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Vitara Canvas 95 recem comprado - Dicas pra o início da revitalização.

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  • 13/01/2014, 12:30
    Fernando Camelier
    João , nosso conterrâneo (também sou de BH, mas moro em Salvador) Paulo Roberto tem razão.

    Você investiu uma grana pra adquirir o Napalm e pretende usar essa viatura pro dia a dia e trilhas de leves a moderadas nos finais de semana.

    O caminho mais certo é fazer a revisão/reconstrução de toda a parte elétrica, seja adquirindo a fiação de um usado ou reconstruindo essa fiação por meio de um eletricista automotivo muito bom. (Eu tentaria comprar essa fiação de um desmanchado. Se você escolher esse caminho, tente com Luiz Alberto no (48) 9981-9207 ele está desmanchando um Vitara metal Top 94, com o pessoal da Alternativa 4x4 que tem um Vitara Canvas 96 (11) 2221-5359 ou (11) 97015- 0411(Tim). Encontrei esses contatos olhando no Mercado Livre em pesquisa Sucata Vitara).

    Se você quer realmente ficar com o Napalm, terá que começar por aí e esquecer, pelo menos por enquanto, alguns probleminhas como canaletas do vidro elétrico, instalação de som, aumento de suspensão para troca de pneus por maiores ou ainda probleminhas de acabamento.

    Talvez a pancada nem seja tão grande quanto você esteja pensando e com a solução da parte elétrica os problemas com a dirigibilidade do carro se resolvam (Nada disso é garantido, mas a esperança é a última que morre).

    Por outro lado, se escolher outro caminho, o sonho de um 4x4 pode ser adiado e você vende a viatura do jeito que está, toma um prejuízo leve e se capitaliza pra comprar uma em melhor estado depois de um tempo.
    Entenda que um carro assim, por mais que esteja bem conservado é um carro com mais de 15 anos, e pro que você quer precisa ser confiável para que não te dê dor de cabeça exatamente na hora em que estiver indo pro trabalho ou pra faculdade.

    Cara, nem te conheço pessoalmente, mas acredite que estou torcendo para que você se dê bem seja lá qual for a decisão que tomar.
  • 13/01/2014, 13:04
    JoãoPaulo-Bhz
    1 Anexo(s)
    Fernando e Paulo, agradeço de coração pelas dicas e pelos conselhos, como vocês tem mais tempo de festa que eu, escuto tudo com muita atenção a absorvo o máximo possível.

    Fui em outro meca hoje, o Caymme, fica lá em Contagem, você conhece Paulo? Foi indicação de um amigo que só mando o Willys e o Troller dele lá. Cheguei com a viatura e contei o que tava rolando. Expliquei tudo que foi feito nos dois mecas e o que eles fizeram(ou falaram que fizeram). Ele numa paciência que nunca vi igual, começou a mexer no carro. Quando falei que o pessoal da Minas Motors não conseguiu fazer a leitura do modulo, ele foi e pegou um aparelho de diagnóstico e pimba! Fez a leitura e só deu problema do cabo do acelerador que o pessoal da Minas Motors poderia ter arrumado.

    Continuou olhando pro carro, ai resolveu conferir as velas, e abriu quele negócio onde os cabos são ligados(não sei o nome,
    segue foto meramente ilustrativa, não é a minha viatura, se eu estiver enganado com o nome e com o que é isso me corrija por favor).
    Anexo 446754
    Quando abriu isso ai e analisou com calma, viu que estava funcionando muito "apertado", muito justo, regulou e continuou atirando quando esgoelava o carro. Viu a parte elétrica e disse que não é tão gambiarra assim e que não está tão ruim, precisa de trocar apenas alguns chicotes e não eles todos, tanto que a maior parte dele está até com o corta fogo original. Falou que isso deve ser centelha. Continuou olhando mais fixamente pro carro pensando, pensando e de repente ele começa a abrir a tampa da correia, quando ele viu, tava ali o provável problema, MALDITA CORREIA FORA DO PONTO! Me senti com um fusca literalmente, atirando e fora do ponto, hahahaha. Tinha uns dois ou três dentes fora do lugar, pelo jeito alguém montou errado e ninguém nunca mais conferiu uma coisa tão simples!!!!!!

    Conclusão que tiro nisso tudo. Agradeço o pessoal da Minas Motors por ter me salvado quando estava sem cabo de acelerador, mas, com todo respeito, eles são preguiçosos! Se o problema não foi muito aparente e demandar tempo e uma certa paciência eles não querem e não vão fazer o trabalho. Preferem ganhar na quantidade com serviços simples. Me desculpem todos que me atenderam lá, principalmente o Anderson e o Edmur, mas não volto com carro meu lá nunca mais, talvez para uma revisão simples e olhe lá!

    Vamos ver se o Caymme resolve minha situação e me se recupera o meu brilho nos olhos quando vejo a viatura! To mais tranquilo agora, vamos ver que que vai acontecer. Mantenho vocês informados.

