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  • #97
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    24/10/2011
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    913
    Agradecimento: 1



    Olá Yuki,

    Gostaria de começar dizendo que com certeza eu posso estar errado. Mil desculpas. É que sempre tendemos a unilateralidade quando emitimos uma opinião aqui no fórum. Sou novo em tudo isso e longe de ser especialista... Além do mais, o perfil do pessoal parece ser perfeccionista. Eu somente tento fazer o melhor com o pouco que sei...


    Mas porque, ao meu ver, terra batida não chegará a forçar as engrenagens a ponto de danificá-las?


    Faça um teste simples: tente fazer uma "baliza" com o 4x4 acionado. Isso colocará todo driveline em condição limite. Em terra batida, verá que os pneus dão um jeito de deslizar. E depois de presenciar a cena, seu próprio feeling te trará a sensação de estar ou não forçando... Se tentar no asfalto, verá que o motor chega a morrer, de tanto que força. É diferente...


    Porque eu engato? Principalmente pra melhorar a estabilidade e diminuir o pula-pula. Outro detalhe é que eu ando muito com a reduzida acionada e no manual fala que é somente para pequenos trechos. Ou seja, não sou o melhor exemplo do mundo... Gosto de usar os recursos e talvez pague um preço por isso. Também esqueci de dizer que uso sim o 4x2 na terra. É que dependendo da velocidade, o jipe fica mais seguro com o 4x4 por causa da tendência de derrapar a frente.

    Outra coisa: acho importante ligar o 4x4 pra dar uma aquecida no óleo do diferencial dianteiro. Quando realmente precisar de mais giro ou engatar a reduzida por causa de obstáculos, o óleo não estará super grosso como quando frio. As engrenagens agradecem...

    Abraços e mais uma vez desculpem qualquer coisa!


    Thiago




    Citação Postado originalmente por Yuki Ver Post
    Thix,

    Tem certeza que não dá nada usar o 4x4 mesmo em estrada de terra batida "bem-conservada" (que qqer 4x2 passa)?

    Pelo que eu entendi o 4x4 só deve ser usado em situações de baixa aderência, tipo neve ou lama.

    Eu passo quase todo fim de semana por estradinhas assim, mas como não tenho certeza se é um piso pouco aderente ou não, acabo não usando. Sem falar que dá aquela sensação estranha de estar usando 4x4 em um legítimo jipe num lugar que até um Fit passa...

    Agora, trechos com pedregulhos soltos se encaixam na definição de baixa aderência, né?!

    Abraço
    4X4 Brasil

  • #98
    Eu gosto de usar o 4x2 até onde é possível, fica mais divertido...rsrsrsrs

    Onde senti uma diferença absurda no controle do jipinho foi no rípio (estradas cascalhadas da argentina e chile).
    O 4x4 fez a diferença, consegui acompanhar um grupo de picapes argentinas que estava a minha frente com certa tranquilidade, as vezes rolava um certo balanço e frio na espinha, mas que foi legal, isso foi..rsrsrs

    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Olá Yuki,

    Gostaria de começar dizendo que com certeza eu posso estar errado. Mil desculpas. É que sempre tendemos a unilateralidade quando emitimos uma opinião aqui no fórum. Sou novo em tudo isso e longe de ser especialista... Além do mais, o perfil do pessoal parece ser perfeccionista. Eu somente tento fazer o melhor com o pouco que sei...


    Mas porque, ao meu ver, terra batida não chegará a forçar as engrenagens a ponto de danificá-las?


    Faça um teste simples: tente fazer uma "baliza" com o 4x4 acionado. Isso colocará todo driveline em condição limite. Em terra batida, verá que os pneus dão um jeito de deslizar. E depois de presenciar a cena, seu próprio feeling te trará a sensação de estar ou não forçando... Se tentar no asfalto, verá que o motor chega a morrer, de tanto que força. É diferente...


    Porque eu engato? Principalmente pra melhorar a estabilidade e diminuir o pula-pula. Outro detalhe é que eu ando muito com a reduzida acionada e no manual fala que é somente para pequenos trechos. Ou seja, não sou o melhor exemplo do mundo... Gosto de usar os recursos e talvez pague um preço por isso. Também esqueci de dizer que uso sim o 4x2 na terra. É que dependendo da velocidade, o jipe fica mais seguro com o 4x4 por causa da tendência de derrapar a frente.

