Postado originalmente por
Giovani
Cada um com seu cada qual...
Quanto mais informação, mais sabia que era possível e mais seguro me senti.
Sabia o que ia enfrentar. E quando vc está lá no meio do "nada", vc sabe onde é esse nada e identifica os locais (montanhas, paisagens) pois fez o dever de casa. Ao menos gosto de saber o que estou vendo, se é uma simples montanha, um vulcão, ou um monte de caca de Llama. Se vc ver uma, vai saber se é lhama ou vicunã?
Eu sabia que a dor de cabeça era da altitude e não uma gripe. Eu sabia que tinha que ter e tomar muita água. Sabia que tinha que levar combustível extra em determinado trecho, e tinha o galão para isso. Sabia à que distância estava da aduana e em que horário ela fecha (para não ter que pernoitar num local inóspito). Tinha equipamento de camping, pois sabia que em determinado local não teria onde ficar. Tinha ferramentas para apertar um parafuso da suspensão que soltou na estrada (3 vezes). Tinha um pedaço de arame para amarrar o descarga que quebrou o suporte. Soube identificar um barulho no motor após uma batida forte num buraco (queria ver um Uno nessa pancada!), e saber que não teria problema em continuar e mesmo se ocorresse, teria como arrumar. Tinha um fluído de freio para colocar na embreagem que vazou.
E muito mais... Isso só pra dizer o que ocorreu na Bolívia.
Pode parecer simples e até "lógico". Mas faz uma viagem sem saber nada disso.
Só assim mesmo, garanto que nem bagagem tinha...
Brincadeiras à parte, não é implicância, só que num veículo "limitado", sua viagem também fica limitada. Mas cada um tem que saber o que quer ver ou deixar de ver...
E carro 0 km não é garantia de nada! Melhor um usadinho que vc conheça de cabo a rabo.
E pra encher um pouco mais o saco... Quem mora no local, tem conhecimento sobre o que funciona ou não.
Vejam as fotos. Como são 'burros' esses caras. Tem agência de turismo, que faz os passeios na Bolívia e usam meras Land Cruisers 4x4, com capacidade máxima de 7 pessoas. Pô, pq não compram uma Besta ou micro ônibus e levam 15 ou 18 numa vez só! Ou então poderiam colocar uma frota de Fiat Uno para locação e cada um aluga o seu sai "aventurando-se"...
Abs