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  • #109
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    12/11/2010
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    Agradecimento: 1



    Rolamento e cabo também, conjunto completo.

    Eu tive um Samurai e quanto troquei foi tudo. Troquei com quase 60mK no Samurai.

    Meu Jimny está com 23k, ainda tem tempo...hehehe

    A gente podia combinar um feriado ou final de semana e nos encontrar. Que tal ilha bela? Já fez Castelhanos?

    Abraço.

    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Então, sei o que você está falando. Melhora sim, mas é temporário. Conversei com com o mecânico e ele recomendou substituir. Trocar até o rolamento e deixar zerada!

    Mas realmente dura pouco... Tive carro que rodou 150k sem precisar trocar.

    absss

  • #110
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    24/10/2011
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    Entendo... pra aproveitar toda a mão-de-obra de desmontar o câmbio inclusive...

    Nunca fiz Castelhanos, acredita? Isso porque moro do lado. Vamos sim, Bruno! Esse feriado da Independencia eu já tenho compromisso, mas nos próximos eu fecho! Veja aí como fica pra você que está mais longe. Eu moro já na saída pra Tamoios e é um pulinho até a balsa. Hospedagem também não faltará aqui em casa!

    Peça pro Everson incluir você na nossa lista de e-mails também cara!

    abraço!

    Thiago


    Citação Postado originalmente por brunomaya Ver Post
    Rolamento e cabo também, conjunto completo.

    Eu tive um Samurai e quanto troquei foi tudo. Troquei com quase 60mK no Samurai.

    Meu Jimny está com 23k, ainda tem tempo...hehehe

    A gente podia combinar um feriado ou final de semana e nos encontrar. Que tal ilha bela? Já fez Castelhanos?

    Abraço.

  • #111
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    12/11/2010
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    Agradecimento: 1
    Fiz uma vez, mas estava seca, nem teve muita graça.

    Esse feriado também já tenho compromisso. vou visitar o PETAR, já ouviu falar?

    Vou direito com a patroa quando podemos e te aviso.

    Vou pedir para ele.

    Abraço

    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Entendo... pra aproveitar toda a mão-de-obra de desmontar o câmbio inclusive...

    Nunca fiz Castelhanos, acredita? Isso porque moro do lado. Vamos sim, Bruno! Esse feriado da Independencia eu já tenho compromisso, mas nos próximos eu fecho! Veja aí como fica pra você que está mais longe. Eu moro já na saída pra Tamoios e é um pulinho até a balsa. Hospedagem também não faltará aqui em casa!

    Peça pro Everson incluir você na nossa lista de e-mails também cara!

    abraço!

    Thiago

  • #112
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    10/01/2011
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    Boa Tarde Bruno,

    E nessas situações:

    - 1ªAsfalto com enchentes... agua em 40-50cm... Aqui no RJ não é dificil uma situação dessas;
    - 2ªAsfalto em dia de chuva - "descida de uma serra, por exemplo".

    Em ambos os casos caberia uma 4x4 para dar maior força e estabilidade. Nem assim seria recomendado?
    Como vc disse, o centro de gravidade é mais alto, então a tração ajuda a melhorar o controle. Na 2ª situação, acioná-la me parece uma boa saída.

    Olhando por essa forma, um carro sem dif central parece perder boa parte da vantagem de ser 4x4 (estabilidade no uso urbano).

    Citação Postado originalmente por brunomaya Ver Post
    Pessoal,

    Não sendo asfalto, a tração 4x4 pode ser usada sem problemas. Terra batida, areia, cascalho. Na real dá até medo daqueles jipes que o proprietário diz que nunca engatou a 4x4!!!!

    A tração deve ser usada, até pq nossos 4x4 têm o centro de gravidade mais alto, e a tração ajuda a melhorar o controle do veículo.

    Com relação a reduzida, outro mito que deve ser desfeito. Pode usar a vontade. Por se tratar de engrenagens de formato diferente elas fazem mais barulho, mas de longe estão forçando o jipe. Pelo contrário, com a reduzida o número de vezes que vc aciona a embreagem é menor além de "queimar" menos ela. Eu por exemplo quando saio do asfalto ligo a 4x4 com reduzida. O jimny por ter um motor não tão forte, em estradas de terra, vc acaba por trocar de marcha diversas vezes, em subidas, curvas e se estiver com o ar condicionado ligado fica ainda pior, portanto ligo a 4x4 reduzida e vou embora. Primeira, segunda, terceira, quarta e quinta em reduzida. Em quinta reduzida consegue-se atingir até 70 km/h, o que é muito em estradas de terra.

    4x4 use a vontade, mas no caso dos nossos jimny's ou qq outro 4x4 com caixa de transferência, só fora do asfalto.


