Aí Thix, você tá é um exibido! ahahaha (poste o máximo que puder! hehe)
Seu Jimny é um dos MAIS BONITOS que já vi. Preparação esteticamente discreta e MEGA funcional, com produtos de 1ª.
Virei fã do teu jipinho!
Versão Imprimível
Thix4,
Primeiramente parabens pelo carro!
Queria sua opinião a respeito dos pneus BF 215 (tanto o all terrain quanto o mud)... Acha que da para usar com o Jimny original?
Abs
Olá rjmatheus e obrigado!
Indo direto ao ponto, os 215 encaixam bem somente após alguns cortes no parachoque dianteiro e capas de roda nos Jimny novos. O ideal é ainda complementar com um lift, mas não vai escapar de cortar pra livrar 100%. Até porque um lift bom (que realmente flexiona os eixos) aumentará seu curso de suspensão e teoricamente o pneu vai subir até no mínimo o mesmo lugar que chegava antes. Nos HR eles colocavam calço de carroceria. Aí é outra conversa. Mas mesmo assim ainda raspa.
Nessa medida tem a vantagem de perder muito pouco torque e não sentirá tanta diferença no consumo, ainda mais se for um pneu bom que dê pra colocar uns PSI a mais na hora de calibrar pra viajar. Faz a diferença. Se for comparar com AT, o mud irá perder feio no quesito consumo de combustível, isso é fato. E se não for de marca boa ou for remold, fará tanto barulho que seu uso no asfalto será um verdadeiro inferno!
Antes de decidir por AT ou Mud, considere sua necessidade. Os AT duram mais e tem uma superfície de contato maior, o que acaba se traduzindo em melhor controle, principalmente na chuva. Os Mud dá até pena se o uso é grande no asfalto. Basta você tentar admirar aqueles cravos de borracha sob o asfalto quente... Só que os Mud de marcas boas até que duram bem (claro que muito menos que os AT). Te recomendo os BF e os Kumho KL71. Silenciosos e com boa durabilidade.
Agora na trilha os Mud fazem exatamente o que foram projetados pra fazer. Se você acha que não, é porque não está fazendo offroad de verdade. Eu optei pelo Mud porque raramente uso o jipe durante a semana. Se minha vida fosse pautada em deslocamentos longos frequentes, acho que iria de AT. O mesmo se aplica se andasse mais na areia de praias e dunas.
De qualquer forma, eu recomendo o upgrade de pneus. Resolvidos todos os pormenores envolvidos, ainda ganhará pouco menos de uma polegada de altura e vão livre pros diferenciais. Ponto positivo nas trilhas.
Não sei se é coisa minha, mas os pneus originais do Jimny dão a impressão de serem subdimensionados. Parece que o jipe foi feito pra o proprietário colocar uns maiores. Até mesmo o eixo rígido também na dianteira colabora, pois evita forçar as homocinéticas já que ambas sempre estarão trabalhando “em conjunto” (ângulos paralelos). Tem uns Jimnys na Islândia rodando pneus 35”. Inacreditável!
Ainda deu tempo de editar o post. Um amigo lembrou bem de outro mito. Os pneus Mud não tem diâmetro externo maior por causa dos cravos. O diâmetro externo é o especificado pela medida do pneu, independente do tipo. Isso só ocorre nos pneus remold.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Thiago
Thyx4.
obrigado pela resposta.
Devo comprar o jimny (0km) em breve e nao gostari de modificar suspensāo e mecanica dele, para nao ter problemas na garantia.
Pelo que vi nas concessionarias o pneu que vem de serie (bridgestone dueler ht) sao muito urbanos, mais ate do que o da fiat adventure! Sou leigo no offroaf, mas acho que com um pneu urbano pouco adianta ter 4x4 (me corrija se estiver enganado).
o ideal seria manter a dimensao original -205- e colocar um AT, so pelo que vi nao existe, o mais proximo seria o 215. Estou cogitando comprar a versao 4sport, que vem com parachoque diferenciado e com o lift parecido com o da hr. Dessa forma acho (nao tenho certeza) que nao ia raspar em nada.
