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  • #1
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    Jimny 4Sport 2015




    Olá, pessoal!

    Primeiramente gostaria de destacar que criei este tópico pois tive grande dificuldade de encontrar (tanto Google como na busca do fórum) informações específicas sobre este novo modelo, 2015.
    Sei que existem tópicos gerais sobre o Jimny, porém como o tópico é muito abrangente, quando alguém posta algo sobre o modelo 2015 alguém já posta outro assunto abaixo e a discussão se perde e muda de rumo.

    Pois bem, vamos lá...

    Sou novo ainda, tenho 25 anos, e acabei de vender minha Grand Vitara 2013 para adquirir meu Jimny 4Sport 2015 e tenho algumas dúvidas:

    1- No manual, diz que o limite de água seguro é na altura dos eixos (cubos das rodas), porém então porque o carro vem equipado com Snorkel??? Água nos eixos eu pegava até com um civic que já tive.

    2- Abaixo do parachoque da frente, na região onde existe o buraco para encaixar o engate frontal, existe uma proteção plástica que achei feia. Eu tirei pra ver como ficaria e vi que em baixo dela existe uma peça de ferro. Será que tem problema essa parte ficar exposta? Na peça está escrito "protetor de cárter", mas sinceramente pelo que eu observei a função dessa peça não tem nada a ver em proteger o cárter, além de ser de plástico. Segue as fotos para visualizarem melhor:
    Jimny 4Sport 2015-protetor-carter.jpgJimny 4Sport 2015-com-e-sem-protetor.jpgJimny 4Sport 2015-parte-frontal-detalhe.jpg

    3- Eu sei que nas versoes anteriores, o 4Sport tinha um reforço na porta traseira para segurar o peso do step, porém, aparentemente não consigo identificar nenhum reforço nesse meu modelo. Segue a foto:

    Jimny 4Sport 2015-img_0198.jpg

    4- Por último não é uma pergunta, mas só pra mostrar o sonzinho que coloquei no menino =)

    Jimny 4Sport 2015-som.jpg

  • #2
    Usuário Avatar de pedropedreiro
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    06/02/2014
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    Citação Postado originalmente por pauloneto Ver Post
    Olá, pessoal!

    Primeiramente gostaria de destacar que criei este tópico pois tive grande dificuldade de encontrar (tanto Google como na busca do fórum) informações específicas sobre este novo modelo, 2015.
    Sei que existem tópicos gerais sobre o Jimny, porém como o tópico é muito abrangente, quando alguém posta algo sobre o modelo 2015 alguém já posta outro assunto abaixo e a discussão se perde e muda de rumo.

    Pois bem, vamos lá...

    Sou novo ainda, tenho 25 anos, e acabei de vender minha Grand Vitara 2013 para adquirir meu Jimny 4Sport 2015 e tenho algumas dúvidas:

    1- No manual, diz que o limite de água seguro é na altura dos eixos (cubos das rodas), porém então porque o carro vem equipado com Snorkel??? Água nos eixos eu pegava até com um civic que já tive.

    2- Abaixo do parachoque da frente, na região onde existe o buraco para encaixar o engate frontal, existe uma proteção plástica que achei feia. Eu tirei pra ver como ficaria e vi que em baixo dela existe uma peça de ferro. Será que tem problema essa parte ficar exposta? Na peça está escrito "protetor de cárter", mas sinceramente pelo que eu observei a função dessa peça não tem nada a ver em proteger o cárter, além de ser de plástico. Segue as fotos para visualizarem melhor:
    Jimny 4Sport 2015-protetor-carter.jpgJimny 4Sport 2015-com-e-sem-protetor.jpgJimny 4Sport 2015-parte-frontal-detalhe.jpg

    3- Eu sei que nas versoes anteriores, o 4Sport tinha um reforço na porta traseira para segurar o peso do step, porém, aparentemente não consigo identificar nenhum reforço nesse meu modelo. Segue a foto:

    Jimny 4Sport 2015-img_0198.jpg

    4- Por último não é uma pergunta, mas só pra mostrar o sonzinho que coloquei no menino =)

    Jimny 4Sport 2015-som.jpg
    pauloneto,

    A caixa de transferência e os diferenciais possuem um respiro para aliviar a pressão do óleo. De fábrica, eles ficam alí em cima da peça mesmo. Se você passar com água acima da altura dos eixos, corre o risco de contaminar com o óleo de uma dessas peças, o prejudicará a lubrificação, gerando desgaste prematuro. Acho que é por isso que o manual não recomenda passar com água acima do eixo.
    Uma solução simples (que, na minha opinião, e dado o perfil do carro, já era pra ser de fábrica) é fazer uma extensão desses respiros com mangueiras. Oficinas 4x4 costumam oferecer o serviço. Aqui também tem um tutorial: Extensão dos respiros do diferencial e da caixa de transferência - DanBP.org


