Olá pessoal!
Depois de muito quebrar a cabeça e gastar muito HH na web fazendo pesquisas, futucando nos Forums gringos e trocando supressores e velas, encontrei o vilão do problema. A coisa mais besta possível.
Isso vale também para GV III e Tracker, pois encontrei referências nas pesquisas que fiz lá fora (
Cleaning of Mass Air Flow (MAF) Sensor - Suzuki Forums: Suzuki Forum Site).
Trata-se do sensor MAF (sensor de massa) logo após o filtro de ar.
No meu caso, estava ligeiramente contaminado com uma névoa de óleo K&N, e após 116 mil km de uso, mesmo lavando regularmente o filtro, havia uma finíssima camada de pó aderida ao óleo no sensor. (Foto depois de limpo.)
No sábado passado, limpei a lâmbda primária, o sensor MAP e o sensor MAF.
Resultado: Sumiu completamente a batida de pino, o ponteiro do contagiros vai com gulodice para a faixa vermelha e o carro melhorou em muito o torque, a ponto de subir em 2ª marcha, com ar ligado, uma ladeira que costumava botar 1ª, quando chegava na metade.
O sensor sujo, informava uma massa menor que a real à ECU, que por sua vez mandava menos gasolina pra mistura, deixando-a pobre e produzindo a batida de pinos.
A patroa tem uma Tracker 2008, única dona, com 73 mil km rodados e que nunca bateu pino, mesmo com gasolina comum. No caso desta, há um ajuste do ponto de ignição, que dizem ser fácil de setar.
Espero que a informação ajude o povo, pois se depender das CCS, "tamo mal...."
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