    Outra coisa: acho importante ligar o 4x4 pra dar uma aquecida no óleo do diferencial dianteiro. Quando realmente precisar de mais giro ou engatar a reduzida por causa de obstáculos, o óleo não estará super grosso como quando frio. As engrenagens agradecem...

    Abraços e mais uma vez desculpem qualquer coisa!


    Thiago

  • #99
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    12/11/2010
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    Pessoal,

    Não sendo asfalto, a tração 4x4 pode ser usada sem problemas. Terra batida, areia, cascalho. Na real dá até medo daqueles jipes que o proprietário diz que nunca engatou a 4x4!!!!

    A tração deve ser usada, até pq nossos 4x4 têm o centro de gravidade mais alto, e a tração ajuda a melhorar o controle do veículo.

    Com relação a reduzida, outro mito que deve ser desfeito. Pode usar a vontade. Por se tratar de engrenagens de formato diferente elas fazem mais barulho, mas de longe estão forçando o jipe. Pelo contrário, com a reduzida o número de vezes que vc aciona a embreagem é menor além de "queimar" menos ela. Eu por exemplo quando saio do asfalto ligo a 4x4 com reduzida. O jimny por ter um motor não tão forte, em estradas de terra, vc acaba por trocar de marcha diversas vezes, em subidas, curvas e se estiver com o ar condicionado ligado fica ainda pior, portanto ligo a 4x4 reduzida e vou embora. Primeira, segunda, terceira, quarta e quinta em reduzida. Em quinta reduzida consegue-se atingir até 70 km/h, o que é muito em estradas de terra.

    4x4 use a vontade, mas no caso dos nossos jimny's ou qq outro 4x4 com caixa de transferência, só fora do asfalto.


    4x4 com diferencial central (novo Gran Vitara, TR4, Pajero Full e Dakar, Land Rover), recomendo bloquear o dif central ao sair do asfalto.

    Para quem tiver interessado procure o João Roberto Gaioto da Curso Técnica 4x4

    Ele tem muitos anos de experiência com 4x4, dá curso de condução, tem livro escrito e DVD.

    Abraço



    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Olá Yuki,

    Gostaria de começar dizendo que com certeza eu posso estar errado. Mil desculpas. É que sempre tendemos a unilateralidade quando emitimos uma opinião aqui no fórum. Sou novo em tudo isso e longe de ser especialista... Além do mais, o perfil do pessoal parece ser perfeccionista. Eu somente tento fazer o melhor com o pouco que sei...


    Mas porque, ao meu ver, terra batida não chegará a forçar as engrenagens a ponto de danificá-las?


    Faça um teste simples: tente fazer uma "baliza" com o 4x4 acionado. Isso colocará todo driveline em condição limite. Em terra batida, verá que os pneus dão um jeito de deslizar. E depois de presenciar a cena, seu próprio feeling te trará a sensação de estar ou não forçando... Se tentar no asfalto, verá que o motor chega a morrer, de tanto que força. É diferente...


    Porque eu engato? Principalmente pra melhorar a estabilidade e diminuir o pula-pula. Outro detalhe é que eu ando muito com a reduzida acionada e no manual fala que é somente para pequenos trechos. Ou seja, não sou o melhor exemplo do mundo... Gosto de usar os recursos e talvez pague um preço por isso. Também esqueci de dizer que uso sim o 4x2 na terra. É que dependendo da velocidade, o jipe fica mais seguro com o 4x4 por causa da tendência de derrapar a frente.

    Outra coisa: acho importante ligar o 4x4 pra dar uma aquecida no óleo do diferencial dianteiro. Quando realmente precisar de mais giro ou engatar a reduzida por causa de obstáculos, o óleo não estará super grosso como quando frio. As engrenagens agradecem...

    Abraços e mais uma vez desculpem qualquer coisa!


    Thiago

  • #100
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    cjs/SP
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    Minha irmã tem uma Grand Vitara e quando aciona-se o 4x4 lock (bloqueio do diferencial central) também é desligado automaticamente o controle de estabilidade. Ou seja, é uma necessidade!

    Em relação a reduzida, no manual também fala pra não ultrapassar 40 km h. Eu percebi que ultrapasso sim esse limite, mas são raríssimas as situações. Adiciono abaixo um post meu sobre o uso da reduzida, respondendo a dúvida de um colega dono de Samurai. Basicamente, ela evita utilizar os extremos de giros (muito altas e muito baixas rotações), poupando o motor e também a embreagem.

