Guilherme e Thiago,
O meu rádio no carro (estação móvel) é o IC V8000, mas pode-se muito bem comprar o IC V2200H, sem prejuízo, pelo contrário!
As maiores diferenças, pelo que conheço dos 2 equipamentos são:
Rádio VHF - modelo: IC V8000 - IC 2200H
Freq. recepção: 136 a 174 - 118 a 174 MHz (capta aviação)
Freq. transmissão: 144 a 148 MHz em ambos
Alto falante : frontal - parte inferior do rádio
Potência máxima : 75 watts - 65 watts
Dissipação do calor: ventoinha - carcaça de alumínio
O IC 2200H é um pouco mais barato que o IC V8000, tem 10 W a menos na potência máxima, o alto falante fica na parte inferior e capta as freqüências usadas em aeronaves.
Para quem preferir o som em caixa frontal, basta comprar (+/- R$ 30,00) uma caixa de som externa e fixar no painel. Eu tenho uma, mas usei tão pouco...
A potência 10W menor do IC 2200H em relação ao IC V8000 não deve ser considerada, pois mesmo em expedições usamos o rádio com potência mínima ou média. Apenas em grandes distâncias, em campo aberto, usei os 75W do meu rádio. Normalmente, deixo-o com 25 W.
Alguns amigos, com os quais tenho viajo muito, usam rádios Yaesu com 50W de potência máxima e nunca tivemos problemas de transmissão/recepção!
Aliás, alguns Yaesu tem uma vantagem sobre os Icom: alguns modelos, muito simples por sinal, tem voltímetro, que faz a leitura instatânea da tensão da bateria!
Thiago, é muito fácil obter a licença para operar legalmente um VHF: procure a agência da ANATEL, descubra quando será a prova de operador classe "C", leia as apostilas (2 horas, no máximo!), faça a prova e passe! Se ler as apostilas (técnica e ética), não terá dificuldade em obter o indicativo!