    --------------------------------------

    O acabamento do seu som ficou muito massa! onde montou?
    pedropedreiro
    Jimny
    4all
    Pneus Scorpion A/T 205/70R15 - Protetor de Cx de Redução e Peito de Aço Newtrack

  • #3
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    Citação Postado originalmente por pedropedreiro Ver Post
    pauloneto,

    A caixa de transferência e os diferenciais possuem um respiro para aliviar a pressão do óleo. De fábrica, eles ficam alí em cima da peça mesmo. Se você passar com água acima da altura dos eixos, corre o risco de contaminar com o óleo de uma dessas peças, o prejudicará a lubrificação, gerando desgaste prematuro. Acho que é por isso que o manual não recomenda passar com água acima do eixo.
    Uma solução simples (que, na minha opinião, e dado o perfil do carro, já era pra ser de fábrica) é fazer uma extensão desses respiros com mangueiras. Oficinas 4x4 costumam oferecer o serviço. Aqui também tem um tutorial: Extensão dos respiros do diferencial e da caixa de transferência - DanBP.org


    --------------------------------------

    O acabamento do seu som ficou muito massa! onde montou?
    Po... se os caras colocam snorkel então deveriam colocar esses respiros né, pois senão o snorkel não tem função.. é fod@ rsrs..

    Mas e se eu colocar os respiros é ok pra entrar na agua? E me disseram que pode ser que entre agua dentro do carro, pelas portas, mas carro novinho eu não tenho coragem... se entrar barro no carpete nunca mais da pra deixar limpinho. Existe algum jeito de vedar para que não entre nada nas portas?

    E ficou legal o som né? Fiz na Audio Club aqui em Ribeirão.

  • #4
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    Citação Postado originalmente por pauloneto Ver Post
    Po... se os caras colocam snorkel então deveriam colocar esses respiros né, pois senão o snorkel não tem função.. é fod@ rsrs..

    Mas e se eu colocar os respiros é ok pra entrar na agua? E me disseram que pode ser que entre agua dentro do carro, pelas portas, mas carro novinho eu não tenho coragem... se entrar barro no carpete nunca mais da pra deixar limpinho. Existe algum jeito de vedar para que não entre nada nas portas?

    E ficou legal o som né? Fiz na Audio Club aqui em Ribeirão.
    Olá Paulo. Os modelos novos (2015) do Jimny4Sport estão vindo com carpete de borracha. Abs. Válter

  • #5
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    Citação Postado originalmente por IDOSO DO TROLLER Ver Post
    Olá Paulo. Os modelos novos (2015) do Jimny4Sport estão vindo com carpete de borracha. Abs. Válter
    Boa noite galera,

    Sou mais um novo integrante e apaixonado por 4x4...mas ainda não realizei o sonho de ter a minha...Estou querendo para Dezembro se existir aquela loucura igual da Chevrolet e ford (36x sem juros, mas no meu caso 12x sem juros já daria certo...kkkk

    Bom galera, direto no assunto:

    - Posso solicitar que o Jimny sport 0 Km, venha com interior lavável de Fábrica?Pois se encomendar e for instalar na Concessionária pode dar problema, pois não passa por vistoria de qualidade como em uma linha de produção e sem falar que as vezes fazem um serviço de porco;

    - Não entendo, de acordo com o site, se eu fizer a opção do sport off road, tenho que pagar R$1400,00 só por um lift de 2"???Não sairia mais barato fazer em um mecânico?

    - Fico ainda com receio de alguns posts ainda fazerem a reclamação da trepidação de 60 a 80 Km/h...ás vezes da certo balancear a roda montada na viatura ou as vezes da certo trocar o pneu MUD defeituoso e as vezes o cara não consegue resolver...e então o que será esse problema?Da em todos ou é na sorte?

    - Qual ano seria ideal comprar o jimny? 2014 ou 2015? Pois pesquisei e no 2015 somente maquiaram ele com o apoio dos pés igual a montana e para-choque bi-partido (O para-choque antigo dificultava mesmo a manutenção?)O preço da tabela fipe 2014 R$56650,00 e o 2015 65000,00...salgado hein?

    - A versão Work, somente empresas podem encomendar? Se pessoas normais como eu puder, acho que tiraria um monte de opcionais elétricos que não combina em nada com jipe...só problema...