    Bruno, aproveitando que você está online. quem deveria ler isso é o everson. Até hoje não consegui convencer ele a usar a reduzida. O bicho anda em alta o tempo todo. Fala que é a mesma coisa, etc. E que não quer "gastar" as engrenagens "a toa", pode? Parei de insistir... heheh

    abraços,

    Thiago

    Postado originalmente em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...-samurais.html (sobre os kit reduçao em samurais)

    Olá Gustavo,

    Como o CLCRP falou, a principal função de um kit de redução é corrigir a relação quando coloca pneus maiores. Se colocar com pneus pequenos, pode ficar muito reduzido (tipo andar em 5a marcha a 80 km/h com giro no vermelho). Com relação a sua primeira pergunta, se a redução for de 100% (2x) como é o caso dos Jimny, realmente a segunda reduzida vai equivaler a primeira alta. Mas lembre-se que você tem todo o giro até engatar terceira reduzida, que equivale a 1,5 em alta. Ou seja, fica muito mais fácil de você aplicar a força necessária para vencer determinado obstáculo sem ter que ficar pulando de uma pra outra (gasta menos embreagem e força menos o motor). Freio motor também é outro grande benefício, como mencionado. Além do jipe ficar uma delícia pra dirigir! Ultra forte! Se sua t-case for de corrente, tem uma vantagem adicional de forçar menos a corrente devido a rotação mais alta desta (a desmultiplicação acontece após a corrente). Espero ter ajudado.

    Thiago



    Citação Postado originalmente por brunomaya Ver Post
    Pessoal,

    Não sendo asfalto, a tração 4x4 pode ser usada sem problemas. Terra batida, areia, cascalho. Na real dá até medo daqueles jipes que o proprietário diz que nunca engatou a 4x4!!!!

    A tração deve ser usada, até pq nossos 4x4 têm o centro de gravidade mais alto, e a tração ajuda a melhorar o controle do veículo.

    Com relação a reduzida, outro mito que deve ser desfeito. Pode usar a vontade. Por se tratar de engrenagens de formato diferente elas fazem mais barulho, mas de longe estão forçando o jipe. Pelo contrário, com a reduzida o número de vezes que vc aciona a embreagem é menor além de "queimar" menos ela. Eu por exemplo quando saio do asfalto ligo a 4x4 com reduzida. O jimny por ter um motor não tão forte, em estradas de terra, vc acaba por trocar de marcha diversas vezes, em subidas, curvas e se estiver com o ar condicionado ligado fica ainda pior, portanto ligo a 4x4 reduzida e vou embora. Primeira, segunda, terceira, quarta e quinta em reduzida. Em quinta reduzida consegue-se atingir até 70 km/h, o que é muito em estradas de terra.

    4x4 use a vontade, mas no caso dos nossos jimny's ou qq outro 4x4 com caixa de transferência, só fora do asfalto.


    4x4 com diferencial central (novo Gran Vitara, TR4, Pajero Full e Dakar, Land Rover), recomendo bloquear o dif central ao sair do asfalto.

    Para quem tiver interessado procure o João Roberto Gaioto da Curso Técnica 4x4

    Ele tem muitos anos de experiência com 4x4, dá curso de condução, tem livro escrito e DVD.

    Abraço
    4X4 Brasil

  • #101
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    Agradecimento: 1
    O bicho é teimoso?!!! hahahaha

    Ele que explique como faz para passar em atoleiros, subidas e descidas ingrimes... segurando na embreagem e no freio??? hahahah

    Deixa ele tomar um susto não conseguindo controlar o jipe ou então trocando a embreagem de maneira prematura que ele aprende na marra!!!!

    A reduzida do Jimny é de 1:2, ou seja reduz bastante. Tem muita diferença. Eu vi uma fotos que vcs estavam passando por um rio, essa é uma situação em que a reduzida é obrigatória.

    Mas cada cabeça uma sentença. Ele é que sabe. hahahaha

    Abraço.

    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Minha irmã tem uma Grand Vitara e quando aciona-se o 4x4 lock (bloqueio do diferencial central) também é desligado automaticamente o controle de estabilidade. Ou seja, é uma necessidade!

    Em relação a reduzida, no manual também fala pra não ultrapassar 40 km h. Eu percebi que ultrapasso sim esse limite, mas são raríssimas as situações. Adiciono abaixo um post meu sobre o uso da reduzida, respondendo a dúvida de um colega dono de Samurai. Basicamente, ela evita utilizar os extremos de giros (muito altas e muito baixas rotações), poupando o motor e também a embreagem.