    4x4 com diferencial central (novo Gran Vitara, TR4, Pajero Full e Dakar, Land Rover), recomendo bloquear o dif central ao sair do asfalto.

    Para quem tiver interessado procure o João Roberto Gaioto da Curso Técnica 4x4

    Ele tem muitos anos de experiência com 4x4, dá curso de condução, tem livro escrito e DVD.

    Abraço

  • #113
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    Agradecimento: 1
    Boa tarde Matheus,

    a 4x4 no asfalto não é algo impossível de ser usado. Se forem trechos em linha reta, ou curvas suaves não tem problema usar.

    o problema dos 4x4 chamados part time, é que a caixa de transferencia não compensa as distancias percorridas pelas rodas quando se faz uma curva ou manobra, como ocorre nos jipes com dif central ou 4x4 full time.

    Nas situações que você falou:

    1a. 4x4 com certeza e reduzida, utilize a primeira reduzida e passe com velocidade constante. Isso irá criar uma depressão e uma onda na frete do jipe e manterá a água afastada da entrada de ar do motor, 40/50 cm de água não é pouco. O dificil é saber se isso não vai ficar mais fundo. mas se passar algum onibus ou caminhao fique de olho na altura da água em relação ao pneu deles. Algo mais alto que o pneu do Jimny pode ser complicado, e não é só por uma questão de ter ou não o snorkel, o jipe pode começar a boiar, e se isso representar perigo, não pense duas vezes abra a porta deixe a água entrar e continue a travessia. Já passei com água pela altura dos faróis com o meu e ele ficou "leve" na traseira. Mas não entrou água. O Jimny é bem vedado.

    2a. Se as curvas não forem muito fechadas, por uma curta distância não teria problema. Não costumo fazer isso, mas se um dia fizer nas retas desligaria o 4x4 para compensar a diferença que as rodas percorreram. Mas vou ter falar, tenho pneus mud no meu e com chuva e curvas ando de boa até uns 80/90 km/h.

    Sim os 4x4 com dif central têm um uso estendido do sistema de tração. A Land Rover Defender, por exemplo, é sempre 4x4, e uma das únicas que permite usar a reduzida sem o bloqueio do dif central, ótimo para rampas de garagem e estacionamentos, ou para uma cidade como Ouro Preto, cheia de ladeiras, vai sempre de reduzida. Os outros 4x4 FULL TIME só têm reduzida com o bloqueio ligado, e com isso o mesmo problema dos 4x4 PART TIME.

    Abraço.


    Citação Postado originalmente por rjmatheus Ver Post
    Boa Tarde Bruno,

    E nessas situações:

    - 1ªAsfalto com enchentes... agua em 40-50cm... Aqui no RJ não é dificil uma situação dessas;
    - 2ªAsfalto em dia de chuva - "descida de uma serra, por exemplo".

    Em ambos os casos caberia uma 4x4 para dar maior força e estabilidade. Nem assim seria recomendado?
    Como vc disse, o centro de gravidade é mais alto, então a tração ajuda a melhorar o controle. Na 2ª situação, acioná-la me parece uma boa saída.

    Olhando por essa forma, um carro sem dif central parece perder boa parte da vantagem de ser 4x4 (estabilidade no uso urbano).

  • #114
    Usuário Avatar de Yuki
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    21/05/2010
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    Não tem por que se desculpar, cara!

    Esse seu tópico tá ajudando bastante a muita gente, é um dos mais agitados!

    Eu concordo com vc quanto ao uso da reduzida visando poupar a embreagem e também a segurança! Desde que adquiri o jipinho ainda não tive chance de utilizar propriamente o sistema de tração pq coincidiu com o início do meu mestrado. Meu tempo nunca foi tão escasso e valioso!

    Eu apenas quis tirar uma dúvida quanto às condições adequadas de uso para eu melhorar meu estilo de condução.

    Li várias vezes sobre a necessidade de utilizar a tração frequentemente para lubrificar o sistema e concordo, apesar de achar um tanto contestável: meu pai tem uma S10 4x4 há 13 anos e quase nunca usou a tração, muito menos a reduzida. Mas, para o uso dele, a tração quase nunca é necessária, apenas para emergências. Nesse caso, acredito que se, de repente, ele passar a fazer uso mais constante e prolongado, os sintomas de carência de lubrificação poderiam aparecer. Mas, cada um no seu quadrado...

    Quanto ao pré-aquecimento do lubrificante, achei bastante interessante!

    Um comentário que gostaria de deixar é que, pelo que eu tenho percebido, muita gente confunde os sistemas de tração hoje em dia, provavelmente por "culpa" dessa moda de crossovers. O Jimny é um jipe clássico, old school. As pessoas que pensam em comprar um pensando que terão mais estabilidade que um carro de passeio numa descida de serra sob chuva estão totalmente enganadas.