    Bom pessoal por enquanto de inicio é isso...sinto que estou na reta final para a compra...rssss

    Sou de Pindamonhangaba-SP....próximo a Taubaté, onde existe a oficina mecÂnica de 4x4 Dutra que muita gente de longe conhece...nem imaginava isso...rsss

    Se alguém puder me orientar em qual Concessionaria seria melhor eu chorar para comprar um jimny, agradeço muito..rss...vou até são paulo, atibaia, sei lá...só falarem..rsss

    Galera aguardo o conselho de todos...valeu
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de jorgeffn
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    23/06/2008
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    Citação Postado originalmente por richard.kolb Ver Post
    Boa noite galera,

    Sou mais um novo integrante e apaixonado por 4x4...mas ainda não realizei o sonho de ter a minha...Estou querendo para Dezembro se existir aquela loucura igual da Chevrolet e ford (36x sem juros, mas no meu caso 12x sem juros já daria certo...kkkk

    Bom galera, direto no assunto:

    - Posso solicitar que o Jimny sport 0 Km, venha com interior lavável de Fábrica?Pois se encomendar e for instalar na Concessionária pode dar problema, pois não passa por vistoria de qualidade como em uma linha de produção e sem falar que as vezes fazem um serviço de porco;

    - Não entendo, de acordo com o site, se eu fizer a opção do sport off road, tenho que pagar R$1400,00 só por um lift de 2"???Não sairia mais barato fazer em um mecânico?

    - Fico ainda com receio de alguns posts ainda fazerem a reclamação da trepidação de 60 a 80 Km/h...ás vezes da certo balancear a roda montada na viatura ou as vezes da certo trocar o pneu MUD defeituoso e as vezes o cara não consegue resolver...e então o que será esse problema?Da em todos ou é na sorte?

    - Qual ano seria ideal comprar o jimny? 2014 ou 2015? Pois pesquisei e no 2015 somente maquiaram ele com o apoio dos pés igual a montana e para-choque bi-partido (O para-choque antigo dificultava mesmo a manutenção?)O preço da tabela fipe 2014 R$56650,00 e o 2015 65000,00...salgado hein?

    - A versão Work, somente empresas podem encomendar? Se pessoas normais como eu puder, acho que tiraria um monte de opcionais elétricos que não combina em nada com jipe...só problema...

    Bom pessoal por enquanto de inicio é isso...sinto que estou na reta final para a compra...rssss

    Sou de Pindamonhangaba-SP....próximo a Taubaté, onde existe a oficina mecÂnica de 4x4 Dutra que muita gente de longe conhece...nem imaginava isso...rsss

    Se alguém puder me orientar em qual Concessionaria seria melhor eu chorar para comprar um jimny, agradeço muito..rss...vou até são paulo, atibaia, sei lá...só falarem..rsss

    Galera aguardo o conselho de todos...valeu
    Richard... vou tentar responder algumas das suas questões...
    sobre o interior lavável tem que consultar uma Css, não sei se há essa opção

    não existe versão sport offroad... O Jimny sport vem com algumas modificações... como parachoques especiais, snorkel, molduras na lateral entre outros... e calço de carroceria...... são esses acessórios que o diferenciam das versões 4all e 4sun e o deixam com uma disposição mais offroad...

    a questão da trepidação pode ser atribuída aos mud´s e a falta de balanceamento... acho que um balanceamento bem feito mesmo com os muds reduzam bastante isso. Rola também a opção de um amortecedor de direção... E rolou um recall nos Jimnys de um parafuso da suspensão, isso pode ter influenciado as vibrações... mas é apenas um palpite, não tenho conhecimento acerca do assunto...

    você tem que verificar se essa diferença está sendo praticada nas Css... o que não acredito... de qualquer forma 10 mil é uma puta diferença... e dar para vc equipar bastante o jipe... vai do bolso de cada um... dá uma olhada nas Css e verifique se ainda tem os 2014 em estoque...

    no mais... boa sorte na busca do Jimny... sabendo conviver com suas características... é só alegria...

    abs!!
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

  • #7
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    27/02/2015
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    Oi.Estou querendo comprar um Jimny zero.Estou com dúvidas, pois,será um carro onde pegarei a rodovia Airton Senna todos os dias para ir ao trabalho.Não tenho pretensão de fazer trilhas radicais.Na estrada,o um carro seguro?Obrigada

  • #8
    Usuário Avatar de Paulo Renato Macedo
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    08/01/2014
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    Citação Postado originalmente por Iole Bello Ver Post
    Oi.Estou querendo comprar um Jimny zero.Estou com dúvidas, pois,será um carro onde pegarei a rodovia Airton Senna todos os dias para ir ao trabalho.Não tenho pretensão de fazer trilhas radicais.Na estrada,o um carro seguro?Obrigada
    Na estrada me sinto seguro até uns 110 km/h, Jimny não é um carro feito pra correr mas para ir em locais onde poucas viaturas chegam, além de ser extremamente robusto.
    Tr4 ER 2011 | Ex - Jimny 2015 - Campeão Picerá 2017 | EX - Jimny 2010 | Ex - TR4 2010
    Grupo Jimny Brasil https://www.facebook.com/groups/jimnybrasil/