    Bruno, aproveitando que você está online. quem deveria ler isso é o everson. Até hoje não consegui convencer ele a usar a reduzida. O bicho anda em alta o tempo todo. Fala que é a mesma coisa, etc. E que não quer "gastar" as engrenagens "a toa", pode? Parei de insistir... heheh

    abraços,

    Thiago

    Postado originalmente em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...-samurais.html (sobre os kit reduçao em samurais)

    Olá Gustavo,

    Como o CLCRP falou, a principal função de um kit de redução é corrigir a relação quando coloca pneus maiores. Se colocar com pneus pequenos, pode ficar muito reduzido (tipo andar em 5a marcha a 80 km/h com giro no vermelho). Com relação a sua primeira pergunta, se a redução for de 100% (2x) como é o caso dos Jimny, realmente a segunda reduzida vai equivaler a primeira alta. Mas lembre-se que você tem todo o giro até engatar terceira reduzida, que equivale a 1,5 em alta. Ou seja, fica muito mais fácil de você aplicar a força necessária para vencer determinado obstáculo sem ter que ficar pulando de uma pra outra (gasta menos embreagem e força menos o motor). Freio motor também é outro grande benefício, como mencionado. Além do jipe ficar uma delícia pra dirigir! Ultra forte! Se sua t-case for de corrente, tem uma vantagem adicional de forçar menos a corrente devido a rotação mais alta desta (a desmultiplicação acontece após a corrente). Espero ter ajudado.

    Thiago

  • #102
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    12/11/2010
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    Agradecimento: 1
    2 coisas que eu esqueci de comentar....

    Uma sobre seu post, se usar a reduzida com marchas mais altas consegue-se atingir velocidades "altas" como 40 km/h com rotacões/giros baixos do motor. É tranquilo e muito mais confortável, pois temos uma "reserva" de troque com a reduzida. Não vai ser qq subida que vai pedir uma troca de marcha.

    E sobre a eletrônica dos carros modernos, nossos Jimnys não têm nada disso... pois alguns deles que fazem falta no asfalto por uma questão de segurança, na trilha ou estradas de terra chegam a atrapalhar, um deles é o ABS. São itens que deveriam ser desativados ou possuir uma programação diferente quando engatar o 4x4.



    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Minha irmã tem uma Grand Vitara e quando aciona-se o 4x4 lock (bloqueio do diferencial central) também é desligado automaticamente o controle de estabilidade. Ou seja, é uma necessidade!

    Em relação a reduzida, no manual também fala pra não ultrapassar 40 km h. Eu percebi que ultrapasso sim esse limite, mas são raríssimas as situações. Adiciono abaixo um post meu sobre o uso da reduzida, respondendo a dúvida de um colega dono de Samurai. Basicamente, ela evita utilizar os extremos de giros (muito altas e muito baixas rotações), poupando o motor e também a embreagem.

    Bruno, aproveitando que você está online. quem deveria ler isso é o everson. Até hoje não consegui convencer ele a usar a reduzida. O bicho anda em alta o tempo todo. Fala que é a mesma coisa, etc. E que não quer "gastar" as engrenagens "a toa", pode? Parei de insistir... heheh

    abraços,

    Thiago

    Postado originalmente em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...-samurais.html (sobre os kit reduçao em samurais)

    Olá Gustavo,

    Como o CLCRP falou, a principal função de um kit de redução é corrigir a relação quando coloca pneus maiores. Se colocar com pneus pequenos, pode ficar muito reduzido (tipo andar em 5a marcha a 80 km/h com giro no vermelho). Com relação a sua primeira pergunta, se a redução for de 100% (2x) como é o caso dos Jimny, realmente a segunda reduzida vai equivaler a primeira alta. Mas lembre-se que você tem todo o giro até engatar terceira reduzida, que equivale a 1,5 em alta. Ou seja, fica muito mais fácil de você aplicar a força necessária para vencer determinado obstáculo sem ter que ficar pulando de uma pra outra (gasta menos embreagem e força menos o motor). Freio motor também é outro grande benefício, como mencionado. Além do jipe ficar uma delícia pra dirigir! Ultra forte! Se sua t-case for de corrente, tem uma vantagem adicional de forçar menos a corrente devido a rotação mais alta desta (a desmultiplicação acontece após a corrente). Espero ter ajudado.