    Mesmo na terra eu ando bastante devagar, quase como um velho. Naquela estradinha mesma que eu comentei, apesar de ser tranquila sua travessia, ela castiga os abusados. Não é difícil ver carros tombados nela, de gente que acha que dirigir na terra é igual no asfalto. Claro que quem está nesse fórum não se enquadra nesse grupo mas, o Jimny por ter eixos rígidos na frente e atrás, se comporta de modo muito diferente que outros 4x4 valentes, como o TR4 e o irmão maior GV.

    Abraços

    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Olá Yuki,

    Gostaria de começar dizendo que com certeza eu posso estar errado. Mil desculpas. É que sempre tendemos a unilateralidade quando emitimos uma opinião aqui no fórum. Sou novo em tudo isso e longe de ser especialista... Além do mais, o perfil do pessoal parece ser perfeccionista. Eu somente tento fazer o melhor com o pouco que sei...


    Mas porque, ao meu ver, terra batida não chegará a forçar as engrenagens a ponto de danificá-las?


    Faça um teste simples: tente fazer uma "baliza" com o 4x4 acionado. Isso colocará todo driveline em condição limite. Em terra batida, verá que os pneus dão um jeito de deslizar. E depois de presenciar a cena, seu próprio feeling te trará a sensação de estar ou não forçando... Se tentar no asfalto, verá que o motor chega a morrer, de tanto que força. É diferente...


    Porque eu engato? Principalmente pra melhorar a estabilidade e diminuir o pula-pula. Outro detalhe é que eu ando muito com a reduzida acionada e no manual fala que é somente para pequenos trechos. Ou seja, não sou o melhor exemplo do mundo... Gosto de usar os recursos e talvez pague um preço por isso. Também esqueci de dizer que uso sim o 4x2 na terra. É que dependendo da velocidade, o jipe fica mais seguro com o 4x4 por causa da tendência de derrapar a frente.

    Outra coisa: acho importante ligar o 4x4 pra dar uma aquecida no óleo do diferencial dianteiro. Quando realmente precisar de mais giro ou engatar a reduzida por causa de obstáculos, o óleo não estará super grosso como quando frio. As engrenagens agradecem...

    Abraços e mais uma vez desculpem qualquer coisa!


    Thiago
    Yuki
    Jimmy The Jimny (HR)

  • #115
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    24/10/2011
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    cjs/SP
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    Agradecimento: 1
    Yuki, valeu pela resposta! Também vou entrar em processo de qualifiçao do doc mês q vem. Os posts vão ficar bem escassos, pode ter certeza. O mestrado então foi galopante, muito rápido. Exige mais no começo. Boa sorte!

    Concordo plenamente com você. O Jimny é um jipe old school e é para pouquíssimos. Não adianta comprar porque achou bonitinho que não vai aguentar nem 1 ano. Os outros são muito mais confortáveis, inclusive na trilha, e tem muitos pôneis a mais. Além de vantagens como dif central, ESP e ABS, 4 portas e porta-malas, etc. Jimny é para os loucos, se me entende.

    E eu também ando como se fosse uma velha! Quem sai na trilha comigo tem que ter paciência de monge chinês aposentado, não vou correr mesmo. A condução no Off é bem diferente. Os novatos, entretanto, tendem a andar no limite, como no asfalto. Um grande engano, pois não só as condições do piso são irregulares e imprevisíveis como também do entorno!

    Abraço!

    Thiago



    Citação Postado originalmente por Yuki Ver Post
    Não tem por que se desculpar, cara!

    Esse seu tópico tá ajudando bastante a muita gente, é um dos mais agitados!

    Eu concordo com vc quanto ao uso da reduzida visando poupar a embreagem e também a segurança! Desde que adquiri o jipinho ainda não tive chance de utilizar propriamente o sistema de tração pq coincidiu com o início do meu mestrado. Meu tempo nunca foi tão escasso e valioso!

    Eu apenas quis tirar uma dúvida quanto às condições adequadas de uso para eu melhorar meu estilo de condução.

    Li várias vezes sobre a necessidade de utilizar a tração frequentemente para lubrificar o sistema e concordo, apesar de achar um tanto contestável: meu pai tem uma S10 4x4 há 13 anos e quase nunca usou a tração, muito menos a reduzida. Mas, para o uso dele, a tração quase nunca é necessária, apenas para emergências. Nesse caso, acredito que se, de repente, ele passar a fazer uso mais constante e prolongado, os sintomas de carência de lubrificação poderiam aparecer. Mas, cada um no seu quadrado...

    Quanto ao pré-aquecimento do lubrificante, achei bastante interessante!