Cara, você está enganado! Um Jimny 100% original vai em pelo menos 90% dos lugares que o meu vai. Ele original já é muito capaz e vai te levar a lugares que nenhum carro jamais sonhou em chegar! Mesmo com os pneus Dueler HT originais!
Na época eu coloquei um Dueler AT só de graça. Mesma medida que o original (205/70r15). Na minha opinião não faz muita diferença não...
Jimny original é bom! Não atola porque é leve! Faz coisas incríveis! Use ele original o máximo que conseguir! É muito show!
abssss
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Não tenho conhecimento de offroad na pratica, apenas para leitura. Minha ideia é comprar um 4x4 para viajar, o que inclui algumas dunas e estradas de terra (consequentemente lama). Além disso tem as enchentes daqui do RJ, acho que 4x4 facilita um pouco para chegar em casa (correto?!).
O pneu original me pareceu muito urbano, pensei em colocar um AT. Pelo que li no fórum o BF é o mais recomendado, mas vi que existe Dueler e Scorpion em versões AT. São bons? Devo comprar o 4sport e tentar desenrolar um snokel de graça na concessionaria. Então, o orçamento estará pequeno para outros gastos... seria só pneu mesmo.
O mud eu descartei, vai gastar muito rápido e em dunas o desempenho não é tão bom.
Não pretendo competir ou coisa do tipo, e o carro será 80% urbano. Só que nesses 20% não gostaria de ficar atolado, rs.
Cara, faça um teste drive antes. Pesquise bem, inclusive outros 4x4 que poderão te atender melhor em viagens. Se decidir pelo Jimny mesmo, show! O Jimny original aguenta bem água, pelo menos uns 50 cm em travessias. Os circuitos de alta voltagem já vem blindados e só vai precisar de respiros pros diferenciais quando as molas das válvulas de respiro perderem a saúde. O que não acontece tão rápido.
Outra coisa: fuja dos Scorpion! São ruins de balanceamento e gastam muito rápido. Se tiver opção, vá de Bridgestone AT 205/70r15 mesmo!
O 4Sport tem uma estética legal, bem leve, mas é meio salgado o preço! Com essa grana você compra um original e equipa a seu gosto (minha opinião). A garantia é só motor e câmbio mesmo eu acho... O snorkel, por exemplo, logo mais estará disponível como acessório, pois agora o 4Sport é um carro de linha. Já perguntei aqui e deverá chegar a uns $850 instalado. A única coisa é que se quiser pneus maiores, ou corta o parachoque ou coloca de ferro. Se colocar de ferro, terá que trocar as molas por causa do peso, e por aí vai. Equipar o jipe dá trabalho! Tem que pensar em muita coisa e demora pra chegar lá. O outro já vem pronto! E com garantia! Só que os grandes benefícios realmente funcionais dele, como pontos de reboque, snorkel e pneus maiores são OPCIONAIS! Com essa grana você põe tudo isso e ainda sobra pra um AirLocker e uma suspensão mais reforçada eu acredito!
Seu perfil acho que é o jimny original... Eu acho muito louco! Ainda mais quando vai pra trilha e mostra sua valentia frente a outros mamutes! Muito show!
Segue vídeo dos HT na lama! Fizemos trilhas (leves e moderadas) assim um bom tempo e dá pra contar nos dedos de uma mão o número de atolagens! Detalhe da "GoPro" de pobre na última tomada!
abração!
Thiago
Original Jimny 205/70/15 HT tires in the mud! - YouTube
Achei umas fotos do Jimny do Everson Araújo com os 215 mud da BF. Dá pra ver que pega... Do lado do motorista, não sei porque, é pior ainda...
Nós puxamos na mão mesmo o parachoque, tipo entortar pra cima, senão não dava nem pra sair rodando da borracharia.