    Abraços!
  • 13/01/2014, 14:31
    Fernando Camelier
    Citação:

    Postado originalmente por JoãoPaulo-Bhz Ver Post
    Fernando e Paulo, agradeço de coração pelas dicas e pelos conselhos, como vocês tem mais tempo de festa que eu, escuto tudo com muita atenção a absorvo o máximo possível.

    HAHAHA Tempo de festa foi ótimo!

    Tenho 20 anos a mais que você, juntei a grana por anos e acabei comprando meu Vitara no final de novembro de 2013 sendo esse o meu primeiro veículo 4x4.

    Passei mais de um ano procurando esse carro e estava entre Vitara, Samurai ou o que aparecesse em bom estado e com ar-condicionado, pois aqui na Bahia isso é item de necessidade básica. Fui ver carro no RJ, em São Paulo, Brasília e Fortaleza e acabei encontrando esse por aqui mesmo em Salvador.

    A questão é que me programei pra comprar um carro que não fosse tão caro, estivesse razoável e pudesse me alegrar em alguns finais de semana. Mesmo assim, sei que terei alguns gastos com ele.

    Estou vendo alguns itens de acabamento, uns problemas elétricos, lâmpadas que não estão funcionando e vendo também a instalação de um som e um par de faróis de neblina led que comprei no Ebay.

    Mais pra frente as proteções inferiores, snorkel, alargadores de paralamas, para-choques, guincho elétrico, galão de gasolina com suporte e outras coisas mais.

    Mas assim, uma de cada vez, devagar e sempre...

    Quanto ao Napalm, fico feliz que o quadro foi mais animador... Vai na boa que vai dar certo!

    Um abraço!
  • 13/01/2014, 15:55
    tjflorindo
    João,

    Acho que todos nós passamos por isso, de chegar a ficar sem vontade de olhar para as viaturas, mas, temos que lembrar que os mais de 20 anos da maioria dos Vitaras, mesmo que bem cuidados, pesam nas costas.
    Sobre a Centralina (módulo injeção eletrônica) eu tive problema no ano passado, ao fazerem uma solda pesada no chassi ocorreu o circuito e queimou todas as lampadas da viatura, alem da centralina.
    Levei em uma oficina conveniada da Bosch Car service da minha cidade, especializada em injeção, em dois dias corrigiram o problema do módulo e meu carro virou outro! Até hoje agradeço a cagada do bendito soldador, sumiram as falhas que tinha ao acelerar, além de melhorar o consumo da viatura e seu desempenho. Sobre o custo, a manutenção no módulo e reprogramação foi em torno de R$ 300,00.



    Citação:

    Postado originalmente por JoãoPaulo-Bhz Ver Post
    Depois de ler muito aqui no fórum mesmo e em outros sites gringos e brasileiros, to começando a achar que o biziu é no maldito modulo de injeção/centralina. Tem relatos de que quando ele está com problema ele trabalha meio doido. Os chicotes gambiarrados pode fazer que ele trabalhe de maneira bizarra? É possível recuperar a centralina? To literalmente fudido com isso tudo... Alguém já precisou fazer um serviço desse, de repara da centralina?

  • 13/01/2014, 16:20
    JoãoPaulo-Bhz
    Citação:

    Postado originalmente por tjflorindo Ver Post
    João,

    Acho que todos nós passamos por isso, de chegar a ficar sem vontade de olhar para as viaturas, mas, temos que lembrar que os mais de 20 anos da maioria dos Vitaras, mesmo que bem cuidados, pesam nas costas.
    Sobre a Centralina (módulo injeção eletrônica) eu tive problema no ano passado, ao fazerem uma solda pesada no chassi ocorreu o circuito e queimou todas as lampadas da viatura, alem da centralina.
    Levei em uma oficina conveniada da Bosch Car service da minha cidade, especializada em injeção, em dois dias corrigiram o problema do módulo e meu carro virou outro! Até hoje agradeço a cagada do bendito soldador, sumiram as falhas que tinha ao acelerar, além de melhorar o consumo da viatura e seu desempenho. Sobre o custo, a manutenção no módulo e reprogramação foi em torno de R$ 300,00.

    Ótima dica Florindo! Vamos ver se vai melhorar com o ajuste do ponto da correia e outras coisas mais que possa surgir. Mesmo assim acho que vale levar pra dar uma olhada, pior do que está não vai ficar, hahaha. Valeu mesmo!
  • 13/01/2014, 20:12
    carlos muller
    olha aí....as coisas melhorando....agora eh só flores...
  • 14/01/2014, 09:57
    prgaviaop
    Não conheço esse mecânico, João, mas é bom saber dele. Profissionais atenciosos e com boa vontade são preciosos, especialmente para jipeiros. Sendo realmente bom, põe o endereço dele aí!

    Que a sorte continue sorrindo pra você.
  • 14/01/2014, 11:26
    JoãoPaulo-Bhz
    Paulo, fica na Av. Tomas Gonzaga, 145, Inconfidentes, Contagem.