    Thiago

  • #103
    Usuário
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    24/10/2011
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    Agradecimento: 1
    hahahah já sei onde vou levar ele da próxima vez! um lugar aí que não desce sem reduzida nem f... heheh

    embreagem ele já trocou. Agora é minha vez...

    abssss

    Citação Postado originalmente por brunomaya Ver Post
    O bicho é teimoso?!!! hahahaha

    Ele que explique como faz para passar em atoleiros, subidas e descidas ingrimes... segurando na embreagem e no freio??? hahahah

    Deixa ele tomar um susto não conseguindo controlar o jipe ou então trocando a embreagem de maneira prematura que ele aprende na marra!!!!

    A reduzida do Jimny é de 1:2, ou seja reduz bastante. Tem muita diferença. Eu vi uma fotos que vcs estavam passando por um rio, essa é uma situação em que a reduzida é obrigatória.

    Mas cada cabeça uma sentença. Ele é que sabe. hahahaha

    Abraço.

  • #104
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    12/11/2010
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    Agradecimento: 1
    Hahaha.

    Com quantos Km vc vai trocar?

    Já ouvi falar que a embreagem dos jimny's não duram muito.



    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    hahahah já sei onde vou levar ele da próxima vez! um lugar aí que não desce sem reduzida nem f... heheh

    embreagem ele já trocou. Agora é minha vez...

    abssss

  • #105
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    24/10/2011
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    raramente eu saio da 3a marcha reduzida na trilha... subida muuuuito forte passa pra segunda, reta muuuito longa, 4a... mas em 80% a 90% do tempo é terceira mesmo...

    Também sou partidário da sua opinião de que ABS não combina nada com trilha. Se o meu tivesse, faria um botão pra desligar quando quisesse... Controle de estabilidade sem comentários...

    Valeu pelos esclarecimentos!

    abraços!

    Thiago


    Citação Postado originalmente por brunomaya Ver Post
    2 coisas que eu esqueci de comentar....

    Uma sobre seu post, se usar a reduzida com marchas mais altas consegue-se atingir velocidades "altas" como 40 km/h com rotacões/giros baixos do motor. É tranquilo e muito mais confortável, pois temos uma "reserva" de troque com a reduzida. Não vai ser qq subida que vai pedir uma troca de marcha.

    E sobre a eletrônica dos carros modernos, nossos Jimnys não têm nada disso... pois alguns deles que fazem falta no asfalto por uma questão de segurança, na trilha ou estradas de terra chegam a atrapalhar, um deles é o ABS. São itens que deveriam ser desativados ou possuir uma programação diferente quando engatar o 4x4.

  • #106
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    24/10/2011
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    Agradecimento: 1
    Bruno, tá com quase 60k. Não escorrega não, tá boa. só pedal que tá duro pra kct. Já vou trocar logo...

    absss


    Citação Postado originalmente por brunomaya Ver Post
    Hahaha.

    Com quantos Km vc vai trocar?

    Já ouvi falar que a embreagem dos jimny's não duram muito.

  • #107
    Usuário
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    Agradecimento: 1
    Peça para o mecânico lubrificar o mecanismo que fica no final do cabo da embreagem.

    Tem uma tampa de plastico na carcaça aonde fica a embreagem, que por sinal ali é um ponto de barulho e entrada de sujeira quando fazemos trilha ou passamos por trechos com água.

    Talvez melhore e fique mais leve.

    Mas 60mK já está de bom tamanho.

    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Bruno, tá com quase 60k. Não escorrega não, tá boa. só pedal que tá duro pra kct. Já vou trocar logo...

    absss

  • #108
    Usuário
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    24/10/2011
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    cjs/SP
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    Agradecimento: 1
    Então, sei o que você está falando. Melhora sim, mas é temporário. Conversei com com o mecânico e ele recomendou substituir. Trocar até o rolamento e deixar zerada!

    Mas realmente dura pouco... Tive carro que rodou 150k sem precisar trocar.

    absss



    Citação Postado originalmente por brunomaya Ver Post
    Peça para o mecânico lubrificar o mecanismo que fica no final do cabo da embreagem.

    Tem uma tampa de plastico na carcaça aonde fica a embreagem, que por sinal ali é um ponto de barulho e entrada de sujeira quando fazemos trilha ou passamos por trechos com água.

    Talvez melhore e fique mais leve.

    Mas 60mK já está de bom tamanho.

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