael Maurici

  • #6
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    Rafael,

    obrigado pela resposta. Pois é, mas eu sei de pelo menos um caso em que o veiculo foi rebocado (a diferença para o original era muito grande) e ou outro em que o documento ficou retido até a regularização, mas como argumentar com a autoridade?

    Sobre a tolerância, existe uma convenção internacional entre os fabricantes que admite como medida equivalente conjunstos roda-pneu que tenham uma diferença de - 3 a + 3 %. Já "ouvi dizer" que para as autoridades brasileiras o permitido seria de +/- 1% mas nunca encontrei esta informação em nenhum lugar..

  • #7
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    Citação Postado originalmente por carlos.nvj Ver Post
    Rafael,

    obrigado pela resposta. Pois é, mas eu sei de pelo menos um caso em que o veiculo foi rebocado (a diferença para o original era muito grande) e ou outro em que o documento ficou retido até a regularização, mas como argumentar com a autoridade?

    Sobre a tolerância, existe uma convenção internacional entre os fabricantes que admite como medida equivalente conjunstos roda-pneu que tenham uma diferença de - 3 a + 3 %. Já "ouvi dizer" que para as autoridades brasileiras o permitido seria de +/- 1% mas nunca encontrei esta informação em nenhum lugar..
    Infelizmente é esse mesmo nosso problema, Carlos. A lei não tem embasamento para "incriminar" quem usa pneus maiores, mas quem aplica a lei pode achar o contrário, e muitas vezes não está aberto para discussões e tem um ego muito grande pra considerar que pode estar errado.
    O importante é termos o máximo de informação possível e lidar com a situação da maneira mais amigável para tentar escapar.
    Rafael Maurici

  • #8
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    Conforme relatos aqui no fórum mesmo, houve situações, não sei em qual estado, em que os policiais rodoviários estavam munidos de informações, acho que via internet , ou arquivo fixo, das especificações de todos os carros e aplicavam multas e até guinchavam os carros fora das especificações de fábrica. Com o avanço da internet e a facilidade de obter informações, até via celular, que todo mundo tem, vai ficar cada vez mais fácil o acesso aos dados. E é sempre bom lembrar que estamos no Brasil e algumas "otoridades" se acham acima da lei. O prejudicado que se vire e arque com as consequências. Abs. Válter
    4X4 Brasil

  • #9
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    Senhores se me permite uns pitacos. Para regularizar a suspensão tem toda a norma do Inmetro a seguir essa norma por exemplo não contempla calços, ou seja calços não passam pela vistoria de forma alguma.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #10
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    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Senhores se me permite uns pitacos. Para regularizar a suspensão tem toda a norma do Inmetro a seguir essa norma por exemplo não contempla calços, ou seja calços não passam pela vistoria de forma alguma.
    Nas apreensões que rolaram por aqui em MG e que tiraram fotos das autuações, nunca vi nada de suspensão, é sempre pneu maior que o descrito no manual (no caso dos Troller, todos tinham isso, e não é difícil ter acesso ao manual, por parte da PRF, para autuar), ou pneus para fora do limite do para-lama, descarga sem abafador e películas nos vidros... a questão é que parece que tudo começa com os pneus maiores.. aí procuram o resto para terminar o "serviço".. mas o que tem pegado sempre por aqui são os pneus mesmo.... complicado.

    abs!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #11
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    Citação Postado originalmente por jorgeffn Ver Post
    Nas apreensões que rolaram por aqui em MG e que tiraram fotos das autuações, nunca vi nada de suspensão, é sempre pneu maior que o descrito no manual (no caso dos Troller, todos tinham isso, e não é difícil ter acesso ao manual, por parte da PRF, para autuar), ou pneus para fora do limite do para-lama, descarga sem abafador e películas nos vidros... a questão é que parece que tudo começa com os pneus maiores.. aí procuram o resto para terminar o "serviço".. mas o que tem pegado sempre por aqui são os pneus mesmo.... complicado.

    abs!
    Sim,a s apreensões são sempre pelo que é mais evidente e fácil de ser constatado no momento da abordagem, se a suspensão não está muito acima o cara não tem como identificar e se se ele quiser alegar que é modificada você pode colocar em xeque a abordagem posteriormente. Mas se quiser regularizar a suspensão para que conste no doc que ela é modificada e assim eximir-se de qualquer problemas não pode haver calços, um amigo está regularizando a dele e no Inmetro antes de olhar o técnico pediu para ele já confirmar se havia ou não.

    Mas, do que adianta ter nos docs a suspensão regularizada como mais alta e os pneus deverão obedecer as medidas originais? Afinal que altera a suspensão é mandatório substituir os pneus.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
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  • #12
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    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Sim,a s apreensões são sempre pelo que é mais evidente e fácil de ser constatado no momento da abordagem, se a suspensão não está muito acima o cara não tem como identificar e se se ele quiser alegar que é modificada você pode colocar em xeque a abordagem posteriormente. Mas se quiser regularizar a suspensão para que conste no doc que ela é modificada e assim eximir-se de qualquer problemas não pode haver calços, um amigo está regularizando a dele e no Inmetro antes de olhar o técnico pediu para ele já confirmar se havia ou não.

    Mas, do que adianta ter nos docs a suspensão regularizada como mais alta e os pneus deverão obedecer as medidas originais? Afinal que altera a suspensão é mandatório substituir os pneus.
    Pois é... exatamente isso... não faz sentido regularizar a suspensão se os pneus não tem essa opção. No meu caso, o Jimny tem suspensão alterada, mas foram trocadas molas e amortecedores.. ou seja, não tem calço, o cara para afirmar essa alteração tem que conhecer o carro. O problema é se tiver outro original na hora.. hehehehehe

    apesar de não ter facibuk e não participar mais de grupos de whatsapp tenho visto algumas mobilizações sobre essa resolução dos pneus... não sei se vai dar em alguma coisa, mas tomara que se chegue a um consenso.

    agora realmente os carros que foram apreendidos por aqui eram de certa forma exagerados... o primeiro e que causou aquele alvoroço inicial foi um Troller novo com pneus 37...

    e também acho que alterações pequenas e em carros que não chamam tanta atenção, como a Tracker, não deve gerar problemas... mas é isso, se seguirem a lei a risca, não tem conversa.... qualquer alteração já era.. porque essas tolerâncias não chegam a dar o tamanho das diferenças dos pneus...

    abs!
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