Pessoal,
Não sendo asfalto, a tração 4x4 pode ser usada sem problemas. Terra batida, areia, cascalho. Na real dá até medo daqueles jipes que o proprietário diz que nunca engatou a 4x4!!!!
A tração deve ser usada, até pq nossos 4x4 têm o centro de gravidade mais alto, e a tração ajuda a melhorar o controle do veículo.
Com relação a reduzida, outro mito que deve ser desfeito. Pode usar a vontade. Por se tratar de engrenagens de formato diferente elas fazem mais barulho, mas de longe estão forçando o jipe. Pelo contrário, com a reduzida o número de vezes que vc aciona a embreagem é menor além de "queimar" menos ela. Eu por exemplo quando saio do asfalto ligo a 4x4 com reduzida. O jimny por ter um motor não tão forte, em estradas de terra, vc acaba por trocar de marcha diversas vezes, em subidas, curvas e se estiver com o ar condicionado ligado fica ainda pior, portanto ligo a 4x4 reduzida e vou embora. Primeira, segunda, terceira, quarta e quinta em reduzida. Em quinta reduzida consegue-se atingir até 70 km/h, o que é muito em estradas de terra.
4x4 use a vontade, mas no caso dos nossos jimny's ou qq outro 4x4 com caixa de transferência, só fora do asfalto.
4x4 com diferencial central (novo Gran Vitara, TR4, Pajero Full e Dakar, Land Rover), recomendo bloquear o dif central ao sair do asfalto.
Para quem tiver interessado procure o João Roberto Gaioto da
Curso Técnica 4x4
Ele tem muitos anos de experiência com 4x4, dá curso de condução, tem livro escrito e DVD.
Abraço