Postado originalmente por
Girti
Em 2005, fiz uma viagem pelo RJ (SP/Parati/S.Pedro da Serra/Salinas (3 Picos)/Teresópolis/Vale das Videiras/Visconde de Mauá)
A partir de Teresópolis, o roteiro foi:
Teresópolis/Petrópolis/Araras/Vale das Videiras/Pati do Alferes(passando ao lado da linda estação ferroviária de Barão de Juparanã, infelizmente abandonada)/Miguel Pereira/Conservatória (almoço)/Santa Inês do Rio Preto (passando antes pelo túnel do Capoeirão, "sobra" da ferrovia desativada, que fica a 3,2 Km da estrada principal)/Santa Rita de Jacutinga/Passa Vinte/Fumaça (via Falcão)/Visconde de Mauá
Na época, o trecho Vale das Videiras-Pati do Alferes era de chão (estrada boa e muito bonita). A partir de Conservatória, as estradas também eram de terra, e foram piorando, sendo o trecho Passa Vinte-Fumaça, até alguns Km depois da cachoeira da Fumaça bastante ruim, o que me obrigou a rodar mais devagar.
Agora, as referências de tempo de viagem: saímos do Vale das Videiras (Hospedaria do Lolô - recomendo!) por volta das 9:30, paramos em Conservatória (almoço e breve passeio pelo centro) às 12:40, saindo de lá cerca de uma hora mais tarde. Ao longo de todo o trajeto, paramos inúmeras vezes, para apreciar a paisagem e tirar fotos. Entramos em Santa Inês do Rio Pardo e em Santa Rita de Jacutinga (onde havíamos estado em 2003) para tomar refrigerantes e dar um brevíssimo passeio pelo centro. Chegamos à nossa pousada, no Vale do Pavão, por volta das 19:00.
Espero ter ajudado!
[ ]s