    Ele acabou de me ligar, pediu para eu ir lá ver a viatura. Tinha mais algumas coisas, o carro tinha sido mexido de qualquer jeito, só para fazer andar e vender, mas pelo visto já está arrumado. Falta agora trocar o interruptor de ré e o cabo de velocímetro. Atarde eu vou lá ver como que ta e devo trazer a viatura pra casa. Vou pegar direitinho com ele quais eram os problemas e coloco pra vocês.
  • 14/01/2014, 12:34
    Brunomarinhoadm
    Bom dia! Estou acompanhando o tópico e aproveitando as férias para mexer no meu vitarinha 97/98, capota rigida. Estou com ele há 7 meses e ainda não tive nenhum problema. Tive que trocar filtros, bateria e agora trocarei as correias. Fora isso, seguie algumas dicas de reparos que fiz bem baratos, e com a ajuda do forum:

    Troca das palhetas do limpador de parabrisa: As minhas faziam barulho e arranharam todo o vidro. Não sei se eram originais, ou se estavam ressecadas. Comprei de silicone na net por 9,90 cada e fizeram a diferença! São mil vezes mais eficientes e 100% silenciosas

    Tire todos os forros internos para limpeza. O meu estava saindo muita poeira de terra por debaixo do revestimento... E quando tirei, era puro barro e terra. Demorei 2 dias para limpar tudo mas melhorou ate o cheiro da viatura...

    A minha pintura esta desgastada pelo tempo, então estou usando Grandpix anti manchas, vide resultado:http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ra-98-a-2.html

    Fora isso, pra melhorar o visu da viatura, tirei alguns adesivos, coloquei insulfilm g20 por 90 pilas

    Ela veio com um bom som e kit 2 vias, ar funcionando bem, todos botoes originais e funcionando. Tive que trocar a maçaneta do porta mala traseiro e pretendo trocar os pneus, colocar um gps e sensor de ré baratinho...
  • 14/01/2014, 18:44
    JoãoPaulo-Bhz
    Bonitão Bruno!

    Tirei da oficina hoje e falo, O CARRO É OUTRO!!!! Está perfeito, andando muito mesmo, sem tiro nem nada.

    O Caymme mexeu nele de ontem pra hoje pra mim e ainda instalou o rádio e ta perfeito! Ele elogiou bastante o carro, tem algumas coisas para fazer, vimos que os rolamentos de trás tem que trocar, dar uma conferida nas molas já que tem calço só de um lado e deve ter que trocar também e mais algumas coisas que não demandam tanta urgência. O sensor de ré vou colocar da S10, da pra adaptar e é baratinho.

    O que ele precisou de fazer foi várias regulagens e trocar as velas(única coisa que realmente trocou), além de consertar o meu cabo do velocímetro. Fiquei impressionado como que outras oficinas ficaram tanto tempo com o carro e ele de um dia pro outro resolveu o problema que a princípio era impossível ou inviável, com sugestões de desfazer da viatura. O preço foi: 75 latinhas pelas velas, 200 latinhas da mão de obra, 25 latinhas de uma antena para o rádio e 15 latinha para a instalação do rádio(incluindo os fios que ele tb comprou), total: 315,00 dinheiros.

    Caro? Não achei. Pra mim foi mais do que justo, já que outros lugares ficaram semanas e até mais de um mês e não resolveram o problema, e ele simplesmente resolveu. Além de ser gente finíssima, é bastante honesto, se quiser passar o dia lá vendo ele mexer no carro, ajudando e tal, pode numa boa, hoje fiquei lá a tarde toda, ficamo batendo papo e ainda aprendei um pouco de mecânica.

    Uma forma que ele usou para explicar a má vontade de muitas oficinas para mexer em alguns jipes é a seguinte: se não for praticamente todo original, não tiver a leitura feita bonitinha pela máquina ou o problema não for muito aparente, eles nem sabem direito oque pode ser e preferem nem mexer e ficar com a oficina cheia, ou fica com o carro, faz um serviço porco e cobra o olho da cara, só pq o carro ficou muito tempo lá, inflacionando a mão de obra. Já ele não, como ele é especialista em fazer diversas adaptações, tem costume de pegar uns negócios mais complexos e busca arrumar tudo o mais rápido possível. O valor da mão de obra não é só tempo. Se for rápido é barato e se for demorado é caro?

    Enfim, indico ele para quem tem traçado e até mesmo carros comuns. Próximo passo agora é a capota e o acabamento do carro, acho que vai dar pra ir la essa semana. Valeu moçada!
  • 14/01/2014, 19:22
    Brunomarinhoadm
    Depois dessa ate salvei o endereço aqui! Ainda não precisei dar uma boa revisada na viatura. Quando precisar, ja estava cogitando entre paraná motors e Edmur. Mas não vi relados bons como este seu de nenhum dos 2! Tambem estou na região! Itaúna, 80km de BH
  • 14/01/2014, 21:42
    Fernando Camelier
    Boa João Paulo, boas notícias!
    Fico feliz que o bicho não foi tão feio assim.
    Agora é mandar pras trilhas!
    Abração!
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