Postado originalmente por
Leo BA
Olá pessoal!
Pegando carona no post do Luiz, acabei de pedir no ML um scanner xinglig, para monitorar o Jimny. 60 contos + frete.
Há 5000 km venho esquentando a cabeça com uma ligeira batida de pinos (que desaparece com Podium ou 6 L de álcool a mais no tanque cheio). O scanner da CCS dá erro de mistura pobre e de posição de borboleta. Reseta e o erro volta 100 km depois.
Já troquei as velas originais pelas mais frias (Denso VK 22 IRIDIUM) e os cabos, supressores das bobinas (sim, dá pra trocar apenas os supressores e salvar as bobinas), e a batida de pinos no final da escala do contagiros, continua. O carro é um Jimny 2012, com 116 mil km rodados, comprado zero e só quem mexe sou eu, ou alguém de minha confiança.
Já dei purgante com Intake Cleaner da STP, que deve ter limpado bastante a câmara, pois troquei o óleo com 2 mil km rodados e estava EXTREMAMENTE preto. No período do purgante - 700 km de estrada consumindo 4 tubos de 250 ml - a luz da injeção acendeu e daí passei o scanner que acusou mistura pobre.
Detalhe que uso K&N desde zero, e coincidindo com o raciocínio do Luiz, voltei ao filtro original, na esperança de mandar menos ar. Mas não adiantou e a mistura continuou pobre.
Tudo isso melhorou bastante a batida de pinos, mas não sanou de todo.
Agora estou começando a desconfiar da lâmbda, que pode ter engolido sujeira vinda da câmara na ocasião do purgante com STP e esteja mandando informação errada que força a mistura pobre e favorece a batida de pinos.
A pergunta é:
Quem já limpou a sonda lâmbda e os sintomas e erros que ocorriam desapareceram?
Braimstorm e sugestões, serão muito apreciados.
Abraço