Depois, pequenos cortes com estilete. Trabalho de 20 minutos. Pronto!
Com pneu original (O Jimny dele tem calço de mola de 1"):
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Com os 215 mud na frente:
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No detalhe (o lado do passageiro tem um pouquinho mais de espaço):
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Atrás (nem sonha em raspar):
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E do Jimny do Zé Eduardo Pereira, que mesmo com 2" de lift não escapou... Foi só tentar esterçar que pegou.
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Thix4,
Suas informações, como conhecedor de offroad e proprietário do Jimny são muito uteis. Obrigado mesmo.
Na verdade pretendo comprar um carro 0km e minha preferencia no fundo seria um veiculo a diesel, mas o preço fica muito fora (e ainda tem o seguro que é mais caro). Vou comprar com carta de consórcio, então muita gente não aceita como pagamento de veículo usado (pela demora em receber).
Seria muito melhor comprar o Jimny 4street, pelo preço... uns R$ 7 mil a menos que o 4sport. A questão é que o 4sport vem com um pequeno lift (aquele que vinha no HR no inicio) e o parachoque tem o desenho daqueles de ferro que instalam para trilha. Minha ideia é comprar nessa versão pq ficaria melhor de se instalar um pneu um pouco maior que o 205 Dueler HT original. Outra coisa que achei legal é que na frente tem um suporte para guincho e, pelo que li no fórum, instalar guincho no parachoque original do Jimny é dificílimo, cheio das adaptações.
Comprar o Jimny original e fazer essas mudanças me levaria tempo e poderia perder a garantia. Fora que não conheço nenhuma oficina aqui no RJ que faça esse serviço. Concessionária adora sacanear o cliente e cortando garantia pra tudo.
Se o Jimny original pudesse rodar com o 215AT da BF sem adaptações seria o ideal para mim.
Olá rjmatheus,
Imagina, também sou relativamente novo no mundo offroad. Na época não havia esse tipo de informação e fico feliz em poder ajudar.
Outra coisa: o lift do 4Sport não é igual a do HR. É um pequeno lift de suspensão com calços nas molas. Ou seja, molas e amortecedores continuam os mesmos. Calços de mola qualquer borracheiro coloca. É super fácil. Nos HR era um pequeno calço de carroceria...
O suporte para guincho na verdade é o lugar onde é fixada a bola do engate, uma entrada quadrada. Como tem na frente e atrás você poderia usar o guincho nos dois lugares e guardar na mala quando não estiver usando. Muito bom! Mas a necessidade de guincho é discutível, ainda mais para o uso que você relatou... E teria que adaptar o guincho para usar com este suporte. Não vai escapar de fazer uma ou outra coisa, certo? Pra adaptar no parachoque original tem que fazer uma base e cortar pra encaixar. Vou postar umas fotos abaixo.
Como você quer pneus maiores, deu pra ver que não vai escapar de cortar um pouquinho o parachoque. Tem gente que corta os fenders mesmo, pra colocar pneus grandes e manter o centro de gravidade baixo. Realmente perde na estética. ao mesmo tempo, tem gente que sobe absurdo pra não precisar cortar nada!
No mais, o importante é avaliar o sorriso!
abração!
Thiago
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Estava achando que na frente, o espaço que tem no parachoque do 4sport era para encaixar guincho (com cabo mesmo, igual ao das fotos). Pensei que já tinha toda a estrutura pronta, só faltando o guincho mesmo. Tinha vontade de colocar um guincho elétrico na frente, mas só se o carro já viesse preparado.
Essas adaptações dificultam a colocação da placa, então já viu como vai ser na Blitz...
Agora... se o pneu pega no parachoque do carro e o 4sport possui parachoque “curto”, então teoricamente não pega mais, certo?
Uma observação: fico impressionado como os vendedores não entendem nada... o vendedor da Suzuki aqui no Rio disse que o pneu 215 pega muito pouco no jimny “normal” e não pega no 4sport e que o espaço na dianteira seria para colocar guincho com cabo.