  • #9
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    06/03/2014
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    São Paulo/SP
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    Citação Postado originalmente por Iole Bello Ver Post
    Oi.Estou querendo comprar um Jimny zero.Estou com dúvidas, pois,será um carro onde pegarei a rodovia Airton Senna todos os dias para ir ao trabalho.Não tenho pretensão de fazer trilhas radicais.Na estrada,o um carro seguro?Obrigada
    Seguro é, mas não corre, tem retomadas mais lentas e dá raiva na subida. Se não vai usar no mato nem um pouquinho acho que existem outras opções melhores e mais em conta.
    Eu adoro meu Jimny, não vendo ou troco por nada, mas é que eu não corro em estradas e gosto de pegar umas estradas de terra, fazer passeios, uma ou outra trilha.
    Sugiro que ande num numa concessionária, veja o espaço interno, como ele responde na cidade, se vc acha ele duro ou não, essas coisas.
    Jimny 4Sport - Horácio

  • #10
    Usuário Avatar de PPaulo
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    17/08/2013
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    Pauloneto,

    Pelas fotos dá para ver que seu carro está com os pneus Scorpion AT 215. Eles vieram assim de fábrica?
    Quantas libras de pressão a Suzuki está recomendando para este pneu?

    Pedro Paulo.

  • #11
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    13/08/2014
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    Citação Postado originalmente por PPaulo Ver Post
    Pauloneto,

    Pelas fotos dá para ver que seu carro está com os pneus Scorpion AT 215. Eles vieram assim de fábrica?
    Quantas libras de pressão a Suzuki está recomendando para este pneu?

    Pedro Paulo.
    Fala, Pedro!

    Então, vieram de fábrica sim. A concessionária daqui de Ribeirão afirmou que os pneus MUDs (que vinham em todos os 4sports vendidos aqui) estavam dando dores de cabeça em alguns clientes, dois deles o pneu soltou com menos de 6mil km e outros reclamavam da trepidação no asfalto... então eles estão vindo com os scorpions, e ainda saem no lucro pois o pneu é mais barato né rsrs...

  • #12
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    13/08/2014
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    Citação Postado originalmente por IDOSO DO TROLLER Ver Post
    Olá Paulo. Os modelos novos (2015) do Jimny4Sport estão vindo com carpete de borracha. Abs. Válter
    Na verdade não, Valter. Existe essa possibilidade, como opcional, no modelo 4Work. Até porque o meu é o modelo 2015 e eu saberia disto.

    Citação Postado originalmente por andreuliana Ver Post
    Paulo!

    Parabéns pelo carro! Você tem um verdadeiro 4x4 nas mãos!

    A primeira coisa é sobre as válvulas dos diferenciais! Apesar não vir com prolongadores de respiro, as válvulas originais são bem eficientes! Você pode fazer travessias cobrindo as mesmas de água e não ter problema nenhum! O problema é que é um sistema "mecânico", ou seja, através de um sistema de mola. Portanto, com o tempo, pode ser que ela perca a eficiência e deixe entrar água no conjunto! Travessias não são problemas...o problema é parar o carro na água! Aí sim, você vai contaminar o óleo do diferencial...Tenho 40k rodados e ainda não fiz o prolongamento dos respiros, sem problemas! Um dia vou fazer, mas isso não me impede de atravessar alagados!

    Segundo...entrar água no interior do carro! O Jimny é projetado para isso! Não tem excesso de tecnologia embarcada, sem módulos para queimar, etc...o único problema, é a sujeira! Debaixo do carpete, existem drenos justamente para escorrer água que entra...Existem carpetes para substituir os originais. Você ainda pode pedir para emborrachar o chão do carro, facilitando na limpeza! Muita gente sabe que na hora do aperto, "abre a porta e deixa afundar" auheauheuae. Não adianta um carro 100% vedado, porque ele vai boiar e você só vai ser um passageiro!

    Seu Jimny está bem equipado para enfrentar situações bem adversas! Não pense que o carro é um tanque, respeite os limites e você vai se surpreender!

    OBS: O som está bem legal! Mas o módulo é um dos equipamentos que não vai tolerar água! uaheuaheuae

    Boas trilhas amigo!
    Então, o módulo eu mandei instalar no porta malas justamente por ser a parte mais alta, e acredito que ali não chega a entrar água, chega? rsrs

    Quanto ao revestimento emborrachado, perguntei na concessionária e me disseram que não fazem isto, que apenas é uma opção do 4Work para vir de fábrica.
    Porque mesmo que tenham esses drenos, a água sai, mas pra limpar a terra que ficar no carpete seria bem complicado e não estou disposto a isso, fora que o carro é novinho.

    Qual seria o limite para não correr risco de entrar água no interior?

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