
Postado originalmente por
Telêmaco
Senhores!
Esse sábado (05/04/2014) tive problemas com a tração da minha tracker após sete meses do último conserto.
Desta vez, o problema apresentado foi outro: a luz da tração acendia normalmente e a tração não engatava.
Tive que sair do rancho com corda nas rodas traseiras.
Depois em casa testando o conjunto, percebi que o motorzinho do compressor não ligava de maneira nenhuma. Abri o circuito testei e verifiquei que quando fazia curto no capacitor com a chave de fenda, o motorzinho funcionava.

Achei que pudesse ser o capacitor, troquei-o(Custa menos de R$1,00) e não resolveu. Cheguei de pegar o código do conjunto do compressor na concessionária e ligar achando o kit por R$1.050,00 através do site peçapeças.

Pelo alto valor resolvi eu mesmo enfrentar o desafio de abrir mais uma vez o conjunto e tentar repará-lo.
Após abri-lo novamente, Raciocinei o seguinte: se o motor não gira, o contato NC(normalmente fechado) da chave do circuito poderia estar com problemas. Tirei a solda do componente(chave), removi e testei com o multímetro. Dito e feito, o contato estava aberto ou, as vezes fechado e com uma resistência muito alta. Resolvi abri-lo para verificar e tentar o reparo.

Um detalhe: essa chave é importada e tem um tamanho específico que encaixa no pressostato, portanto, apesar de ser passível de substituição, acredito que deve ser um tanto difícil achar uma no mercado que tenha as mesmas dimensões
A foto mostra a chave do circuito do compressor que atua quando a pressão de trabalho do pressostato é atingida.

A seta verde indica a posição do ressalto onde o pressostato toca a chave. A posição do estilete, por sua vez é o local por onde fiz a abertura da chave para verificação.
Após aberto percebi que o interior da chave tinha sujeita tipo fuligem fina no metal. Lavei-o com limpa contatos e sequei com cuidado. Depois limpei os contatos com papel como explico a seguir.


A foto mostra na seta clara o resíduo da limpeza que ficou no papel.
Para colocar o papel entre os contatos, pressionei de leve(circulo azul) para abrir o contato e empurrei(direção da seta azul). Depois puxei segurando na posição da seta vermelha.
Fechei a chave, soldei novamente na plaquinha e fechei o conjunto do acionador da tração e instalei novamente no veículo.
Resultado:

Show - Funcionou tudo novamente!
Vamos ver agora por mais quanto tempo.