    Um comentário que gostaria de deixar é que, pelo que eu tenho percebido, muita gente confunde os sistemas de tração hoje em dia, provavelmente por "culpa" dessa moda de crossovers. O Jimny é um jipe clássico, old school. As pessoas que pensam em comprar um pensando que terão mais estabilidade que um carro de passeio numa descida de serra sob chuva estão totalmente enganadas.

    Mesmo na terra eu ando bastante devagar, quase como um velho. Naquela estradinha mesma que eu comentei, apesar de ser tranquila sua travessia, ela castiga os abusados. Não é difícil ver carros tombados nela, de gente que acha que dirigir na terra é igual no asfalto. Claro que quem está nesse fórum não se enquadra nesse grupo mas, o Jimny por ter eixos rígidos na frente e atrás, se comporta de modo muito diferente que outros 4x4 valentes, como o TR4 e o irmão maior GV.

    Abraços

  • #116
    Usuário
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    12/11/2010
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    Curitiba/PR
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    Agradecimento: 1
    é foda.

    Hoje vendem os carros e prometem o impossível.

    Já li relatos de pessoas reclamando do SX4, que não aguenta estrada de terra que destruiu um carter por causa de uma pedra!!!! É obvio que isso ia acontecer, mas os vendedores estão cada vez mais despreparados e na angústia de vender falam qq coisa para convencer o comprador. O SX4 é um puta carro, minha velha tem um. Mas é para asfalto.

    Mesma coisa do Jimny, ele vai bem no asfalto, mas na terra é que ele mostra suas qualidades.

    Isso é conversa para um dia inteiro....

    Abraço

    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Yuki, valeu pela resposta! Também vou entrar em processo de qualifiçao do doc mês q vem. Os posts vão ficar bem escassos, pode ter certeza. O mestrado então foi galopante, muito rápido. Exige mais no começo. Boa sorte!

    Concordo plenamente com você. O Jimny é um jipe old school e é para pouquíssimos. Não adianta comprar porque achou bonitinho que não vai aguentar nem 1 ano. Os outros são muito mais confortáveis, inclusive na trilha, e tem muitos pôneis a mais. Além de vantagens como dif central, ESP e ABS, 4 portas e porta-malas, etc. Jimny é para os loucos, se me entende.

    E eu também ando como se fosse uma velha! Quem sai na trilha comigo tem que ter paciência de monge chinês aposentado, não vou correr mesmo. A condução no Off é bem diferente. Os novatos, entretanto, tendem a andar no limite, como no asfalto. Um grande engano, pois não só as condições do piso são irregulares e imprevisíveis como também do entorno!

    Abraço!

    Thiago

  • #117
    Usuário Avatar de Yuki
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    21/05/2010
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    Nunca me orgulhei tanto em ser louco :P

    Meus amigos até hj não se conformam com minha aquisição. Eles, com um dinheirinho a mais, teriam pego um i30 ou até mesmo um Civic ou Lancer.

    Visões diferentes. Pra eles eu fiz caca. Mas cada cabeça uma sentença.

    Eu estou satisfeito =)

    Abraço

    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Jimny é para os loucos, se me entende.
    Yuki
    Jimmy The Jimny (HR)

  • #118
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    04/01/2010
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    [amigo, de onde sai a entrada pro mp3? atras do rádio?
    [/QUOTE]

  • #119
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    24/10/2011
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    nahhh o Jimny é completamente o oposto desses outros... E muita gente torce o nariz pra carro "diferente". Até os vizinhos aqui estranharam. Coisas comuns de se ouvir:

    "Ué, mas e quando precisar de peças?"

    "Com esse aí você casou hein"

    "Bonitinho o jipinho. É flex?"

    E por aí vai... heheh Sem contar a cara de decepção que fazem quando fala que é 1.3! Podíamos criar um tópico só de frases! Bom, carro não é e nunca foi investimento... pelo contrário, só despesas. Por isso o mais importante é estar feliz!

    abração!


    Citação Postado originalmente por Yuki Ver Post
    Nunca me orgulhei tanto em ser louco :P

    Meus amigos até hj não se conformam com minha aquisição. Eles, com um dinheirinho a mais, teriam pego um i30 ou até mesmo um Civic ou Lancer.

    Visões diferentes. Pra eles eu fiz caca. Mas cada cabeça uma sentença.

    Eu estou satisfeito =)

    Abraço
    4X4 Brasil

  • #120
    Usuário
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    24/10/2011
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    Agradecimento: 1
    Opa, beleza? Sim, esse módulo é ligado na porta c-net (pra disqueteira), atrás do rádio. Tem um tutorial bem minucioso mostrando a instalação AQUI

    A foto abaixo eu copiei direto de lá.

    abssss





    Citação Postado originalmente por Rogê Ver Post
    [amigo, de onde sai a entrada pro mp3? atras do rádio?
    [/QUOTE]
    4X4 Brasil

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