Acabei de reler todo o "Projeto Zoiúdo" e antes já havia me especializado com o "Jimny 2010 compensa?" e "Peças e adaptações para o Jimny".
Ufa! devo ter lido uns dois mil posts aqui no Fórum.
Interessante como aquela frase famosa "todos continuamos garotos, apenas mudam os preços dos brinquedos" (ou algo assim..) continua atual.
Sempre mexi muito nas minhas motos, mas de Jimny minha experiência era zero. Agora, pelo menos na teoria, estou bem familiarizado graças à ajuda de todos vocês. Me permitam apresentar-lhes minha antiga paixão....
VÍDEO:

Mas como fui "proibido" de andar de moto (por enquanto) a cachaça virou pro lado do Jipe...
Sei o quanto dá dor de cabeça, adaptar, modificar, customizar... mexe-se um pouco aqui e algo dá problema ali.
Nas motos era bem mais fácil, pois dá pra trabalhar sozinho em quase tudo. Uma prancha na garage, painel de ferramentas, um pequeno compressor e a festa está garantida. Os arrependimentos também, quando algo não dá muito certo....
Não pretendo mudar muito o jipinho. O máximo que fiz até agora, foi instalar um led para iluminação interna do porta-luvas.(ridículo....mas faz falta de vez em quando).
Parece que nos modelos mais recentes, deram uma melhorada nos detalhes: O banco do carona não trepida quando desocupado e os vidros entreabertos se comportam no anonimato. Provavelmente os Japas andaram passeando aqui pelo Fórum.
O consumo está idêntico ao da moto - variando de 10 a 12 Km/l - e de uma maneira geral, o custo de manutenção muito mais em conta. Quem reclama dos preços de um Jipe Suzuki, não sabe quanto custam as peças de reposição, de uma moto Suzuki de 1500 cc. Pneus nem se fala......... 1600 dilmas, um jogo para rodar em torno de 8000 km. Filtros de ar, 480 latinhas - pra trocar a cada 12000 km. Um inferno, pra quem rodava em torno de 3k todo mês. Estou achando tudo uma maravilha!
Mas, devido às minhas raízes, estou sendo convocado como carro de apoio, para o pessoal que vai fazer trilha de moto. Aí vou redescobrindo as antigas paragens que conheci nas minhas últimas trilhas, mais de 20 anos atrás. Só que agora, vou de ar-condicionado e volto limpinho pra casa. Acho que tô ficando meio véio mesmo!
Uma coisa que acho bacana nos jipes e nas motos, é essa troca de informações e ajuda entre todos. Quem inventou esse negócio de Fórum on Line, realmente teve uma boa idéia!
Grande abraço!